terça-feira, 29 de julho de 2014

CEDAE REALIZA LIMPEZA DE TUBULAÇÕES E RESERVATÓRIO DE ÁGUA EM SANTA CLARA


Sob alta pressão água retirou sujeira dos reservatórios e das tubulações.



Uma equipe da CEDAE no comando do coordenador técnico de saneamento da CEDAE na Região, Adelson Menezes da Costa, trabalhou toda a manhã desta terça-feira, 29, na Praia de Santa Clara no local conhecido como Bairro da Caixa D’Água, na limpeza da rede de tubulações do reservatório e da cisterna. 

É deste local, onde está a torre com a caixa d’água que, sob pressão, a água é distribuída para a cidade de São Francisco de Itabapoana e as Praias de Guaxindiba e Santa Clara.

Segundo o técnico em saneamento da CEDAE, Adelson Menezes, este trabalho será feito, a partir de agora, de três em três meses.


“O que fizemos em Santa Clara, foi uma limpeza não só da cisterna, como também do reservatório. Com equipamento de pressão, limpamos as tubulações que saem da central de captação de água na Muritiba até a limpeza nas pontas de rede”, diz.


O técnico em saneamento garante que com este procedimento haverá melhoria na qualidade de água fornecida a população.

Ainda hoje, começamos a distribuir a água para as residências já sem aquela coloração escura que chegou a preocupar os consumidores.

O representante da CEDAE explicou ao Blog que na Região da Muritiba, existem cinco poços artesianos, cada um com uma profundidade de 210 metros, água de boa qualidade e suficiente para abastecer toda a cidade e praias.

O porquê da água chegar com a coloração escura as torneiras tem uma explicação segundo Adelson Menezes. “A água captada na Muritiba, é de boa qualidade. Porém, em contato com o ar ela fica oxidada, com aquela cor escura. É por isso a gente utiliza um produto para deixá-la clara. Não pode haver falha humana, caso contrário prejudica a qualidade da água”, diz.

O blog indagou do técnico se existe algum projeto da CEDAE   para implantação de uma estação de tratamento captando água direto do Rio Paraíba. Ele disse que é possível, porém não próximo a Muritiba. Para construir uma estação de tratamento próximo ao Rio Paraíba, não pode ser na Muritiba, onde a água do Rio Paraíba já está tendo a influência de água salgada jogada pela maré, vindo do mar, na Foz do Pontal em Atafona que deixa a água salobra. Existe um estudo de se fazer um projeto de uma estação de tratamento mais acima, próximo a Campo Novo de Cacimbas”, disse.
Fonte - Blog do Paulo Noel

segunda-feira, 28 de julho de 2014

SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL “ A UNIÃO FAZ A FORÇA”



             Aconteceu na noite do ultimo dia 25/07/2014, no Centro de Convivência Nágime Jorge Abílio, o ARRAIÁ DA 3ª IDADE.  Foram momentos memoráveis, que passamos juntamente com o prefeito Pedrinho Cherene, do seu vice Amaro Barros, dos idosos e de muitos companheiros de trabalho e visitantes. Porém o que muito chamou à nossa atenção foi o verdadeiro show de alegria, amizade, simpatia, respeito e interatividade, dado pela equipe de trabalho daquela Secretaria. Observamos em vários momentos, a Secretária Deise Teixeira, servindo pipocas, arroz doce, canjica e até limpando as mesas. Enquanto isto via a subsecretária Renata Square, recebendo os visitantes com a simpatia que lhe é peculiar. No meio do público, Luciene, Luciana, Lú e outros funcionários (as), esbanjando alegria, conseguindo transformar os idosos em verdadeiros adolescentes. Enquanto isto, nas barracas, todos receberam um atendimento de excelência. As atendentes recebiam a todos com um largo sorriso, fartura de tudo, caldo verde, arroz doce, canjica, bolo e refrigerante. Confessamos que ao observarmos tudo, nos causou certo ar de inveja, por saber  que em muitas secretarias, não só do nosso município, como também em outros, existem secretários (as) orgulhosos, sem educação, sem o mínimo de respeito com os seus comandados,  (tratando-os como verdadeiros escravos), sem escrúpulos, sem  coração e parecendo imortais ou insubstituíveis, dando a nítida impressão de que aqueles órgãos são administrados por robores.
      

  Continuamos observando e a cada participação das secretárias e dos seus auxiliares, triplicava em nós, a admiração que sentimos por todos, desta secretaria. Em determinado momento, conversamos com a subsecretária Renata, e até nos emocionamos, quando ela nos mostrou o tapete que serviu de fundo, no palco e as unhas que foram quebradas, durante os trabalhos de organização da festa.
     

 De tudo que vimos, chegamos a conclusão da importância que seria, alguns secretários (as), que ainda não aprenderam as regras de um bom convívio com os seus comandados, talvez, por falta de habilidade, ética, capacidade, educação e humildade, que procurassem a Secretaria de Promoção e Assistência Social, solicitassem da Secretária Deyse Teixeira, a permissão para fazer naquela secretaria um bom período de reciclagem, aprendizado, estágio e mais algumas regras de bem viver com os seus comandados. Tenho certeza, que a permissão seria imediata. Tenho certeza também que Renata, Luciene, Luciana, Lú e todos que compões esta equipe, não se furtariam de deixá-los aptos a tratarem os seus comandados com mais amor, carinho e respeito. À toda equipe, os nossos parabéns. Jorge Ponto de Prosa.


quinta-feira, 24 de julho de 2014

MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA CONTEMPLADO EM PROJETO DE SANEAMENTO




 
Na tarde dessa terça-feira(22-7) o município de São Francisco de Itabapoana deu um importante passo para implantação do Plano Municipal de Saneamento Básico tendo sido contemplado em processo junto ao Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana. A reunião plenária do Comitê ocorreu no Auditório do Hospital Veterinário da UENF, Campos dos Goytacazes.
Para o secretário de meio ambiente Cláudio Heringer que representa o município no comitê “o plano executivo de esgotamento sanitário a ser elaborado e implantado em nossa cidade atenderá as exigências do marco regulatório do setor, ou seja, a  Lei n. 11.445/2007”.
O plano é instrumento fundamental para promover o avanço do saneamento básico, no menor prazo possível, rumo à universalização do abastecimento de água potável, do esgotamento sanitário, manejo das águas pluviais urbanas, entre outros. Esses serviços compõem o saneamento básico.
 Cláudio Heringer ainda informou que o elevado déficit de cobertura de saneamento nos  municípios brasileiros  é agravado pela ocupação irregular do solo e despejamento de dejetos sem nenhum tipo de tratamento.
A elaboração do PMSB será coordenada em conjunto com a AGEVAP-Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul através de um Grupo de Trabalho a ser criado. Os recursos para o plano de saneamento básico  serão obtidos por meio de convênio ténico-financeiro  junto a instituições bancárias (CEF, Banco do Brasil).
Abaixo, você confere o link com endereço eletrônico do comitê do Baixo Paraiba:
Área de anexos

ASCOM - SF

quarta-feira, 23 de julho de 2014

MENINGITE TAMBÉM PODE SER TRANSMITIDA POR CARAMUJOS


O principal transmissor desse tipo de meningite no Brasil é o caramujo gigante africano

 A meningite é uma doença que ataca as três membranas responsáveis por proteger a medula espinhal, o encéfalo e outras partes do sistema nervoso central. Em casos graves, pode deixar sequelas e até matar. A doença é provocada por vírus e bactérias, mas também pode ser causada por um verme que vive em moluscos.

De acordo com a bióloga e chefe do laboratório de estudos de moluscos do Instituto Oswaldo Cruz, Silvana Thiengo, o principal transmissor desse tipo de meningite no Brasil é o caramujo gigante africano.


"Que é um caramujo que foi introduzido no Brasil para ser utilizado na alimentação, mas as pessoas desistiram, não têm hábito de comer caramujo no Brasil e eles se proliferaram. Hoje em dia, a gente tem relatos desse caramujo em todo o Brasil, praticamente todo o Brasil está infestado, e eles estão dentro das populações, próximos das casas, nos quintais, nos jardins, nas praças. Então o contato com as pessoas é muito facilitado."


A bióloga explica ainda que a pessoa contrai a meningite transmitida por caramujos se consumir verduras, legumes e frutas contaminadas com as larvas do verme encontradas no muco do molusco. Para evitar a contaminação, ela recomenda medidas preventivas.


Silvana orienta lavar bem as hortaliças antes de serem consumidas e depois deixar de molho numa solução que tenha hipoclorito de sódio que é uma colher de sopa de água sanitária, misturada num litro de água durante 30 minutos.


“Em seguida as hortaliças devem ser lavadas na água filtrada. Sempre que for fazer catação do caramujo, é importante que você use sacos plásticos, luvas para não ter contato direto com aquela baba, com aquele muco do molusco onde pode estar a larva do parasito. É importante recolher os ovos do caramujo, que costumam ficar semienterrados. Eles também podem estar contaminados com o verme responsável por causar a meningite", finaliza Silvana Thiengo.


Fonte: Ana Cláudia Amorim/ Ministério da Saúde

INCÊNDIO DESTRÓI BORRACHARIA EM SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA

 

Dentro do estabelecimento havia uma máquina de desmontar pneu, avaliada em R$ 3,500, um compressor de ar e vários pneus e ferramentas

Uma borracharia foi destruída por um incêndio de grandes proporções no final da noite de terça-feira (22 de julho) em São Francisco de Itabapoana. Militares do Corpo de Bombeiros que foram ao local disseram que, próximo à borracharia, havia um poste de energia elétrica caído por causa de uma forte rajada de vento que atingiu a cidade na madrugada de segunda-feira (21).
 
Apesar de a suspeita de que o incêndio tenha sido provocado por causa do poste que estava caído, os bombeiros não descartam a possibilidade de um curto-circuito dentro da borracharia.
 
A borracharia – que era de um homem muito conhecido em São Francisco, Zé da Borracharia, foi vendida há dois meses. O novo proprietário, Leonardo Gomes, não soube estimar o valor do prejuízo, mas informou que dentro da borracharia uma havia uma máquina de desmontar pneu, avaliada em R$ 3,500 mil, além de um compressor de ar, vários pneus e ferramentas.

quinta-feira, 17 de julho de 2014

ELEIÇÕES 2014: RELAÇÃO DE CANDIDATOS AO GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO


Fique por dentro da política e saiba quem são os candidatos que concorrem ao palácio Guanabara. A fonte é do TER-RJ


Garotinho
Nome Para Urna:    GAROTINHO           Núm.: 22
Nome completo:      ANTHONY WILLIAM GAROTINHO MATHEUS DE OLIVEIRA        
Data de Nascimento:18/04/1960 Estado Civil: Casado(a)
Raça: Branca
Nacionalidade:        Brasileira nata         Naturalidade:           CAMPOS DOS GOYTACAZES
Grau de Instrução:  Superior  completo
Ocupação: Locutor e Comentarista de Rádio e Televisão e Radialista
Site do Candidato:  www.governadorgarotinho.com.br
Partido:          Partido da República
Coligação:    Aliança Republicana e Trabalhista
Composição da Coligação:           PR / PT do B / PROS
Limite de Gastos: R$ 25.000.000,00



Dayse Oliveira

Nome Para Urna:    DAYSE OLIVEIRA  Núm.: 16
Nome completo:      DAYSE OLIVEIRA GOMES         
Data de Nascimento:          31/05/1966    Estado Civil: Solteiro(a)
Raça: Preta
Nacionalidade:        Brasileira nata         Naturalidade:           RIO DE JANEIRO
Grau de Instrução:  Superior completo  
Ocupação:    Professor de Ensino Médio
Site do Candidato:  NÃO INFORMADO
Partido:          Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado
Coligação:    PSTU
Composição da Coligação:          
Limite de Gastos:     R$ 150.000,00


Luiz Fernando Pezão
Nome Para Urna:    LUIZ FERNANDO PEZÃO           Núm.: 15
Nome completo:      LUIZ FERNANDO DE SOUZA   
Data de Nascimento:          29/03/1955    Estado Civil: Casado(a)
Raça: Branca
Nacionalidade:        Brasileira nata         Naturalidade:           PIRAI
Grau de Instrução:  Superior completo
Ocupação: Governador
Site do Candidato:  NÃO INFORMADO
Partido: Partido do Movimento Democrático Brasileiro
Composição da Coligação:           PMDB / PP / PSC / PTB / PSL / PPS / PTN / DEM / PSDC / PRTB / PHS / PMN / PTC / PRP / PSDB / PEN / PSD / SD
Limite de Gastos: R$ 85.000.000,00


Lindberg Farias
Nome Para Urna:    LINDBERG FARIAS           Núm.: 13
Nome completo:      LUIZ LINDBERGH FARIAS FILHO        
Data de Nascimento:          08/12/1969    Estado Civil: Casado
Raça: Branca
Nacionalidade:        Brasileira nata         Naturalidade:           JOÃO PESSOA
Grau de Instrução:  Superior incompleto
Ocupação:    Senador
Site do Candidato:  NÃO INFORMADO
Partido: Partido dos Trabalhadores
Coligação:    COLIGAÇÃO FRENTE POPULAR
Composição da Coligação:           PT / PV / PSB / PC do B
Limite de Gastos:     R$ 60.000.000,00

Marcelo Crivella
Nome Para Urna:    MARCELO CRIVELLA      Núm.: 10
Nome completo:      MARCELO BEZERRA CRIVELLA        
Data de Nascimento: 09/10/1957 Estado Civil: Casado
Raça: Branca
Nacionalidade:        Brasileira nata         Naturalidade:           RIO DE JANEIRO
Grau de Instrução:  Superior completo
Ocupação:    Senador
Site do Candidato:  NÃO INFORMADO
Partido:          Partido Republicano Brasileiro
Coligação:    PRB
Composição da Coligação:          
Limite de Gastos:     R$ 15.000.000,00

Ney Nunes
Nome Para Urna:    NEY NUNES           Núm.:            21
Nome completo:      NEY DE SOUZA NUNES
Data de Nascimento: 23/11/1958 Estado Civil: Casado
Raça: Branca
Nacionalidade:        Brasileira nata         Naturalidade:           RIO DE JANEIRO
Grau de Instrução:  Superior completo
Ocupação:    Bancário e Economiário
Site do Candidato:  https://www.facebook.com/NeyNunesPCB
Partido:          Partido Comunista Brasileiro
Coligação:    PCB
Composição da Coligação:          
Limite de Gastos:     R$ 10.000,00

Tarcisio Motta
Nome Para Urna:    TARCISIO MOTTA  Núm.: 50
Nome completo:      TARCISIO MOTTA DE CARVALHO      
Data de Nascimento: 28/01/1975 Estado Civil: Solteiro
Raça: Branca
Nacionalidade:        Brasileira nata         Naturalidade:           PETRÓPOLIS
Grau de Instrução:  Superior completo
Ocupação:    Professor de Ensino Médio
Site do Candidato:  www.tarcisiomotta.com.br
Partido:          Partido Socialismo e Liberdade
Composição da Coligação: PSOL
Limite de Gastos:     R$ 750.000,00

quarta-feira, 16 de julho de 2014

RODOVIA RJ - 224 COMEÇA A RECEBER SINALIZAÇÃO VERTICAL - QUEBRA MOLAS EM FLORESTA, SANTA RITA E RUA DO DIL.


DER-RJ construirá quebra-molas em Floresta, Santa Rita e próximo à Rua do Dil.

Uma equipe do DER-RJ no comando do engenheiro Ivan Figueiredo do Amaral começou nesta terça-feira, 15, a instalação de placas sinalizadoras no trecho da Rodovia RJ-224 ligando Travessão de Campos até São Francisco de Itabapoana. O engenheiro do DER-RJ, Dr. Ivan disse que os trabalhos prosseguem até quinta-feira.

“Além da sinalização vertical, o DER irá sinalizar a Rodovia com os chamados olhos de gato. Nas comunidades de Floresta, Santa Rita e Rua do Dil serão construídos os quebra-molas, solicitados pelos moradores”, disse.

Na visita que fez a São Francisco de Itabapoana, Dr. Ivan Amaral em companhia do secretário de Obras , Urbanismo e Serviços Públicos  da prefeitura de SFI, Roosevelt Batista, fez , também uma vistoria nas obras de asfaltamento das Ruas do entorno da Rodoviária de São Francisco de Itabapoana que já está pronta. "Agora só falta a conclusão das obras de asfaltamento para que a obra seja entregue à população", disse o Secretário. 

A obra é o resultado do projeto "Somando Forças" do Governo Estadual em convênio com a prefeitura de SFI. 

Rodovia da Fruta também foi vistoriada pelo DER.
Dr. Ivan Amaral e o Secretário de Obras, também estiveram vistoriando as obras da Rodovia RJ- 204, a chamada Rodovia da Fruta que liga Praça João Pessoa, passando por Caldeirão até a Rodovia BR-101. 

Segundo o Dr. Ivan Amaral, a obra do DER-RJ na Rodovia da Fruta só não está mais adiantada por causa da incompreensão de um proprietário de terras no trecho da Rodovia que não autorizou o DER alargar a Rodovia em um trecho de cerca de 1 quilômetro. "Lamento, mas estamos buscando diálogo com este fazendeiro para liberar a obra neste trecho", disse Dr. Ivan complementando que todos os demais proprietários de terras por onde a Estrada passa aceitaram o entendimento e o acordo com o DER. 

"Trata-se de uma importante obra esta Estrada. Trará desenvolvimento para a Região. Espero que possamos chegar a um bom entendimento para liberar o referido trecho", disse o secretário de  Obras , Urbanismo e Serviços Públicos, Roosevelt Batista.

Ponte da Integração
Sobre a Ponte da Integração, ligando São Francisco de Itabapoana a São João da Barra, Dr. Ivan Amaral disse que no prazo de dez dias começam as obras. "As máquinas já estão chegando ao canteiro de obras e não vejo a hora de começar. Agora, é aguardar", disse. 

Confira nas imagens do Blog o trecho visitado.
Fonte Blog do Paulo Noel

sexta-feira, 11 de julho de 2014

FORD RANGER CAPOTA NA RJ-224 NO TRECHO CONHECIDO POR RODA D'ÁGUA PRÓXIMO À USINA CANABRAVA


O motorista de uma Ford Ranger cabine dupla, placa de Marataízes (ES) perdeu o controle de direção do veículo e capotou seguidas vezes, após romper a cerca de arame farpado às margens da Rodovia RJ-224, no trecho conhecido por Roda D’Água, próximo a Usina Canabrava no limite entre Campos com São Francisco de Itabapoana.
O acidente ocorreu na tarde desta sexta-feira, 11, quando o veículo seguia sentido Travessão de Campos. A equipe do Blog quando passou pelo local, o motorista da Ford Ranger já havia sido socorrido pelo Corpo de Bombeiros para o Hospital Ferreira Machado em Campos dos Goytacazes. Mais detalhes em instantes. 
Fonte - Blog do Paulo Noel



VEXAME DOS 7 X 1 - NÃO LARGA DO NOSSO PÉ

Fracasso brasileiro é visto por Luiz Felipe Scolari como um mero apagão de cinco minutos


















Deve ser difícil para todos os brasileiros recordar os humilhantes 7 a 1 logo nos primeiros minutos do dia. Essa volta ao pesadelo logo ao despertar nas manhãs que sucedem o 8 de julho atinge a todos nós, sem exceção - uns mais outros menos. Como diz o ditado, nosso futebol chegou ao fundo do poço. Mas é também quando se atinge o fundo que se toma impulso para subir. Pelo menos é assim nos países sérios, como a Alemanha, por exemplo.

Nelson Rodrigues dizia que a seleção é a pátria de chuteiras. Estava certíssimo. Veja a seleção da Alemanha, por exemplo, com jogadores inteligentes, frios, educados e de boa aparência. Repare - em seguida - nos nossos: atônitos, desequilibrados, descabelados, descoloridos, tatuados e furados – influenciados por nossa educação e estética de gostos duvidosos. Os dois grupos são os retratos de seus países.

A pátria alemã forma um país poderoso, sério, com políticos comprometidos com o desenvolvimento. A pátria brasileira mantém governos envolvidos com a promiscuidade partidária, corruptos e comprometidos somente com o enriquecimento pessoal, como tratou de forma muito apropriada uma matéria do jornal O Globo de ontem.

O fracasso alemão na Eurocopa em 2.000 foi o ponto de partida para uma reestruturação total no esporte daquele país, estabelecendo metas e prazos para voltar à elite mundial. O fracasso brasileiro é visto por Luiz Felipe Scolari como um mero apagão de cinco minutos num trabalho, segundo ele, muito bem estruturado pela CBF, comandada por ninguém menos que o presidente José Maria Marín.

Felipão não reconhece os erros óbvios de organização, de estratégia, de escolha dos jogadores, de preparação e de gestão das coisas do futebol. A bagunça era tamanha que o assessor de imprensa da seleção brasileira, Rodrigo Paiva, agrediu o atacante Mauricio Pinilla da seleção chilena. A desfaçatez era tão grande que se exigiu a suspensão da punição de um cartão amarelo para Thiago Silva – como se as leis do futebol estivessem à nossa mercê.

Tão grave quanto a derrota será a desvalorização de mercado de todo este grupo de jogadores. Segundo especialistas, “o massacre transmitido para o mundo inteiro deprecia o valor de qualquer um”.
É preciso acordar deste sonho ruim. Se o futebol brasileiro busca voltar a conquistar títulos precisa fazer o dever de casa e partir para uma total reestruturação.
Fonte - Jornal 3ª. via