terça-feira, 28 de abril de 2015

A MAIOR ARMA DE UM GOVERNO SÉRIO E HONESTO, É A SUA CREDIBILIDADE


Na tarde desta segunda feira, 27/04, para cumprir uma fiscalização de rotina, o Ministério Público Federal, saiu para fiscalizar o Hospital Municipal Manoel Carola. Após  fiscalizar as Folhas de Ponto, dos médicos, pois são muitos que atendem, tanto no Hospital, quanto no Ambulatório, por um acaso, encontraram uma assinada até o dia 30/04. Isto foi o bastante, para uma minoria de uma minúscula oposição de São Francisco de Itabapoana, tentar fazer o maior barulho. Teve um, que eu nunca vi postar nada nas Redes Sociais, tentando mostrar as unhas. Pessoa esta, que eu nunca vi lá no HMMC. Outros, por não pertencerem aos quadros do governo, postando manchetes maldosas, como se a fiscalização do Ministério Público viesse para fechar o Hospital. 
Faltar um determinado medicamento básico, na farmácia de um Hospital, é natural, principalmente quando a demanda é muito grande. No caso da Dipirona, só se acabou após o meio dia, pois até este horário, eu presenciei vários pacientes saindo com todos os medicamentos que foram buscar, inclusive a dipirona.
 
 Aí eu pergunto: Onde está a culpa do prefeito, se um dos muitos médicos, assina a Folha de Ponto, faltando 3 dias para o vencimento? Que culpa tem o prefeito, se para comprar um medicamento, que por ventura, venha faltar, precise de Licitação? Pois este tem que ser o procedimento de um governo sério e responsável. Senão o TCE, faz a cobrança. O MPF, não fez mais do que a sua obrigação de fiscalizar o Poder Público de SFI, principalmente quando esta  fiscalização está sendo feita em todos os municípios.
 Não quero com isto, dizer que está tudo cem por cento, mas onde está? O município está atendendo a pacientes de cidades muito mais ricas, com médicos, remédios, exames e até mesmo cirurgias.

A Secretaria de Saúde, quase todos os dias da semana está levando pacientes para o Rio de |Janeiro, São Paulo, Sorocaba SP., Itaperuna e para outras localidades. Duas vezes por semana, um micro ônibus, leva muitos pacientes para consultas e exames de oftalmologistas, na cidade de Campos dos Goitacazes, sendo todos os médicos pagos pela prefeitura de São Francisco de Itabapoana.
 

 O desespero dos poucos da oposição, é que estão vendo a cada dia o seu enfraquecimento com a perda de alguns dos seus adeptos, que reconhecendo a grandeza, a transpareça e a honestidade do governo do prefeito Pedrinho Cherene, estão aderindo ao mesmo e com certeza virão mais.
 

EM TEMPO:
 FIQUEM OS OPOSITORES DESPREOCUPADOS, QUE PEDRINHO CHERENE, PELA SUA HONESTIDADE, NÃO TERÁ O SEU GOVERNO INTERROMPIDO, PELA CASSAÇÃO DE MANDATO, POR FALCATRUAS E DESONESTIDADE E  FARÁ O MELHOR GOVERNO PARA SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA. Jorge Ponto de Prosa.

terça-feira, 21 de abril de 2015

EXAME DE URINA RECONHECE O CÂNCER DE PRÓSTATA - BLOG ANDROLOGIA


Conheça o Exame de Urina que identifica se o paciente possui câncer de próstataPesquisadores da Universidade de Surrey, no Reino Unido, desenvolveram um teste que detecta a partir do exame de urina, uma proteína denominada EN2 (Engrailed-2), que é produzida por células cancerígenas encontradas na próstata. Este teste serve para detectar o câncer de próstata, e tem grandes pretensões de se tornar popular a partir de 2015. Conforme os pesquisadores, ele identifica o câncer de forma mais rápida e prática do que os demais exames disponíveis.


Detalhes sobre o estudo do exame de urina que detecta o câncer de próstata

Para realizar o estudo, cientistas analisaram amostras de urinas de 1.312 homens em 3 centros médicos acadêmicos, em um total de 7 hospitais. Depois dividiram os pacientes em 3 grupos: baixo, médio e alto.
Então, comparam os resultados do exame de urina com as das biópsias feitas em cada paciente.
Estes estudos revelaram a presença de câncer em 21% dos casos que a prova determinou como de baixo risco, 43% de médio e em 69% do grupo de alto risco.
Além disso, só 7% dos homens que pertenciam ao grupo de baixo risco foram diagnosticados com câncer agressivo, já os que pertenciam ao grupo de alto risco chegaram a 40% segundo as pesquisas.
Vejamos alguns benefícios que este novo exame de urina trará para detectar o câncer de próstata.

Mais precisão com o exame de urina

Estudos apontam que o teste de urina que mede a proteína EN2 detecta o câncer de próstata com uma precisão aproximadamente 2x maior do que o do exame PSA (Prostate Specific Antigen).
Enquanto o novo exame de urina diagnostica entre 60% a 70% dos tumores da próstata, o PSA identifica cerca de 30% a 40% dos tumores.
Além disso, a mesma pesquisa indicou que o novo exame de urina não oferece falsos diagnósticos positivos de câncer. Segundo os resultados, este novo exame obteve cerca de 90% do diagnóstico correto dos pacientes que não apresentavam câncer de próstata. Os outros 10% apresentava um grau pequeno da doença, que não era clinicamente significante.

Melhor informação com o exame de urina

O novo teste de urina também oferecerá informações sobre a extensão da doença, ou seja, o quanto a próstata está comprometida com o tumor.
No entanto, o exame não diz qual é a gravidade da doença e nem prevê se haverá ocorrência do tumor, o que pode ser detectado com o exame PSA, por exemplo.
Além disso, diferentemente do exame de toque retal, o novo exame de urina não possibilita que o médico identifique o volume da próstata, o tamanho do tumor e qual o melhor tratamento a ser usado pelo paciente.
Por isso, o novo exame de urina para detectar câncer de próstata, não eliminará a necessidade de o paciente passar pelos exames de PSA e de toque retal, mas sim servirá como um complemento de grande importância para um diagnóstico mais preciso da doença.
É um exame extremamente promissor, mas ainda precisa ser submetido a pesquisas mais apuradas, que precisará receber a aprovação das agências regulamentadoras da saúde.
Se for aprovado, sem dúvidas trará um enorme benéfico aos pacientes, o que ajudaria a salvar milhares de vidas e reduzir os custos com a doença.
Que tal ficar atento a este novo exame de urina? Lembre-se, qualquer indício da doença, procure um profissional da saúde! Faça um CheckUp Online através de nosso site.

quinta-feira, 9 de abril de 2015

TOMÓGRAFO MÓVEL COMPUTADORIZADO (TCM) CHEGA A SÃO FRANCISCO NESTA QUARTA FEIRA (15/04)



Mais ações em prol da melhoria dos atendimentos na área da saúde em São Francisco de Itabapoana, no Norte do Estado do Rio de Janeiro.  Nesta próxima quarta-feira (15),  o município receberá o tomógrafo móvel computadorizado (TCM), que faz parte do projeto da Secretaria de Estado de Saúde (SES), em parceria com a prefeitura.

 O aparelho ficará instalado, das 8h às 17h, na RJ 224, após o Pórtico de entrada da cidade, em frente ao Centro de Fisioterapia. O objetivo é tomar acessível o diagnóstico avançado por imagem para pacientes que têm indicação para este tipo de procedimento.


O prefeito Pedrinho Cherene explicou que a vinda do tomógrafo para São Francisco é decorrente de uma solicitação que ele fez ao governador do estado, Luiz Fernando Pezão, e o secretário de Estado e Saúde, Felipe Peixoto. “Estamos sempre buscando parcerias de sucesso junto ao governo do Estado para aperfeiçoar, dia a dia, o nosso sistema municipal de saúde e, logo, em consequência, mais qualidade de vida para toda a população”, ressaltou.

O serviço do Tomógrafo Móvel foi criado em 2009, sendo o primeiro de diagnóstico por imagem do país a percorrer municípios levando possibilidade de tratamento aos moradores de cidades em que não há esse tipo de exame na rede pública ou onde o serviço existente não é capaz de suprir a demanda.

Os agendamentos dos serviços de tomografia estão sendo realizados na SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, localizada em PONTO DE CACIMBAS, que recebe o pedido médico do paciente e, logo, encaminha a planilha com as demandas para o serviço da SES, a qual  informa os pacientes sobre a data, hora e local do procedimento. Quem tem celular, recebe essas informações via torpedo telefônico até 48 horas antes do dia marcado. Após um  período de 10 a 15 dias úteis, o município entrega os resultados ao paciente para que sejam encaminhados ao seu médico.

O  atendimento móvel por imagem conta uma ressonância magnética e, juntos, eles acabam de realizar 85 mil exames. Cada aparelho tem capacidade para realizar 70 exames por dia. O serviço de tomografia móvel da SES conta com dois aparelhos de ar-condicionado, elevador para macas e cadeira de rodas e possui, ainda, com vestiário para o paciente.

Rapidez e conforto - Instalado em uma carreta especial, fabricada e montada por uma empresa norte-americana, o equipamento é capaz de realizar um exame em 30 segundos (enquanto os aparelhos antigos levam entre 20 e 40 minutos), permitindo um diagnóstico mais rápido e preciso. O exame de tomografia computadorizada móvel é acompanhado por médico radiologista que emite o laudo e o resultado é entregue às secretarias municipais de Saúde.
fonte - Ascom 
DO BLOG PONTO DE PROSA:
Maiores informações no telefone 2789.06.06 ramal 207 ou 253