sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

CORPO DE BOMBEIROS ANUNCIA PROJETO BOTINHO 2015 EM SANTA CLARA


Os pais interessados em inscreverem seus filhos no Projeto Botinho, a Colônia de Férias promovida pelo Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, já podem preparar a documentação para as inscrições. A partir do dia 26 de dezembro e até o dia 04 de janeiro as inscrições podem ser feitas para o Projeto, que funcionará em Santa Clara.

Segundo o 1º Sargento Bombeiro Marco Aurélio Vitipó, para se inscrever são necessários os seguintes documentos: 2 fotos ¾, certidão de nascimento (xerox), atestado médico autorizando a prática de atividade física, comprovante de residência (xerox) e identidade do responsável (xerox).

Durante quatro semanas, os participantes recebem noções de preservação do meio ambiente, cuidados com riscos de afogamento, primeiros socorros, além da prática de atividades físicas na areia. A programação é organizada e os alunos são divididos em três turmas: Golfinho, de 7 a 11 anos, Moby Dick, de 12 a 14 anos, e Tubarão, de 15 a 17 anos.


A atividade, que começa em janeiro, será coordenada pelo Tenente Thomas e terá como instrutores os Sargentos Vitipó e Barreto, todos Bombeiros lotados no 5º GBM – Grupamento de Bombeiro Militar de Campos dos Goytacazes. O Projeto Botinho é realizado pelo Corpo de Bombeiros e neste ano de 2015 tem o apoio da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana e Cedae.
Fonte - Blog do Paulo Noel

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

TESTE DA LINGUINHA EM RECÉM-NASCIDOS PASSA A SER OBRIGATÓRIO EM TODO O PAÍS


  • 22/12/2014 07h44
  • Brasília
Edição: Graça Adjuto
Ministro Arthur Chioro lança a nova campanha de aleitamento materno. Participa da solenidade a madrinha da Semana Mundial de Amamentação (SMAM) de 2014, a atriz Nívea Stelmann, com sua filha (Wilson Dias/Agência Brasil)
 Wilson Dias/Agência Brasil
A partir desta semana, hospitais e maternidades das redes pública e particular passam a ser obrigados a fazer o chamado teste da linguinha em recém-nascidos. A determinação foi criada pela Lei 13.002/2014. O objetivo do exame é detectar se existe alguma alteração no chamado frênulo, membrana que liga a língua à parte inferior da boca – também conhecido como freio. A alteração pode gerar a popular língua presa.
A comerciante Eliane Tobar descobriu que o filho mais novo, hoje com 1 ano, tinha o problema quando encontrou dificuldade para amamentar. O diagnóstico foi feito um mês depois do nascimento do bebê. “Eu reclamei para a doutora que na hora em que ele ia mamar, doía muito. A dor era insuportável no braço. Ele mamava a cada 20 minutos, meia hora”.
A fonoaudióloga e integrante da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Roberta Martinelli criou a metodologia para fazer a avaliação de bebês e diagnosticar o problema. “No primeiro momento, o teste veio para detectar a língua presa, que é quando esse fio está fixado mais para a ponta da língua. Só se considera língua presa quando limita o movimento”. Os problemas vão além da dificuldade na fala. No caso dos recém-nascidos a alimentação pode ser prejudicada, já que afeta a sucção. “Tem sido uma das maiores causas de desmame precoce. Ele [o bebê] pode ter dificuldade de passar para a papinha porque tem dificuldade de deglutição. Por volta de um ano e meio, pode ter problemas no processo mastigatório também”.
A fonoaudióloga lembra que o exame observa os aspectos físicos da língua, mas que outras características também precisam ser avaliadas como, por exemplo, a maneira como a criança mama e até mesmo o choro.  “A gente observa características do choro porque o bebê que tem essa língua presa sobe mais as laterais do que a ponta da língua. Ela [a ponta] fica mais baixa que as laterais”. No caso do filho de Eliane, a solução foi um procedimento cirúrgico conhecido como pique. Um corte foi feito no freio para que a língua pudesse ter mais movimento. Com anestesia local, a cirurgia dura poucos minutos e logo em seguida a criança já pode ser amamentada.
O filho mais velho de Eliane também foi diagnosticado com a língua presa mas, diferentemente do caçula, já estava maior. A mãe comenta a dificuldade que teve de alimentar o primeiro filho. “Foi uma pena mesmo que eu não consegui amamentar, porque tinha leite mas não conseguia. Ele não dava conta de engolir”. A cirurgia, nesse caso, também foi recomendada.
Apesar de a lei ser considerada um avanço em alguns aspectos, a pediatra Patrícia Salmona, que integra o Departamento de Genética Clínica da Sociedade Brasileira de Pediatria, acredita que é preciso considerar alguns pontos com relação ao tratamento. Ela conta que existem graus diferentes de língua presa e, por isso, o tratamento varia. “Nem todas têm a indicação do tratamento do pique na língua. As que não têm indicação cirúrgica poderiam ser mandadas sem necessidade [para cirurgia]”.

Patrícia lembra que, muitas vezes, não há consenso entre os profissionais que fazem o teste com relação ao procedimento cirúrgico. “A prevalência da língua presa gira em tono dos 15% mas, desses, nem 10% têm indicação de fazer o procedimento. Metade seria necessária e na outra metade fica a dúvida”. Ela explica que, muitas vezes, a criança precisa ser reavaliada e defende que o diagnóstico seja feito por profissionais habilitados.
Para a fonoaudióloga Roberta Martinelli, os profissionais precisam ser treinados e é necessário adotar um protocolo para ajudar na padronização do teste. “Enquanto não se tiver uma padronização, vão fazer no ‘achômetro’ e isso não pode. Estamos lidando com bebês. O protocolo só indica para a cirurgia quando o caso é extremamente nítido. E esses casos não podem sair da maternidade sem diagnóstico”.
Segundo a assessoria do Ministério da Saúde, as diretrizes que trarão o detalhamento para o diagnóstico estão sendo elaboradas pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias e um grupo de trabalho formado pela Coordenação-Geral de Saúde da Criança, diz a nota. Ainda conforme o texto, a diretriz nacional trará recomendações sobre como fazer o teste, e o ministério tem orientado os profissionais sobre a importância da avaliação.

De acordo com a assessoria do ministério, mesmo sem a regulamentação, a aplicação da lei está valendo e a norma vai reforçar o que já é feito hoje. A avaliação e a cirurgia são oferecidas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), assim como outros testes importantes como o do pezinho, da orelhinha e do olhinho. 
O deputado federal autor da lei, Onofre Augostini (PSD-SC), informa que o Ministério da Saúde será o responsável pela fiscalização e acredita que com a obrigatoriedade, muitos problemas serão evitados. “Vai evitar que quando a criança fique adulta, se ela apresentar a deficiência chamada linguinha presa, tenha dificuldade para falar, para amamentar”.
Martinelli diz que agora a expectativa é de que as diretrizes do ministério sejam logo elaboradas. “O que queremos é que não demore muito. Quanto mais demora, mais as maternidades vão demorar a se adequar”.
Para Patrícia Salmona, a grande vantagem da lei é que a partir de agora mais crianças poderão ser diagnosticadas. “Não é uma frequência tão baixa. Então, fazer uma triagem é interessante. Seremos o primeiro país a fazer essa triagem”. E completa: “Vem para somar, como uma ferramenta a mais para o médico”. Ela observa que caso a cirurgia seja necessária, quanto menor a criança, mais rápida é a recuperação. “A cirurgia seria praticamente indolor. Não é uma cirurgia grande, mas logo que nasce é uma coisa ínfima”.
 

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

PROGRAMAÇÃO DIVERSIFICADA VAI AGITAR O VERÃO EM SFI.




Grupo Revelação canta em Barra do Itabapoana, no dia 19-01

O sambista Jorge Aragão se apresenta em Gargaú, dia 24/01
Entretenimento para vários tipos de público: shows de artistas nacionais, regionais, religiosos, trio-elétrico, apresentação cultural da região, show ao vivo e acústico, entre outras atrações, vão movimentar o verão no litoral do município de São Francisco de Itabapoana.
De acordo com o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, André Ricardo, a prefeitura todo ano organiza a programação bem eclética de verão, com o objetivo de atrair um número significativo de turistas para conhecer a cultura da cidade e impulsionar a economia da região.
Inimigos da HP em Guaxindiba, dia 01-02
“O entretenimento é algo apenas adicional, já que os turistas são atraídos pelas belezas naturais do nosso município, a simpatia e a hospitalidade do povo sanfranciscano”, enfatizou.
A variedade de estilos é uma das características do litoral de São Francisco de Itabapoana. Em seus 62 quilômetros de mar, o principal ponto em comum entre suas nove praias é a temperatura amena e a mansidão de suas águas. De resto, o que se encontra é uma diversificação de belezas capaz de agradar visitantes de todos os gostos e faixas de idade.
Em Santa Clara tem Oba Oba
Samba House, dia 07-02
A abertura do verão em São Francisco será na virada do ano com um grande show pirotécnico na orla das praias. O prefeito Pedrinho Cherene destacou o seu compromisso no que se refere ao investimento no turismo do município. "Mais uma vez unimos os esforços de toda equipe da prefeitura para realização de uma programação de verão atrativa e variada para agradar tanto a população, como, sobretudo, os turistas", ressaltou.
O público poderá conferir uma programação diversificada também na área de Esporte, como Copa Verão Futebol Society, em duas categorias: principal e veterano, Circuito Verão de Motocross, entre outras atrações esportivas
Confira a programação:
Shows nacionais
19/01 – Grupo Revelação -  23h - Barra de Itabapoana
20/01 - Cláudio Castro ( Religioso) - 22h-  Barra de Itabapoana 
24/01 - Jorge Aragão - 23h - Gargaú
01/02-  Inimigos da HP - 19h- Guaxindiba
02/02 - Diego Fernandes ( Religioso) - 22h - Guaxindiba 
07/02 - Oba Oba Samba House - 23h -  Santa Clara
As sextas-feiras
Santa Clara – show de pop rock – a partir das 23h
Aos sábados

Praias de Gargaú, Santa Clara e Barra do Itabapoana shows de artistas regionais - a partir das 22h
Guaxindiba - trio elétrico com Djs - a partir das 16h

Barra do Itabapoana – Show de forró e sertanejo com artistas regionais - a partir das 18h

Aos domingos
Gargaú – show de artistas regionais à beira da lagoa e trio Elétrico próximo à praia - a partir das 13h
Guaxindiba – shows de artistas regionais e trio elétrico - a partir das 19h
Barra do Itabapoana – Show de forró e sertanejo com artistas regionais - a partir das 18h

*O carnaval acontecerá todos os dias em Santa Clara, Gargaú, Guaxindiba, Barra do Itabapoana e Manguinhos, com apresentação de desfiles de blocos regionais e trio elétrico a partir das 23h.


CONTRIBUINTES COM IPVA ATRASADO ATÉ DEZEMBRO DE 2013 PODEM REGULARIZAR PAGAMENTO SEM JUROS E MULTAS.



O governador Luiz Fernando Pezão sancionou nesta sexta-feira, 12/12/14, a Lei n° 6931 que permite a quitação de dívidas de IPVA sem juros e multas. A medida vale para fatos geradores ocorridos até 31 de dezembro de 2013 e cujos débitos não estejam inscritos na dívida ativa do Estado. Os débitos, apurados por Renavam, poderão ser pagos em até três parcelas sem acréscimo, inclusive moratórias. A lei foi publicada no Diário Oficial do Estado de hoje.
Os prazos de vencimento serão os dias 05/02/2015 (primeira cota ou cota única); 05/03/2015 (segunda cota); e 06/04/2015 (terceira cota). O recolhimento será efetuado através da Guia para Regularização de Débitos (GRD), podendo ser gerada pela internet nos sites do banco Bradesco (www.bradesco.com.br), da Secretaria de Estado de Fazenda (www.fazenda.rj.gov.br) ou do Detran (www.detran.rj.gov.br). O pagamento poderá ser efetuado em qualquer agência bancária.
É condição prévia de ingresso no programa de regularização fiscal que os débitos de IPVA referentes ao exercício de 2014 sejam quitados até o dia 26 de dezembro de 2014. Por este motivo, somente após esta data as GRDs referentes às dívidas até 31/12/2013 estarão disponíveis.
Após a data de vencimento da última parcela, em 06/04/2015, o contribuinte perde o benefício, sendo restabelecidos os valores de multa e juros integrais sobre os saldos ainda remanescentes e fica, inclusive, sujeito à inscrição na dívida ativa.

IPVA 2015 começa a vencer em 22 de janeiro do próximo ano
A Secretaria de Estado de Fazenda divulga na última quarta-feira (10-12) a tabela de vencimentos do IPVA de 2015. A primeira data será no dia 22 de janeiro e abrange o pagamento da cota única e a primeira parcela dos veículos de placa zero. A última data de vencimento será em 16 de abril, quando vencerá o prazo para quitação da terceira e última parcela do imposto dos veículos de placa 9 (tabela completa abaixo).
A Guia para Regularização de Débitos (GRD) estará disponível ao público nos sites da Fazenda (www.fazenda.rj.gov.br) e do Bradesco (www.bradesco.com.br) em data a ser divulgada.
Toda a rede bancária aceitará o pagamento do IPVA fluminense em todos os estados do país. O contribuinte poderá quitar seu imposto também pela internet ou telefone de seu banco.
Finais de Placa
Pagamento integral ou Vencimento 1ª parcela
Vencimento 2ª parcela
Vencimento 3ª parcela
0
22/01
20/02
18/03
1
26/01
23/02
20/03
2
28/01
25/02
24/03
3
30/01
27/02
26/03
4
03/02
02/03
01/04
5
05/02
04/03
06/04
6
09/02
06/03
08/04
7
11/02
10/03
10/04
8
13/02
12/03
14/04
9
19/02
16/03
16/04



Informações: Imprensa/Governo RJ

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

SHOW DE CASSIANE ARRASDTA MULTIDÃO NAS COMEMORAÇÕES DO DIA DO EVANGÉLICO EM SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA


Fotos: Flori Fernandes/Ascom
Uma multidão se reuniu na noite de sábado (29/11), na Praça Três Poderes, em São Francisco de Itabapoana, para a comemoração do Dia do Evangélico organizado pela Associação Evangélica do município com apoio da prefeitura municipal de São Francisco de Itabapoana. 

A cantora gospel Cassiane, um dos principais ícones nacionais da música evangélica e a cantora local, Juliana Bazoni, foram as principais atrações da celebração, que começou a partir das 20h.
O Secretário de Turismo, André Ricardo, destacou a sua satisfação com o número expressivo de público prestigiando o evento.  “Toda a equipe da prefeitura está com a sensação de dever cumprido em apoiar mais uma ação que coopera para divulgação do turismo religioso do nosso município”, disse.
O presidente da Associação Evangélica de São Francisco de Itabapoana, pastor Isaías Martins, disse que a finalidade do evento foi alcançada. “Reunimos não só os evangélicos, como toda a população, independente de denominação religiosa”, disse
“Foi um momento de comunhão entre as várias igrejas presentes e o público em geral. Todos estavam reunidos em uma só fé em adoração a Deus”, explicou.
Pastor Isaías disse ainda, que, para facilitar a participação de todas as igrejas locais, que em geral não têm cultos frequentes aos sábados, a comemoração do dia do evangélico este ano não aconteceu no dia 30 de novembro, conforme fora instituído por lei municipal, sendo inserido no calendário do município como feriado.
O prefeito Pedrinho Cherene reafirmou o apoio da prefeitura na realização da comemoração do dia do evangélico no município. “Vale destacar que em nosso governo trabalhamos num sentido de progresso, aperfeiçoamento e melhorias dos nossos projetos. Por isso, a festividade do Dia do Evangélico, mais uma vez, foi sucesso em todos os sentidos, mas no próximo ano será melhor”, ressaltou.
Participaram pastores de várias igrejas da região, vereadores, secretários municipais, o Prefeito Pedrinho Cherene, entre outras autoridades. (Da redação com Ascom-SFI)