sábado, 28 de março de 2015

CAPACITAÇÃO DOS CONSELHEIROS DA SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, DA ASSISTÊNCIA E PROMOÇÃO SOCIAL



                           


              Terminou nesta sexta feira, 27 de março de 2015, na sala de reuniões da Secretaria Municipal, o curso de capacitação para os Conselheiros Municipais da Assistência e Promoção Social. Durante quatro sextas feiras, os Conselheiros, tiveram aulas das oito às 16 horas e para não perder tempo, fizeram as refeições ali mesmo. Na última sexta feira, foram entregues os Certificados, àqueles que cumpriram a carga horária. Após cada aula ficávamos surpresos e ao mesmo tempo conscientes de que, o que aprendemos serviria para defendermos a honra dos Conselhos que fazemos parte. Agradecemos à SMTAPS,  às professoras (Assistentes Sociais) Keite e Adriana, excelentes profissionais, dignas de todos os elogios, pelos conhecimentos e pela facilidade de transmitir as matérias apresentadas.
         
           Com a criação dos Conselhos Nacional, Estadual e Federal, para fiscalizarem as ações das secretarias, muita coisa mudou. E uma das principais foi à dependência que as pastas passaram a ter com os Conselhos, pois todas as verbas, só virão para aquela Secretaria, se forem aprovadas pelos mesmos. Infelizmente, nem todo gestor, tem a mesma intenção de capacitar os Conselheiros, como fez a Secretária Dayse Teixeira, da Secretaria de Assistência e Promoção Social e preferem ter um Conselho de marionetes ou vacas de presépio, quando sem noção do que estão fazendo, aprovam verbas e projetos, sem a menor certeza daquilo que estão fazendo.
            
            Uma coisa precisa ser exterminada de uma vez por todas, é a ideia de alguns gestores acharem que o conselheiro seja obrigado a concordar com tudo que lho é apresentado e quando este discorda, acha que este, está contra o governo ou contra a sua Secretaria. Como Conselheiro da saúde e vice-presidente do Conselho da Assistência, fiquei muito feliz, por saber que esta idéia está morrendo. Com a decisão da Secretária Dayse Teixeira, em capacitar os Conselheiros da Assistência Social, abre-se um leque para que as outras secretarias, onde os seus gestores queiram agir com transparência, sigam o mesmo exemplo.
             
           Outra coisa que precisa ser extirpada da mente de alguns gestores é a de que, aquele Conselheiro exigente, que conhece e defende o que está se negando a aprovar e para aprovar exige explicações, que quer aprovar o que é certo, que pergunta tudo e às vezes até “briga”, este está contra o governo e não quer deixar as coisas acontecerem. Graças a Deus, que isto está acabando.
Parabéns à Secretaria de Assistência, às professores e a todos que direta ou indiretamente, colaboraram para que este curso acontecesse. Que venham outros. Jorge Lúcio Ferreira
MAIS FOTOS:










Um comentário:

Anônimo disse...

Meu grande amigo JORGE...ESTOU GOSTANDO DE VER O SEU TRABALHO para que Santa Clara e São Francisco sejam de fato uma região pacífica, ordeira, unida e tranquila para quem é do local ou que venha de fora possam ter o que procuram. É isso aí...Salve Jorge !!um abraço do "coronel" (fui promovido...kkkkkk !! da Marinha da Pampulha...