quinta-feira, 30 de maio de 2013

APÓS UM SUSTO, O ALÍVIO -COISAS DO PONTO DE PROSA



                        
                    

                 Muitos ditos populares como: após a tempestade, vem à bonança, não há vitórias, sem lutas e até um versículo bíblico, poderia ser comparado à história que narrarei para os senhores “O CHORO PODE DURAR UMA NOITE, MAS A ALEGRIA VEM AO AMANHECER”. 
           
            Preocupado com um problema de saúde (taquicardia), que há mais de oito anos vem me atormentando, procurei um médico cardiologista e disse para ele o que sentia. Ele me ouviu com toda atenção, aferiu a minha pressão, que estava 12 x 8, falou baixinho:-  ótima. Ouviu as batidas do coração e disse: - também está ótimo. Voltou para o seu lugar e começou a subscrever pedidos de exames: Hemograma completo, fezes, de três dias, urina, ácido úrico, eletrocardiograma, eco ecocardiograma e teste de esforço. Perguntei se não tinha mais nenhum e ele me respondeu: falta mais um. Vou passar para o senhor um RX, para saber como está o tamanho do seu coração. Confesso que pela quantidade de exames, saí dali muito preocupado, mas confiante. No mesmo dia, consegui marcar alguns deles e os que faltaram consegui depois de uns dias.

       
            Com os resultados dos exames à mão, marquei novamente a consulta e fui mostrá-los ao mesmo cardiologista. Enquanto  esperava a minha vez, confesso que estava um tanto nervoso, pois não entendia o que estava escrito. Chegou a minha vez, adentrei a sala, com as mãos um pouco trêmulas, sentei e fiquei observando o Dr. Preencher o meu prontuário.  Levantou a cabeça, e me perguntou como eu estava? Respondi: - tudo bem. Trouxe os exames? Sim.  Entreguei a ele e enquanto ele olhava os exames, a angústia tomava conta de mim. E a minha angústia ia aumentando, quando ele olhava os exames e levantava o olhar para mim e calado voltava para os exames. Aí, eu não tremia só as mãos e sim o corpo todo. O médico levantou da sua cadeira e repetiu os mesmos atos da consulta passada. E estava tudo ótimo antes. Voltou para a cadeira e começou a me fazer perguntas.


 - Senhor Jorge :  há quanto tempo o senhor sofre com essa disritmia? Pensei, pensei e respondi: - há oito anos.

- E como o senhor descobriu? Olha doutor, era só eu chegar perto da Rita que o meu coração acelerava tanto que dava para ver a camisa mexendo na altura do mesmo.

- E quem é a Rita? Respondi: É a filha da dona Rita. Uma morena alta, educada, bonita, sorriso aberto, muito alegre, honesta e responsável. (Mas se pisar no calo, vira uma fera).

- Conta-me a sua história, pois estou sentindo que o problema do senhor é mais sério do que eu estou pensando. Eu quase caí da cadeira, quando ele me mandou contar a minha história.

- Olha doutor, conheci a Rita há uns oito anos, quando ela começou a cobrar as ações na Associação de Moradores da Praia de Santa Clara. Confesso ao senhor que no princípio eu a achava um saco, enjoada e muito exigente. Mas com o passar do tempo fui entendendo e ela passou a participar das atividades da Associação. Até aí, o coração ainda não batia forte, mas com o passar do tempo, este mal, tomou conta de mim. E de cinco anos para cá, ficou pior. Eu me casei com ela e a disritmia continua pior do que nunca. É em casa, no carro, na pescaria, nos passeios, na igreja enfim, em todo lugar. Uma loucura 

 - É amigo, o seu caso não é para mim e sim para um psicólogo. E para o senhor é fácil. Eu sei que o senhor é amigo de um grande psicólogo. Perguntei: Quem? Respondeu: Pr. Ademir Ramos. O senhor não é membro da Primeira Igreja Batista? Respondi: Sim.

-Como doutor? Disritmia, não é um problema cardíaco? Respondeu:
Em alguns casos sim, mas o senhor não tem problemas cardíacos. Perguntei:

- O que é que eu tenho então, doutor? E dando gargalhadas me respondeu, fazendo um suspense danado:

- Como toda doença a do senhor não é diferente, o paciente tem que ajudar no tratamento, cooperando com o médico.

- Sim doutor. Mas o que é que eu tenho?

- O  que o senhor tem é APAIXONITE AGUDA INCURÁVEL.

Agradeci a ele, peguei os exames, assumi a minha condição de apaixonado, vou continuar vivendo apaixonado pela Rita e não vou me preocupar mais com disritmia. Garanto a todos que não morrerei de enfermidade cardíaca, pois ela e só ela é o meu TRANQUILIZANTE.
Jorge Lúcio Ferreira (Jorge Ponto de Prosa)















domingo, 26 de maio de 2013

NEM TUDO ESTÁ PERDIDO - PROJETO CADEIRAS DE RODA


              

                Têm matérias que após muitas publicações tornam-se cansativas, mas têm outras, que quanto mais publicadas, mais gostamos de ler e com p projeto CADEIRAS DE RODAS, não poderia ser diferente.
                No dia 21 de maio de 2013, em um confortável ônibus, fretado pelo senhor prefeito de São Francisco de Itabapoana, Dr. Pedro Jorge Cherene Junior (Pedrinho Cherene) e  diga se de passagem, com recursos próprios, saiu do nosso município, às 5:00hs da manhã, uma comissão formada por vários integrantes da Sociedade Civil, como: Dona Ednéia  Mansur Tardelly e o seu esposo Ney, Simony Galaxe, Celminha, Mercedes e Jéssica ( Rotary), Jorge Lúcio Ferreira, (Conselho Municipal de Saúde), Alaildo Gomes Barreto (Amproac), João da Ótica (Amass), Márcia (Apae) e Pr . Alexandre (Abalef e da Igreja Batista de Nova Belém), juntamente com muitos cadeirantes, entre crianças e adultos, acompanhados dos seus responsáveis, com destino ao Club Naval, na praia de Xaritas, em Niterói. Ao chegar ao ônibus, em frente à APAE, vendo o sacrifício daquelas pessoas (cadeirantes), fiquei me perguntando, se haveria a necessidade daquele sofrimento dos pais carregando os seus filhos, já bem pesadinhos, no colo, o pessoal da comissão ajudando os adultos a subirem para o ônibus? Fiquei quieto, mas confesso um pouco assustado. Fizemos uma boa viagem e às 11:30hs, chegamos ao local determinado. Outro sacrifício, descer um por um com o maior cuidado e carinho. Antes de adentrar ao club, observei e fotografei por vários minutos a beleza daquele lugar. À sua frente, um morro, coberto de um verde muito lindo e nos fundos o mar, onde ficam ancorados iates e barcos de diversos tipos e uma praça de alimentação. Entrei no club e me assustei com o grande movimento que acontecia naquele local. Logo na entrada, deparei com uma oficina, com pessoas cortando compensados, revestindo com espuma e couro, para adaptarem as cadeiras. Ainda sem saber o que estava acontecendo, fui me informar com um dos responsáveis, Pr. Anderson Junior, que me disse o seguinte: todos os pacientes (cadeirantes), primeiro passam por um (a) fisioterapeuta, para saber o tipo de cadeira que servirá para ele, só que após escolhida, a cadeira ainda passa por uma adaptação, ajustando o corpo, conforme a necessidade exigida. Todo o procedimento era feito por um grupo de americanos, assistidos por intérpretes brasileiros, que passavam as ordens aos voluntários. Após ser atendido, o paciente e os responsáveis, passavam para outro ambiente e ali eram atendidos por psicólogos e pastores (as), que falavam da Palavra de Deus e ainda os presenteavam com uma Bíblia Sagrada. Cheguei então à conclusão de que aquele grupo não estava ali só para proporcionar o bem material, mas também o espiritual. A cada consulta que eu assistia, eu ouvia Jesus dizendo: - Este é o segundo grande mandamento, que é igual ao primeiro, “Ame ao teu próximo como a ti mesmo”. Com que amor, aqueles irmãos e irmãs, atendiam a todos. Não poderia deixar de enaltecer também a atenção que foi dada ao nosso grupo, pelos rotarianos que lá estavam. Fomos os últimos a sair, mas antes da viagem, fomos agraciados com um delicioso jantar.
                Procurei me aprofundar um pouco mais a respeito do projeto e soube que a responsável é a ONG, JHONY E FRIENDS. Soube ainda, que a pessoa que comanda esta ONG, sofreu uma queda e sofreu uma fratura na cabeça. O mais interessante, é que ela compra todo o material para a fabricação das cadeiras e quem as fabrica são presidiários. Esta obra acontece no mundo inteiro. Para se ter uma idéia do tamanho desse projeto, basta dizer que se fosse pagar o imposto para estas cadeiras chegarem ao Brasil, custaria 25 mil Dólares.
                Chegamos aqui, na quarta-feira, às 5:00hs da manhã,  muito cansados, mas recompensados por saber que os mais necessitados terão dias melhores. À tarde foi feita a entrega das cadeiras, com a presença do prefeito Pedrinho Cherene, Amaro Barros, vereadores Marcelo Garcia, Raliston e Marquinho de Santo Amaro.


 HORA DO LANCHE NO OASIS, COMO A GRANA ERA POUCA, FOI AQUI FORA MESMO.                                                                       




        








   




CHEGANDO AO CLUB NAVAL.


ESTE É O MARCOS. QUEM NÃO O CONHECE?





FAIXA DE AGRADECIMENTOS.



ESTA É A FRENTE DO CLUB NAVAL





















INTERIOR (FUNDOS) DO CLUB NAVAL

 OFICINA IMPROVISADA, ONDE FAZIA A ADAPTAÇÃO DAS CADEIRAS
 JORGE PONTO DE PROSA E O ROTARIANO JORGE
NEI TARDELLY, EDNÉA MANSUR TARDELLY E O TAMBÉM ROTARIANO JORGE.











NAS FOTOS ABAIXO, ESTOU MOSTRANDO DO PRINCÍPIO AO FIM O PROCEDIMENTO USADO PARA SE DESCOBRIR A CADEIRA APROPRIADA PARA O PACIENTE. POR ISSO A NECESSIDADE DA PRESENÇA DOS CADEIRANTES NAQUELE LOCAL.




AQUI, O MENINO ESTÁ PASSANDO POR UMA FISIOTERAPEUTA, AMERICANA, ASSISTIDO PELA MÃE E PELOS INTERPRETES QUE TRADUZIAM TUDO O QUE ELA FALAVA PARA OS ACOMPANHANTES.

ESCOLHIDA A CADEIRA, É CHEGADA A HORA DE FAZER AS ADAPTAÇÕES NECESSÁRIAS.
 NO COLO DA FISIOTERAPEUTA, O MENINO AGUARDA O TÉRMINO DAS ADAPTAÇOES.





O CANSAÇO DA VIAGEM, POIS ERAM MAIS OU MENOS 22 HORAS, E O CONFORTO, ACOMPANHADO DE MUITO AMOR, DAQUELA FISIOTERAPEUTA, FIZERAM COM QUE O MENININHO DORMISSE UM POUCO.





AINDA ADAPTANDO A CADEIRA.
 A MÃE DO MENINO, OUVINDO AS ORIENTAÇÕES DA FISIOTERAPEUTA.
 ESTE AMERICANO, COMO TODOS OS OUTROS, INCANSÁVEIS, NAS ADAPTAÇÕES.











 OS SORRISOS DA FISIOTERAPEUTA E DO MENINO SANFRANCISCANO DIZEM TUDO.

UM DOS MOMENTOS MAIS EMOCIONANTES, PELA FELICIDADE ESTAMPADA EM AMBOS OS ROSTOS.
 ÚLTIMOS AJUSTES.
 CURIOSO, O MENINO OBSERVA A TUDO.



AQUI UM DOS MOMENTOS IMPORTANTES, A EVANGELIZAÇÃO. APÓS O ATENDIMENTO O PACIENTE E O ACOMPANHANTE, SEGUIAM PARA OUTRO AMBIENTE, ONDE RECEBERIAM DE UM PSICÓLOGO (A) OU UM PASTOR (A), A ORIENTAÇÃO ESPIRITUAL OUVIAM A PALAVRA DE DEUS E AINDA GANHAVAM UMA BÍBLIA SAGRADA.
ESTE GRUPO, EM MOMENTO ALGUM, SENTIU CANSAÇO.
MARCOS DANDO CAVALO DE PAU PARA TESTAR A CADEIRA. FOI APROVADA.
 JÁ EM SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA, NA PARTE DA TARDE, AS CADEIRAS FORAM ENTREGUES, APÓS SEREM ABENÇOADAS PELO PADRE LUCAS, DA PARÓQUIA DE SÃO FRANCISCO.
USANDO DA PALAVRA, EDNÉA MANSUR, AGRADECEU A TODOS E PRINCIPALMENTE AO COMPANHEIRO DE ROTARY, PEDRINHO CHERENE POR CEDIDO COM RECURSOS PRÓPRIOS, O ÔNIBUS PARA O TRANSPORTE.
 AQUI ESTAMOS RELATANDO, UM POUCO DO MUITO QUE VIMOS NAQUELE LUGAR. MOMENTOS DE EMOÇÕES INDESCRITÍVEIS.
 O PREFEITO PEDRINHO CHERENE, APÓS CUMPRIMENTAR AOS PRESENTES, NA PRAÇA, AGRADECEU A TODOS OS RESPONSÁVEIS PELO ATO E PARABENIZOU AOS CONTEMPLADOS.







AS GARIS, NA SUA HUMILDADE, TAMBÉM VIERAM PARTICIPAR DO ATO DE ENTREGA.











domingo, 19 de maio de 2013

BOATO DO BOLSA FAMÍLIA EM SÃO FRANCISCO TUMUTUOU NA CAIXA ECONÔMICA


Boato de que o programa bolsa família iria acabar, e a meia noite de Domingo (19/05) seria o ultimo prazo para saques, levou milhares de pessoas as agencias da caixa Econômica Federal ,  em vários estados.
A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, fez hoje (19) um apelo para que a população siga o calendário do governo para saque do benefício do Programa Bolsa Família e não procure as agências da Caixa Econômica Federal e dos Correios antes da data.
Para a ministra, o boato de que o programa seria suspenso não prejudica o governo, mas a população. “Não consigo entender o que alguém ganharia [com o boato]. O governo não vai ser prejudicado, pois o Bolsa Família já está consolidado. Esperamos que seja um malentendido”, disse.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, determinou que a Polícia Federal abra inquérito para apurar a origem do boato sobre a suspensão do Bolsa Família.
Um levantamento da Caixa Econômica Federal mostraque na região Nordeste houve tumulto para tentativa de saque em nove agências de Alagoas, 15 da Bahia, 14 de Pernambuco, 18 da Paraíba, 34 do Ceará, 8 do Piauí e 13 do Maranhão.

Segundo o banco, foi registrada confusão ainda no Rio Grande do Norte e em Sergipe. Até o momento, não foi divulgado o balanço em outras regiões. Mais cedo, a Presidência da República havia relatado também corrida de beneficiários a agências da Paraíba, do Amazonas e do Rio de Janeiro.
Em São Francisco de Itabapoana, o boato  começou a mobilizar beneficiários já  no inicio da tarde, causando grande tumulto na única agência da cidade. A policia Militar foi chamada para conter os ânimos. Por volta das 19 horas, cerca de mil pessoas ainda estavam em  frente a agencia tentando sacar o beneficio.
Da Redação e Agencia Brasil
Fotos: Ronaldo Blum
Fonte blog do Carlos Jorge

sexta-feira, 17 de maio de 2013

PREFEITO PEDRINHO CHERENE PARTICIPA DE LANÇAMENTO DE PROGRAMAS DO GOVERNO DO ESTADO VOLTADO PARA A ÁREA DE SAÚDE

Pedrinho Cherene e Sérgio Corte,
 Secretário Estadual de Saúde.
O prefeito de São Francisco de Itabapoana, Pedrinho Cherene, participou na última quinta-feira (16/05), no Palácio Guanabara, do ato de assinatura de resoluções de Programas voltados para a saúde nos municípios fluminenses. Estão incluídos o Programa de Apoio aos Hospitais do Interior (PAHI), Programa de Apoio aos Hospitais do Interior Regional (PAHI-R), além dos programas de Apoio à Unidade de Terapia Intensiva e de Apoio às Salas de Estabilização.
 
                      O prefeito, que esteve acompanhado no evento do Secretário Municipal de Saúde, Jayme Tinoco, afirmou que é interesse do município aderir aos programas.  “É uma forma de buscarmos mais recursos para o município na área específica da saúde. Vale lembrar que no ano de 2012, São Francisco não fez a adesão e, em 2011, não realizou a prestação de contas para a viabilização de recursos”, destacou.
Os programas foram criados para fomentar, em parceria com as prefeituras, a atenção hospitalar e básica nas unidades de saúde. Os municípios e hospitais recebem parcelas fixas e variáveis vinculadas ao cumprimento de metas previstas, que variam de acordo com o programa e se referem à qualidade dos serviços prestados e do ambiente das unidades de saúde.
 
 Em 2013, os investimentos nas unidades de saúde nos municípios inseridos nesses quatro programas serão, de acordo com o Secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, de R$ 95,5 milhões. “A adesão é voluntária e a contrapartida do município é a prestação de serviços nas unidades de saúde”, destacou Côrtes, que participou do evento juntamente com o governador Sérgio Cabral e com o vice-governador Luiz Fernando Pezão.
Obras de pavimentação - Ainda no Palácio Guanabara, o prefeito Pedrinho Cherene participou de audiências com o vice-governador Luiz Fernando Pezão e Com o secretário de Estado de Obras, Hudson Braga. Na pauta, a obtenção de recursos, a curto prazo, para o recapeamento de vias em diferentes pontos do município.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

JANDIRA ARTICULA ACELERAÇÃO DE OBRAS NO NORTE FLUMINENSE E INVESTIMENTOS MINISTERIAIS

Destaque, Notícias, Rio 30 de abril de 2013 0:37

Jandira em audiência com Chiquinho: articulação com prefeitos e deputados federais para acelerar liberação de recursos da Caixa. Foto: João Pedro Werneck


          Para evitar a paralisação de obras nas prefeituras de São Francisco de Itabapoana, o prefeito Pedrinho Cherene (PSC), em parceria com a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB/RJ) e prefeitos da região, criará um abaixo-assinado para reivindicar celeridade na liberação de verbas da Caixa Econômica Federal aos municípios do Norte Fluminense. Segundo o prefeito, “a burocracia tem impedido o desenvolvimento de obras na cidade, mesmo com a documentação correta entregue”.
Em audiência com a parlamentar, no Rio, Pedrinho destacou a necessidade de chamar a atenção do banco público para as necessidades de prazo: “Às vezes demora tanto a aprovação que o valor dos recursos fica defasado na hora de sua aplicação prática. E por causa disso a obra não ocorre”, destaca o prefeito.
O abaixo-assinado será formulado em apoio com parlamentares federais do Rio e gestores do Norte Fluminense, para fortalecer a superintendência local da Caixa: “Com a carta teremos condições de ganhar a adesão de mais deputados e prefeitos, sensibilizando a instituição financeira a investir em sua superintendência na região, tornando-a mais ágil”, destacou Jandira Feghali.

Ministérios poderão intervir no município

Com obras paralisadas há dois anos, o Hospital Municipal Manoel Carola, em São Francisco de Itabapoana, poderá receber socorro do Ministério da Saúde em breve: “Vamos intermediar uma audiência com o ministro para prestar celeridade às obras daquela unidade. A Saúde Básica é carro-chefe no governo e encontraremos solução rápida”, adiantou a deputada.
Outro problema se encontra no Complexo Cultural do município, que está sem equipamento estrutural: “Faltam salas para teatro, cinema, exposição e bibliotecas”, disse Pedrinho. A deputada informou que pedirá uma audiência também com a ministra Marta Suplicy para atender as demandas da prefeitura.
Fonte - sigajandira

 OPINIÃO DO BLOG PONTO DE PROSA:

Não precisa viver junto, para sentir admiração por uma pessoa. Isto acontece comigo. Há muito tempo, tenho pela Deputada Federal Jandira Feghali (PCdoB), um grande respeito, pela sua garra, liderança e bravura. O verdadeiro retrato das mulheres do Araguaia. E o prefeito Pedrinho Cherene, sentindo a necessidade de buscar recursos ´para o município, aceitou o convite do Secretário de Esporte Noel Junior e Adriana Rodrigues e foi ao encontro da guerreira Deputada Federal Jandira Feghali e pelo sorriso do três, a visita foi bem proveitosa. Que os outros secretários sigam o exemplo do Noel Junior.  Parabéns a todos.
Jorge Lúcio Ferreira.