domingo, 21 de julho de 2013

SITUAÇÃO POLÍTICA HOJE EM SFI - SITUAÇÃO X OPOSIÇÃO



                         

                No dia 01 de janeiro de 2013, assumiram a prefeitura de São Francisco de Itabapoana, o prefeito Pedrinho Cherene, PSC - 20  e o vice Amaro  Barros (Amarinho de Buena) e desde então, vêm lutando para tirar o município do caos que eles encontraram. Passados sete meses de governo, ainda não conseguiram resolver os problemas totalmente, o que seria impossível, mas estão conseguindo resolver alguns problemas, antes sem solução que era o pagamento em dia dos funcionários Públicos, a restauração de alguns maquinários, contrações de médicos e compras de remédios, com recursos próprios. Hoje, os usuários, que fazem uso permanente de vários medicamentos, já podem pegá-los nas Unidades de Saúde, da sua localidade. Isto tudo tem sido feito com muito trabalho e determinação. Política é comparação, como diz o nosso prefeito. Quem se lembra que no dia 29/12/2012, o Hospital Municipal Manoel Carola, estava praticamente fechado por falta de médicos?Agora, ainda não está 100%, mas está bem melhor. Neste mês de julho,  foi paga a 1ª parcela do 13º salário a 1.888 funcionários concursados e efetivos.  Mesmo assim, vem sofrendo críticas de uma oposição inconformada, que não acreditava perder a eleição, apesar de ter a máquina a seu favor.  Não somos hipócritas a ponto de não reconhecermos, que dentro desta oposição não tenha pessoas inteligentes. Tem sim e pelo fato de terem um grande conhecimento  político, entram em desespero, pois estão vendo que o jovem prefeito Pedrinho Cherene vem resolvendo os problemas e equilibrando as situações, mesmo não contando com a totalidade das verbas governamentais, que por certo virão no ano que vem. Outra coisa que a oposição não contava, são os contatos que o prefeito vem mantendo com políticos importantes, tanto na esfera Estadual quanto na Federal. Outro fator que vem atormentando a oposição é a de olhar para o seu quadro político e não encontrar um nome de expressão político/popular para disputar as eleições de 2016. A oposição sabe também, que a máquina tem que ser respeitada, haja vista a eleição passada, quando o vice prefeito assumiu uma prefeitura em dificuldades e com sete meses conseguiu uma expressiva  votação. Pergunto aos senhores: não fosse o poder da máquina, o prefeito Frederico Barbosa Lemos, teria conseguido a votação que teve? E ele só teve sete meses como falamos, quanto mais com quatro anos, fazendo um bom governo e sem falcatruas.

Os últimos acontecimentos em Barra do Itabapoana, quando várias pessoas atearam fogo no Posto de saúde,  foi um prato especial para a oposição que aproveitou o momento para detonar. O que não entendemos é que esta Unidade de Saúde já ficou fechada, no passado e ninguém fez nada.

 Muitos pensavam que o prefeito,  em resposta à depredação, como vingança, demoraria para começar a restauração da Unidade de Saúde de Barra. Nada, já está até tentando adaptar o PSF existente para que ali sejam atendidos os pacientes que precisarem, até ficar concluída a construção do Posto do PSF, na mesma área que está o PS de Barra. Ontem 20/07, durante um jantar na casa da companheira Gelsa, o prefeito confirmou ter assinado a  Planilha e em pouco Tempo Barra de Itabapoana, verá realizado o sonho dos seus moradores, de terem um Posto de Saúde 24 horas com todas as estruturas e um PSF novinho em folha. Dr. Pedro confirmou ainda que em poucos dias, São Francisco ganhará do Estado uma UBS (UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE).  Ela será instalada, em frente a prefeitura, ao lado da nova Rodoviária. A área já foi preparada.    

Nenhum comentário: