sábado, 2 de janeiro de 2016

SAUDicas LABIRINTITE

Labirintite

Conheça o que é e quais as principais causas desse problema que afeta milhares de pessoas em todo o mundo

Labirintite é um problema de afecção que compromete o equilíbrio e a audição do corpo humano. Tontura, vertigem e inflamação do labirinto são sinônimos da Labirintite, mas afinal o que significa inflamação do labirinto? O labirinto é a estrutura interna do ouvido formada pela cóclea e pelo vestíbulo. A inflamação desse sistema é a causa da doença conhecida popularmente como Labirintite.
labirintite
Processos inflamatórios, como a otite, por exemplo, tumores e infecções, doenças neurológicas, compressões e alterações genéticas podem provocar a Labirintite. Níveis altos de colesterol, triglicérides, ácido úrico, uso excessivo do álcool, fadiga, histórico familiar, fumo, doença viral, infecção respiratória e o uso de medicamentos sem prescrição médica podem aumentar o risco do acometimento por esse problema. Diabetes, hipoglicemia, hipertensão arterial, estresse e ansiedade são outros fatores de risco para a Labirintite.

Sintomas

Os principais sintomas da Labirintite são sensação de vertigem, tonturas, náuseas, perda auditiva momentânea, vômitos, sudorese, alterações gastrintestinais, perda do equilíbrio, zumbidos e audição de ruídos no ouvido. Um dos sintomas mais clássicos da Labirintite é a sensação de vertigem rotatória, ou seja a sensação de que o ambiente está girando ao redor do corpo ou que se está rodando em relação ao ambiente. A tontura e o desequilíbrio podem causar quedas dos pacientes que sofrem com esse tipo de problema. A Labirintite ataca em crises que, em casos mais graves, podem durar o dia inteiro.

Diagnóstico

As melhores maneiras de se alcançar um diagnóstico seguro para esse tipo de problema é a avaliação clínica, dos sintomas apresentados pelo paciente, e exames laboratoriais, como o otoneurológico. Exames mais específicos, como a tomografia computadorizada e a ressonância magnética também podem ser indicados em casos de crises muito longas de Labirintite.
Existem testes labirínticos que podem ser efetuados ainda no consultório médico e que podem indicar o caminho para o diagnóstico da doença.

Prevenção

Existem algumas atitudes que podem prevenir o paciente de crises de Labirintite. Evitar o consumo excessivo de cafeína, evitar o fumo e o álcool, além de evitar o jejum prolongado, se alimentar bem, tomar bastante água e evitar o consumo de sucos e alimentos industrializados também podem ajudar na prevenção do problema e evitar o aparecimento de novas crises.
sintoma de labirintite
O tratamento imediato de infecções respiratórias e no ouvido também ajudam a prevenir contra a Labirintite.

Tratamento

Existem vários medicamentos que podem ser utilizados no tratamento da Labirintite. Medicamentos vasodilatadores, antihistamínicos, corticoides, medicamentos que controlam náuseas, enjoos e vômitos, meclizine e escopolamina, que aliviam a sensação de tontura, anticonvulsivos, antidepressivos e até sedativos como o Valium são indicados no tratamento.
Em casos de crises contínuas, é indicado ainda o tratamento com acompanhamento fisioterápico para que o paciente recupere o equilíbrio do corpo e evite quedas durante as crises labirínticas. A prática de exercícios e uma dieta rica em alimentos saudáveis também são medidas que ajudam no tratamento do paciente que sofre com crises de Labirintite.

Nenhum comentário: