domingo, 30 de junho de 2013

TERMINAL PORTUARIO EM SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA E PREVISÃO DE 4 MIL EMPREGOS

Publicado em 29/06/2013


Reprodução / Terminal Portuário canaã
Clique na foto para ampliá-la
Cais que será construído no Terminal Portuário Canaã, em SFI, terá 35.000m2 de área

O município de São Francisco de Itabapoana (SFI), no Norte Fluminense, que atualmente recebe pouco mais de R$ 8 milhões por ano de royalties do petróleo, na categoria de cidade limítrofe, pode passar a ter um repasse anual seis vezes superior, na condição de produtor, com a construção do Terminal Portuário Canaã. O lançamento da obra está previsto para este ano e a entrega, em 2017. De acordo com estimativas da empresa, o empreendimento, quando estiver em funcionamento, proporcionará a criação de mais de quatro mil empregos diretos e indiretos na região, possibilitando mudar a realidade de SFI, o 2º pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre as cidades do Estado do Rio.

O Terminal será construído na localidade de Barrinha, entre Manguinhos e Buena. A ideia da instalação de um porto no município surgiu há cerca de três anos, sendo que no ano passado, o então prefeito de SFI Beto Azevedo esteve em Brasília reunido com o ministro dos Portos, Leônidas Cristino.

Desde então, após reviravoltas políticas, uma empresa privada entrou em negociação com o empresário César Henriques Gomes, dono da Fazenda Canaã, para viabilizar o projeto, já que as terras da propriedade apresentavam as condições ideais para a instalação do porto.

Projeto em fase de licenciamento

De acordo com César, vários estudos foram feitos no local. "Além dos testes de batimetria (medição de profundidade dos oceanos) e reflexão sísmica, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) já realizou um levantamento sobre o impacto ambiental. Este mês foram 18 perfurações para verificar as condições do solo marítimo", informou.

Segundo o empresário, o projeto está em fase de licenciamento. "Protocolamos o projeto no Inea e demos entrada com a documentação para obter a licença de instalação, que deve ser liberada de quatro a seis meses. Já estamos com meio caminho andado e nesta fase podemos afirmar que o projeto vai acontecer", opinou.

César ressaltou que são várias licenças a serem emitidas para que então possa dar início às negociações de fundos de pensão, contato com a Petrobras e empresas privadas. "Vamos buscar diversos negócios para alavancar o terminal", revelou, acrescentando que a construção de um estaleiro no local também está sendo estudada.

Incentivos - Apesar de ser um empreendimento da iniciativa privada, o prefeito de SFI, Pedro Cherene Júnior, que é mais conhecido por Pedrinho Cherene, informou que pretende reestruturar o regime da Lei Municipal de Incentivos Fiscais. "Esse empreendimento será de grande importância para a criação de empregos e geração de receita tributária para o município, em razão das atividades que irá englobar.

Com algumas mudanças na lei de incentivos fiscais iremos proporcionar, sem perda de receita, uma revisão nas alíquotas de impostos. Esse retorno, portanto, deverá ser social, trazendo benefícios em várias áreas para a nossa população", destacou Cherene.

SFI pode passar à condição de produtor

Na opinião do gerente regional da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Luiz Mário Concebida, caso realmente seja construído, o empreendimento vai levar o município de SFI a uma condição especial. "Certamente a construção do terminal vai provocar a instalação de algumas empresas na área de petróleo e também na área industrial. Três empresas já seriam suficientes para que o município passasse à condição de produtor, o que aumentaria consideravelmente a arrecadação, podendo dobrar em alguns anos. Assim o município estaria inserido em um contexto muito interessante de desenvolvimento", ressaltou Concebida.

Apoio logístico à Bacia de Campos

De acordo com informações da empresa responsável pelo projeto, o empreendimento visa atender e dar apoio logístico à exploração e produção de petróleo e gás natural na Bacia de Campos, com possibilidade de alcançar também as bacias do Espírito Santo e de Santos, em São Paulo. O empreendimento terá um centro comercial, um condomínio industrial para empresas de suporte e um Terminal de Uso Privado (TUP) Exclusivo com 900.000 metros quadrados (m2) de retro-área.

O local onde será instalado o empreendimento tem 1.313.400m2, com 1.000m de frente para a rodovia e 1.500m de frente para o mar, comportando assim o arrendamento de grandes áreas para a instalação de empresas âncoras (operadoras de petróleo, empresas proprietárias de embarcações, empresas de logística, etc.).

Os pontos fortes do empreendimento são: localização privilegiada, infraestrutura, ampla malha de acesso ao local, facilidade, agilidade e independência nas operações portuárias, projeto e construção de instalações específicas para cada cliente, disponibilidade de mão de obra na região, baixo custo na logística de apoio à operação "Offshore", água própria e menor carga fiscal.
Fonte -  Jornal - O Diário
 


MARCHA PARA JESUS REÚNE MILHARES DE FIÉIS EM SÃO PAULO

Por iG São Paulo | - Atualizada às
Texto

Evento conta com presença do deputado Marco Feliciano que vestiu camiseta com frase: 'Eu represento vocês'

A 21ª edição da Marcha para Jesus teve início às 10h da manhã deste sábado (29), quando milhares de fiéis deixaram a Estação Luz do Metrô em direção à Praça Heróis da Força Expedicionária Brasileira, na zona norte.
2012: Marcha para Jesus reúne fiéis em São Paulo
2011: Marcha para Jesus vira ato contra união homoafetiva
Reprodução/Twitter
Deputado federal Marco Feliciano publica foto no Twitter, usando uma camiseta: 'Eu represento vocês'

Na praça, estão previstos shows de música gospel que devem se estender até à noite. Voltado principalmente para fiéis de igrejas evangélicas, o evento, organizado pela Igreja Renascer em Cristo, contou com a presença do deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara.
Em sua página oficial no Twitter, Feliciano publicou uma foto na qual aparece na Marcha para Jesus vestindo uma camiseta com os dizeres: "Eu Represento Vocês". A frase é uma resposta a manifestantes contrários à nomeação de Feliciano à frente da Comissão de Direitos Humanos, que dizem não se sentirem representados pelo pastor.
A marcha é presidida pelo fundador da Igreja Renascer, Estevam Hernandes, que já liderou as marchas dos anos anteriores. Historicamente, a Renascer defendeu temas que apareceram nos protestos recentes do País, como o posicionamento contra o casamento gay. No ano passado, na marcha, ele exaltou o crescimento da população brasileira que se declara evangélica. O tema do evento deste ano é “Novo Tempo”.
Hernandes e sua mulher, a Bispa Sônia, foram condenados pela Justiça em 2009 por evasão de divisas. Eles chegaram a ser presos nos Estados Unidos, em 2007, por entrarem com US$ 56 mil sem declarar a quantia.
Trânsito
Neste sábado, a marcha provoca congestionamento de 28 quilômetros apenas na zona norte de São Paulo, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). No entanto, o evento já tem reflexos em outras vias da cidade
O evento está exigindo monitoramento especial do trânsito pela CET. A orientação é para que o motorista que não participará do ato evite a região das Avenidas Tiradentes e Santos Dumont, que fazem ligação entre o centro e a zona norte da capital.
Edição de 2013 da Marcha para Jesus reúne fiéis em São Paulo. Foto: Futura Press
1/5
 

















Desde a noite de sexta-feira, 28, a CET montou cinco bloqueios ao trânsito, que deverão ser desmontados apenas na madrugada do domingo, 30. O Terminal Armênia ficará desativado neste sábado até às 14h.
Veja a seguir os locais onde o trânsito foi bloqueado:
- Avenida Tiradentes, sentido Aeroporto, tem sua pista local interditada entre a Rua dos Bandeirantes e a Rua Mauá; e também da pista expressa, entre a Avenida do Estado e o Túnel Tom Jobim;
- A pista central da Avenida Santos Dumont, sentido Praça Campos de Bagatelle, tem seu trânsito desviado para a pista local em direção à Marginal Tietê (sentido Ayrton Senna);
- O tráfego no sentido Norte-Sul será desviado pela Avenida Brás Leme, seguindo pelas avenidas Rudge, Rio Branco e Rótula Central, ou para quem se destina à Zona Sul, pelas avenidas Abraão Ribeiro e Pacaembu; no sentido Sul-Norte, o motorista deve seguir pela pista local do eixo, até a Avenida Tiradentes, Rua Pedro Vicente e Avenida Cruzeiro do Sul;
- O Terminal Armênia está desativado e as linhas de ônibus estão sendo desviadas para a Ponte da Vila Guilherme, seguindo pela Avenida Bom Jardim, ruas Araguaia, Canindé, Olarias e Pedro Vicente, e Avenida Cruzeiro do Sul;
- A Praça Heróis da FEB e a Avenida Santos Dumont, em ambos os sentidos, estão bloqueadas até a Praça Campo de Bagatelle; a Avenida Olavo Fontoura, entre a Praça Campo de Bagatelle e Rua Professor Milton Rodrigues, também estará fechada até às 15h deste sábado.
Com Agência Estado

sábado, 29 de junho de 2013

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DO CHÁ VERDE


chá verde, chá, mulher bebe, alimentação, dieta (interna). Foto: Getty Images
O poder do chá verde está em sua composição
Foto: Getty Images
O sabor é um tanto amargo. Mas, mesmo assim, o chá verde tornou-se o queridinho da vez. E não é só no chá das cinco. Afinal de contas, são tantos os benefícios atribuídos a essa bebida milenar e de tradição oriental que não há como não se render a umas boas doses de saúde diariamente.

Feito com as folhas da Camellia sinensis - a mesma erva que dá origem ao chá preto - o chá verde ajuda na perda de peso, diminui as taxas de colesterol, controla a pressão arterial, ativa o sistema imunológico, diminui o risco de artrose, aterosclerose e outras doenças degenerativas, e tem ação cicatrizante por uso tópico. Além disso, quando utilizado em bochechos e gargarejos previne cáries e ajuda a combater infecção na garganta.

O poder do chá verde está em sua composição. "Ele contém altas concentrações de antioxidantes como as catequinas, os carotenóides e os flavonóides, estimulantes como a cafeína, minerais (potássio, sódio, flúor, entre outros), além da teofelina, que é um potente vasodilatador", enumera a nutricionista Mônica Dalmácio, membro do Conselho Regional de Nutrição.

Recentes estudos realizados por pesquisadores japoneses do Centro Nacional Epidemiológico de Prevenção contra o Câncer ainda associam o consumo da bebida ao menor risco de desenvolvimento de alguns tipos de câncer, como de pele, pulmão, ovário e próstata. "Os resultados positivos estão relacionados aos bioflavonóides e às catequinas, substâncias de ação anti-inflamatória e antioxidante, que bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores¿, destaca Mônica.

No processo de emagrecimento, o chá verde atua como importante auxiliar, pois tem ação desintoxicante, digestiva e diurética. Além disso, a combinação de polifenóis em sua composição acelera o metabolismo. "Ele provoca uma sensação de saciedade. Mas quem quer perder peso não deve substituir uma alimentação equilibrada pela bebida. O ideal é fazer uso do chá em conjunto com uma dieta saudável, pobre em gordura e açúcares, além de alguma atividade aeróbica", avisa a médica ortomolecular Luciana Granja.

Mas é recomendável não abusar da bebida. "O consumo em excesso e o chá muito concentrado podem levar a gastrite, devido à cafeína. Nada em exagero traz benefícios", destaca a nutricionista Mônica Dalmácio. Segundo ela, o ideal é consumir a bebida em pequenas doses de 50 ml (copinho de café) ao longo do dia.
Fonte - Terra

terça-feira, 25 de junho de 2013

MANIFESTAÇÕES EM SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA FORAM PACÍFICAS




Povo vai às ruas com palavras de ordem e canto do Hino Nacional.
Fotos do Blog do Paulo Noel (Vinícius Berto e PN )

......................................................................
As manifestações que ocorrem em todo o Brasil também ganharam as ruas de São Francisco de Itabapoana na tarde desta segunda-feira, 24-06. O ato foi realizado de forma pacífica, e contou com a participação de centenas de jovens que cantaram o Hino Nacional em frente ao Legislativo, Colégio Estadual São Francisco de Paula e Prefeitura, além de gritarem palavras de ordem e por serviços públicos de mais qualidade e o fim da corrupção no país.

Por volta das 15 horas a passeata saiu do Trevo de acesso às Praias de Santa Clara e Guaxindiba com destino à Praça dos Três Poderes, seguindo pela Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, e passando antes em frente ao Colégio Estadual São Francisco de Paula.

Um forte aparato de segurança foi montado, mas a manifestação foi marcada pela forma pacífica, contando com o apoio da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e da Empresa Municipal de Transito – Emtransf. O grande número de participantes era de jovens estudantes, entretanto se viu pessoas de todas as gerações com a participação de casais que levaram os filhos.

Em alguns pontos da Avenida Vereador Ednites da Silva Viana, por onde os manifestantes passaram, muitos sanfranciscanos acenavam dos prédios em forma de apoio ao movimento, inclusive crianças de exibiram cartazes confeccionados por elas mesmo.

Quando alcançou a Praça de São Francisco de Paula, os manifestantes optaram por passarem em frente ao Colégio Estadual São Francisco de Paula. No retorno, foram em direção a Praça dos Três Poderes, onde está o prédio da prefeitura de São Francisco de Itabapoana. Lá um aparato da Guarda Civil Municipal formado por Guardas Municipais, se posicionou em frente à sede do Governo Municipal.

Os manifestantes chegaram fazendo muito barulho com  a execução do Hino Nacional, muitos aplausos e a palavra franqueada ao povo. Foram momentos de muitos protestos diante do Executivo Municipal, onde alguns secretários acompanhavam tudo. O prefeito Pedrinho Cherene não estava presente, pois segundo a assessoria de imprensa, cumpre agenda em viagem a Brasília.

Ao final os manifestantes entregaram um documento com todas as reivindicações oriundo do protesto. Foi criada uma comissão que passou o documento às mãos do procurador geral do município, o advogado Mariano Amorim, tendo assim encerrado pacificamente o movimento.

O documento

1 Transporte

Padronização de tarifa, de horários e fiscalização efetiva para que os mesmos sejam cumpridos sob pena de multa.
Mais horários de ônibus para as localidades do norte do município
Renovação da frota de ônibus tendo em vista a acessibilidade aos deficientes.



2 Saúde

Cumprir com o compromisso firmado com a população de construir um hospital no centro da cidade.

3 Educação

Melhorias na qualidade da merenda escolar,
Investimento na qualidade e quantidade de material didático que sirva a todos os alunos,
Formação continuada dos professores em prol da qualidade do ensino público
Aumento da remuneração dos Profissionais da Educação Municipal
Melhorias na biblioteca municipal

4 Segurança Pública

Aumento de efetivo de guardas municipais e polícia militar durante a noite, principalmente nas praias, em pontos estratégicos para inibir a ação de maus elementos e o tráfico de drogas no município.

5 Trânsito e Infraestrutura

Mão única para a Avenida Joaquim da Mota Sobrinho e construção de ciclovias para a população.
Fonte - Blog do Paulo Noel




















domingo, 23 de junho de 2013

– MANIFESTAÇÃO - SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA



                                

                Existem coisas que por mais que queiramos entender não conseguimos. Somos favoráveis às manifestações, quando feitas ordenadamente, sem vandalismo e com o único objetivo de reivindicar melhorias na saúde, educação, segurança e a garantia por parte dos governantes, de um nível de vida melhor para a sociedade. Os últimos acontecimentos, mostraram que juntos aos manifestantes estão infiltrando pessoas más intencionadas, verdadeiros vândalos, causando danos ao Patrimônio Público, invadindo bancos e comércio em geral e até provocando e agredindo policiais. Mas não podemos condenar o movimento por causa de uma minoria. Só achamos que este movimento veio muito tarde, pois deixou passar o MENSALÃO, DEIXARAM RENAN CALHEIROS, assumir a presidência do Senado e se fôssemos citar aqui as tantas canalhices acontecidas e ainda existentes, não escreveríamos mais nada.
Como vem acontecendo praticamente em todo o Brasil, aqui em são Francisco de Itabapoana, também vai acontecer a sua manifestação. Os manifestantes das outras cidades começaram devido ao aumento das passagens e de outras tarifas. Estou de acordo que o manifesto daqui de SFI. Também deveria seguir o mesmo exemplo, pois o transporte alternativo cobra uma passagem muito cara e fornece um serviço de baixa qualidade. São carros velhos, com pneus carecas, vidros quebrados, motoristas (alguns) sem capacidade para fazer este tipo de trabalho. 
                Quanto a apresentar reivindicações aos Poderes Executivo e Legislativo, tenho certeza que será pacificamente, pois o povo de São Francisco é pacato, ordeiro e educado. Que seja uma manifestação APARTTIDÁRIA e não como estão falando que grupos de oposição ao governo Pedrinho Cherene, estão por trás deste movimento, incentivando os manifestantes, a cobrarem, o que eles não fizeram em quatro anos. Sinceramente, conheço e tenho intimidade com muitos jovens daqui, conheço o potencial de cada um e para mim é motivo de muita alegria, pois sempre sonhei em ver estes jovens lutando por seus direitos, com sabedoria e liberdade. 

               O nosso município, hoje é governado por um jovem, culto e educado e saberá reconhecer as reivindicações dos jovens da sua cidade.  Sou a favor que o movimento aconteça, em frente aos prédios do Legislativo e do Executivo, mas poderia também levar o movimento para a frente de muitas casas em São Francisco, Guaxindiba e Campos do Goitacazes, exigindo a devolução de tudo aquilo que fora retirado do município, chegando ao ponto de transformá-lo no mais miserável do Estado do Rio de Janeiro. PENSEM NISSO. Outra notícia que chegou aos nossos ouvidos, é que virão de três a quatro ônibus da cidade de Campos dos Goitacazes, na minha humilde visão, os jovens de São Francisco, são politizados, sabem o que querem e não precisam que venham pessoas de fora, para reivindicar por eles.


“MANIFESTEM SIM, MAS SEM ÓDIO, SEM PARTIDARISMO, SEM FANATISMO, SEM INFLUÊNCIAS DE TERCEIROS, MAS COM PATRIOTISMO”. Jorge Ponto de Prosa.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

APRESENTADO PROJETO PARA DRENAGEM DA PRINCIPAL AVENIDA EM SFI.


 

Pode ainda demorar cerca de 30 dias para que o processo licitatório seja colocado em prática pela prefeitura de São Francisco de Itabapoana para inicio das obras de construção de um novo sistema de galerias pluviais na cidade. Após esta fase burocrática, o governo municipal promete em 120 dias concluir  a obra. Foi o que disse, ontem, 20-06,  o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento, da prefeitura de SFI,  Florentino Cerqueira, o Tininho em reunião de apresentação do projeto de drenagem da Avenida Edenites da Silva Viana.

A reunião realizada no salão paroquial da Igreja de São Francisco começou às 19 horas e  contou com a presença de dezenas de comerciantes interessados em conhecer o projeto que foi exibido em um telão e explicado passo a passo pelo engenheiro responsável pela obra.

O prefeito Pedrinho Cherene, vereadores e secretários de governo compareceram a reunião que foi bastante prestigiada.


Presidiu os trabalhos o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento que franqueou a palavra aos comerciantes. A partir daí vários pontos referente ao projeto foram discutidos e todas as sugestões foram anotadas.

 Há uma preocupação com relação a proximidade do Natal e o início da temporada de verão coincidir com a realização das obras. Outro ponto que não foi abordado foi com relação ao recapeamento da Avenida após a conclusão das obras. Pelo menos no projeto não foi exibido, no telão, nenhum item referente ao assunto.
Fonte - Blog do Paulo Noel

OPINIÃO DO BLOG PONTO DE PROSA:

Após ouvir, do engenheiro e do próprio secretário de planejamento da prefeitura, Tininho, de que a medida das manilhas seria de 0.80 cm, o comerciante  Deuzeni, um dos prejudicados, pelas águas das chuvas, pediu a palavra parabenizou o prefeito pela atitude de ouvir a população para opinar a respeito do projeto. Questionou que é uma obra que ficará embaixo do chão, porque, ao invés das manilhas serem de 0,80cm, não colocariam manilhas de 1.00mt? Outros comerciantes aderiram a ideia e sugeriram a mesma coisa. O Secretário de Planejamento ainda ponderou dizendo que a rede existente seria interligada à nova, ficando com 1.20 de diâmetro, assim mesmo, continuou o apelo dos comerciantes.
Assumindo a palavra, o prefeito Pedrinho Cherene, após tecer comentários a respeito do projeto, disse que a obra será paga com recursos próprios da prefeitura e que a verba de R$ 430.000,00, já está reservada, mas se houver a necessidade de um aumento no diâmetro das manilhas, automaticamente acontecerá um aumento de verbas, mas que isto não será problema. Autorizou ao Secretário que atendesse aos pedidos dos comerciantes em colocar as manilhas de 0,80 cm. No final ficou acordado que em toda extensão da avenida, será com manilhas de 1 metro de diâmetro e na altura da Rua da Raia será de 0.80cm.   

Fotos=- PAULO NOEL

segunda-feira, 17 de junho de 2013

GOVERNO ESTADUAL & GOVERNO MUNICIPAL - "UMA PARCERIA QUE ESTÁ DANDO CERTO"



  


                O município de São Francisco de Itabapoana, ao norte do Estado do Rio de Janeiro, o terceiro em extensão territorial, com 62 kilometros de orla marítima, mesmo assim o que recebe de roaytes de petróleo poderia chamar de uma esmola. Apesar de ser grande produtor de abacaxi, mandioca, cana-de-açúcar, leite e outros, considerado o mais miserável do Estado. Com um pouco mais de 40.000 habitantes, (ultimo Censo), temos sim uma população muito pobre, que necessita de uma atenção especial do poder público. Devido a uma administração caótica de quatro anos de atraso (01/01/09 a 31/12/12), quando tudo de ruim aconteceu ao nosso município, como é do conhecimento de muitos, podemos compará-lo a um elemento que matou, roubou, furtou, estripou e cometeu outros crimes e de repente, o cara se converte, passa a freqüentar uma igreja, só que ninguém acredita na sua transformação e alguns que acreditam, ficam desconfiados; - “Será que a transformação dele é verdadeira?” Com isto, o governo do prefeito Pedrinho Cherene, está passando por momentos difíceis, porque as verbas dos Programas Estaduais e Federais não estão chegando, devido ao descaso do governo passado nas prestações de contas com o Estado e com a União.
                Mas, muito crédito, o jovem prefeito Pedrinho Cherene, com uma postura digna e até invejável, vem adquirindo a confiança dos políticos, nas esferas Estadual e Federal  e com isto, em seis meses de governo o município, já está sendo beneficiado com os acordos feitos. Podemos afirmar que, em tempo algum, desde a emancipação, um prefeito saiu tanto do município em busca de recursos, como vem fazendo o prefeito Pedrinho Cherene. E o mais importante, as portas estão se abrindo para ele. E como prova deste crédito, temos como resultado, os cinco mil metros de ruas que estão sendo asfaltadas (MACUCO E SANTA CLARA), numa parceria com o governo estadual.





                 Estamos observando de perto a maneira simples, estratégica, sábia e sem fazer estardalhaço, que o prefeito Pedrinho Cherene vem desempenhando o seu governo, parece até político mineiro. Hoje, (17/06/13), estive visitando o aterro que está sendo feito pela Secretaria de Obras, ali perto onde será a Rodoviária e quase em frente da prefeitura. Poucos moradores de São Francisco sabem o que será instalado ali. Sentindo a necessidade de um melhor atendimento médico, em São Francisco, o prefeito Pedrinho Cherene, numa parceria com o governo estadual, conseguiu trazer para o município, a CLÍNICA DA FAMÍLIA. A intenção seria trazer uma UPA, mas como esta unidade só pode ser instalada em município com mais de cinqüenta mil habitantes, o prefeito conseguiu trazer uma Unidade similar.
                Perguntei ao Secretário de Obras Roosevelt Batista, até quando o povo de São Francisco desfrutaria dessa importante instalação? Ele me disse que, assim que o terreno ficar aterrado (plano) começará a instalação da Unidade da CLÍNICA DA FAMÍLIA. Jorge Ponto de Prosa