quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA/ 19 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICO ADMINISTRATIVO


 São Francisco de Itabapoana comemora, no próximo sábado (18/01), 19 anos de emancipação político-administrativa. A data será celebrada com um missa, às 9h, na matriz do Padroeiro São Francisco de Paula, seguida de uma solenidade na sede do Executivo.
A cerimônia está prevista para ter início às 10h, com formação da Guarda Civil Municipal e da Guarda Bandeira do 56º Batalhão e Infantaria. Na sequência, execução do Hino Nacional e do município e hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal.
 Também haverá momento de oração com o pastor Ademir Ramos, da 1ª Igreja Batista de São Francisco, e do padre Lucas, pároco da Paróquia de São Francisco de Paula, além de pronunciamento das autoridades  e concessão de homenagens.
O município – Conhecido até então como Sertão de São João da Barra, São Francisco de Itabapoana conquistou sua emancipação político-administrativa no dia 18 de janeiro de 1995, mediante assinatura da Lei nº 2.379 pelo então governador Marcelo Alencar. Em extensão territorial, é o quarto maior do Estado do Rio de Janeiro, com 1.122,438 quilômetros quadrados.
De vocação agrícola e com um grande potencial turístico, em virtude de seu extenso litoral, São Francisco possui uma população, segundo o IBGE, de 42 mil habitantes, dispersa por diversas comunidades nas áreas nas áreas central, rural e litorânea do município.

Atualmente é o maior produtor de abacaxi do estado do Rio de Janeiro e desponta nas primeiras colocações, também, nos cultivos da cana-de-açúcar, aipim, mandioca, goiaba e melancias, entre outras culturas. Em 2014 a prefeitura conta com  orçamento estimado em 127 milhões de reais.
fonte Blog do Carlos Jorge

Nenhum comentário: