sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

SECRETARIA DE SAÚDE DE SÃO FRANCISCO REALIZARÁ AÇÃO PELO DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A HANSENÍASE




            Uma equipe da Secretaria de Saúde de São Francisco de Itabapoana irá realizar neste domingo (26/01), na praia de Santa Clara, uma ação de conscientização junto a turistas e moradores sobre os riscos e tratamento da hanseníase. Para alcançar o maior número possível de pessoas, diversos profissionais da saúde irão permanecer durante toda a manhã na praia.
            A ação se dividirá em dois grupos. Uma equipe irá percorrer a praia distribuindo panfletos e orientando as pessoas sobre a prevenção e o tratamento da Hanseníase. Outro grupo estará concentrado em ponto estratégico para realizar gratuitamente o teste de sensibilidade e encaminhamento para as pessoas que apresentarem sintomas da doença.
A iniciativa é para lembrar o Dia Mundial de Combate a Hanseníase (24/01) e o Dia Nacional de Combate e Prevenção da doença (30/01). No último domingo de janeiro é realizada uma campanha nacional de mobilização e conscientização contra a Hanseníase.
             



A Hanseníase é uma doença infecto contagiosa de evolução lenta que se manifesta principalmente através de sinais e sintomas dermatoneurológicos, como lesões na pele e nos nervos periféricos, principalmente nos olhos, mãos e pés.
            - É importante que as pessoas fiquem atentas a qualquer sintoma manifestado pela doença para buscarem, o quanto antes, o tratamento. Vale lembrar que a hanseníase tem cura, quando tratado corretamente - destacou o secretário municipal de Saúde, Jayme Tinoco.
 
Quem desejar mais informações sobre a doença e o seu tratamento pode se dirigir ao setor da Hanseníase, que fica localizada na secretaria de Saúde, anexo ao Hospital Manoel Carola, em Ponto de Cacimbas. O setor atende de segunda a quarta-feira, das 8h às 17h.
Sinais da Hanseníase - Os principais sintomas e sinais da hanseníase são: manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo e áreas da pele que não coçam, mas formigam e ficam dormentes, com diminuição ou ausência de dor, da sensibilidade ao calor, ao frio e ao toque. 
Como é infecciosa, a hanseníase atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é longo e varia de dois a cinco anos. É importante que ao perceber algum sinal, a pessoa com suspeita da doença não se automedique e procure imediatamente o serviço de saúde mais próximo.

*24/janeiro:Dia Mundial de Combate a Hanseniase
*30/Janeiro:Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseniase (Lei nº 12.135/2009)
*Ultimo domingo/Janeiro:Mobilização/Conscientização contra a Hanseníase.
Essas são as datas oficiais do MS.

Nenhum comentário: