quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

PEDRINHO CHERENE SERÁ EMPOSSADO COMO PRESIDENTE DA JUNTA MILITAR DE SÃO FRANCISCO




Nesta sexta-feira (25/01), o prefeito de São Francisco de Itabapoana, Pedrinho Cherene, toma posse como presidente da Junta Militar. A cerimônia vai acontecer às 10h, em frente à Prefeitura. Várias autoridades militares e políticas estarão presentes na solenidade.
De acordo com a Constituição Federal é de responsabilidade dos municípios a administração das juntas militares e o prefeito assume como presidente. Em São Francisco, o órgão tem como Delegado o Tenente Pascoal, da 10ª Delegacia do Serviço Militar que ainda é responsável por São João da Barra, São Fidélis, Cardoso e Italva.
A Junta Militar é responsável pelo serviço de alistamento dos jovens do sexo masculino que completam 18 anos e atendimento para obtenção de documentos de natureza militar. Em 2012, só no município, foram realizados 593 alistamentos e emissões de certificados
Para o secretário da Junta Militar de São Francisco, Carlos Roberto Ribeiro da Silva, o trabalho do órgão é muito importante para o cumprimento das obrigações militares. "A Junta atua como facilitadora de acesso a serviços como emissão de certificados e alistamento. Para alguém tirar um passaporte, ingressar em uma faculdade ou mesmo trabalhar em uma empresa, necessita estar em dia com as obrigações militares”, completou o secretário.
Alistamento
O alistamento militar é obrigatório para todo brasileiro (sexo masculino) nato. No primeiro semestre do ano em que completa 18 anos, o jovem deve procurar uma junta do serviço militar do Exército, Marinha ou Aeronáutica, e alistar-se.
Sem o certificado de alistamento e dispensa, o cidadão fica impedido de emitir passaporte, ingressar no emprego público, matricular-se em faculdade ou inscrever-se em concurso público
 
Fonte Ascom SFI

Nenhum comentário: