Se a primeira impressão é a que fica, os primeiros 30 dias de um
governo demonstram o ritmo que seu líder vai imprimir no decorrer do
tempo. Em São Francisco de Itabapoana, por exemplo, desde o primeiro
dia, o trabalho tem sido intenso. O objetivo, explica o prefeito
Pedrinho Cherene (PSC), é colocar o município em condições de
governabilidade. A saúde, motivo de escândalos e reclamações em governos
anteriores, foi priorizada, assim como o pagamento do funcionalismo.
Segundo o prefeito, esse primeiro mês de governo foi de aprendizado e ações. Uma das primeiras foi uma vistoria no Hospital Municipal Manoel Carola, junto com o secretário municipal de Saúde, Jaime Tinoco. Lá, ouviram servidores e puderam ver de perto as principais carências do local, onde faltavam, inclusive, médicos para atenderem moradores e veranistas.
— Foram 31 dias para tomar conhecimento da real situação em que se encontrava a prefeitura e para começar a reestruturar o município, prio-rizando algumas questões co-mo a saúde, que deixava muito a desejar, principalmente no Hospital Municipal Manoel Carola. Lá, por exemplo, o quadro de médicos já está praticamente restabelecido — diz Pedrinho.
Outra questão levantada pelo prefeito foi em relação ao funcionalismo: “Também tivemos que correr contra o tempo para quitar os vencimentos de dezembro de 2012 do quadro de funcionários efetivos que não haviam sido pagos. Encontramos uma situação pior que imaginávamos e agora é redobrar os esforços para colocar o município em ordem o mais ráp2ido possível”, afirma Pedrinho Che-rene.
Na primeira semana de atuação do novo governo, outro problema foi denunciado: A frota municipal, que estava parcialmente sucateada e chegou a ser exposta em frente à sede do Executivo, na Praça dos Três Poderes. Dos seis caminhões pertencentes à frota, segundo a assessoria da Prefeitura de SFI, apenas um estava em funcionamento. Havia ainda carros que se apresentam sem pneus, rodas, e até mesmo sem motores, além de diversas máquinas sem conserto. Além disse, máquinas seminovas se encontravam desmontadas e fora de funcionamento.
Busca de recursos e auxílio como rotina
Antes mesmo de assumir a Prefeitura, Pedrinho Cherene começou a buscar parcerias com o governo estadual e federal para melhorias no município.
A primeira visita do prefeito foi em outubro ao secretário estadual de Turismo, Ronald Ázaro, também do PSC. Na oportunidade, Pedri-nho apresentou ao secretário planos para alavancar o setor turístico em São Francisco, como revitalização da orla marítima e o incentivo a eventos e projetos que possam atrair um número sempre maior de visitantes.
No início de novembro, ele foi a Brasília, onde encontrou-se com esteve com a bancada fluminense na Câmara dos Deputados e, também, com os senadores do Estado do Rio, além de ministros.
Semana passada, o secretário municipal de Esportes, Noel Junior, foi recebido pelo Subsecretário de Esportes e Lazer de Estado do Rio de Janeiro, Nilo Sérgio Felix., onde falaram de planos e ações para serem desenvolvidos nessa área.
Suzy Monteiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário