quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

SERVIDORES MUNICIPAIS DE SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA RECEBEM NESTA QUINTA-FEIRA

O funcionalismo público municipal de São Francisco de Itabapoana recebe nesta quinta-feira (28/02) o pagamento referente ao mês de fevereiro. A medida ratifica um dos principais compromissos assumidos pela nova administração municipal junto ao servidor, que é a liberação dos vencimentos dentro do mês vigente, ao contrário do que vinha acontecendo anteriormente.

A meta, de acordo com o prefeito Pedrinho Cherene, é a elaboração de um calendário anual de pagamento utilizando como data limite o último dia de cada mês. A medida tem por objetivo a valorização do servidor, que poderá ter uma melhor organização no que diz respeito ao seu orçamento.

- Logo nos primeiros dias de governo tivemos que correr contra o tempo para efetivar o pagamento ainda relacionado ao mês de dezembro de 2012. Já nesse segundo mês de nossa administração conseguimos pagar aos nossos funcionários dentro do próprio mês, como planejávamos - disse o prefeito.
Ascom - SFI
 
Opinião do Blog jpontodeprosa:
Recebemos Email da Ascon - SFI, dando a notícia de que nesta quinta feira, dia 28/02/13, todos, todos os funcionários da prefeitura de São Francisco de Itabapoana, (concursados e contratados), receberão os seus pagamentos. Muitos estão surpresos, com mais esta ação positiva do governo do prefeito Pedrinho Cherene. Para nós que convivemos o dia a dia, com Dr. Pedrinho, não  nos surpreendemos com estas ações, pois sabemos das verdadeiras intenções deste jovem prefeito, que o de fazer de São Francisco de Itabapoana,um dos municípios mais próspero da região. Numa prova de que está no caminho certo, ontem 26/02,o prefeito passou todo o dia, despachando no Hospital Municipal Manoel Carola, percorreu todas as repartições, viu os pontos, ainda vulneráveis, conversou com os responsáveis dos setores e diferentes dos prefeitos passados, almoçou da mesma comida dos funcionários. Os outros prefeitos, mandavam fazer churrascada e comiam separadamente. Voltando aos salários pagos em dia, a alegria toma conta de todos inclusive dos comerciantes.   

OBRAS INACABADAS SERÃO RETOMADAS EM SÃO FRANCISCO


Governo Municipal também dará início a projetos já firmados, mas que não saíram do papel

Conclusão do Ginásio Poliesportivo no Estádio Municipal está na pauta
Em matéria enviada pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, o Governo anunciou uma boa notícia: a retomada de obras importantes para o município. Ainda em 2012, o blog mostrou aqui que a construção do Ginásio Esportivo no Estádio Municipal estava parada. O término da obra faz parte do “pacote” anunciado pelo Prefeito Pedrinho Cherene. Confira a reportagem:

Pedrinho Cherene abre a temporada de obras em São Francisco

Prefeito vistoriou as obras paradas
Convênios de obras inacabadas e de algumas que sequer chegaram a ser iniciadas foram retomados pela nova administração municipal de São Francisco de Itabapoana. Oriundos dos governos federal e estadual e com contrapartida municipal, os investimentos incluem pavimentação de ruas, conclusão de uma escola, de um ginásio poliesportivo e da rodoviária municipal e reforma da Unidade de Saúde, em um valor total ultrapassando quatro milhões de reais.

A demora no reinício das obras se deu, de acordo com a Procuradoria Geral do Município, em função do enfrentamento de entraves burocráticos deixados pela administração passada. “Fato que tanto será apurado em procedimento apropriado pela municipalidade quanto pelo TCE/RJ”, destacou o procurador geral Mariano Amorim.

Acompanhado de integrantes de seu estafe administrativo e de vereadores, o prefeito Pedrinho Cherene percorreu, na última sexta-feira (22/02), as comunidades contempladas. Com exceção da Unidade de Saúde de Praça João Pessoa, cuja reforma no valor de 98 mil reais será iniciada nesta semana. As demais começam dentro de 15 dias e terão prazos diferentes para a conclusão, variando de 30 dias a seis meses.

Representando os maiores investimentos, a rodoviária, a escola municipal da sede do município, ambas em parceria com o Governo do Estado, e o ginásio poliesportivo, com o Governo Federal, têm investimentos totalizando aproximadamente 3,9 milhões de reais. O prazo de conclusão é de, respectivamente, dois, quatro e seis meses.
Nas comunidades de Imburi de Cacimbas, Guaxindiba e na sede do município serão pavimentadas cinco ruas. Todas foram viabilizadas por meio de convênios com o Governo Federal já em vigor, porém sem que nenhuma dessas obras tenha sido iniciada. Somando as travessas I e II, em Imburi, as ruas Bahia e Paraná, em Guaxindiba, e a rua no entorno da creche Jamyle Acruche, no centro, os investimentos chegam a um montante de 420 mil reais e as obras deverão ser entregues em 45 dias.

– Priorizamos nesse início de gestão a retomada desses convênios, pois são obras importantes para o município e que atendem várias comunidades. Algumas delas vêm se arrastando há anos e outras que sequer haviam sido iniciadas – destacou o prefeito Pedrinho Cherene que vistoriou ainda o Centro Cultural da sede do município, o qual se encontra com obras inacabadas, aguardando a retomada do convênio para que sejam concluídas.
Fonte: Redação de Paulo Noel

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

ASTERÓIDE, METEORO OU METEORITO: COMO ENTENDER O QUE SE PASSA NO CÉU?



Astrônomo explica a incidência de fenômenos e a diferença entre os corpos celestes
Carlos Grevi/Vagner Basílio-estagiário

Astrônomo explica a incidência de fenômenos e a diferença entre os corpos celestes

Você já parou para pensar o que anda acontecendo com o nosso universo? São normais tantos relatos recentes de supostos meteoros em distintas partes do mundo? Como se explicam esses fatos que ultimamente estão se tornando mais comuns no dia-dia e despertando cada vez mais a atenção e até mesmo o medo das pessoas?
Após um meteorito deixar 400 pessoas feridas na Rússia na última sexta-feira (15/02), na manhã desta quarta-feira (20/02), a passagem de outro meteoro cruzando o céu do município de Campos, causou grande surpresa e chegou a assustar muitas pessoas que disseram ter visto o fenômeno. Divulgada em primeira mão pelo Site Ururau nesta quinta-feira (21/02), a gravação de um áudio do aeroporto de Vitória com um piloto de uma aeronave, sugere a passagem de até dois. O fenômeno pôde ser visto de Realengo, no Rio de Janeiro a Vitória no Espírito Santo.
O acontecimento causou espanto, medo, além de muita euforia e curiosidade das pessoas que estão mais do que nunca atentas e ligadas a qualquer fato novo vindo do céu.
Segundo o Coordenador do Clube de Astronomia Louis Cruls, o astrônomo Marcelo de Oliveira Souza, vários fenômenos foram registrados em diferentes países nos últimos dias. Além dos citados acima, na última sexta-feira (15/02) houve registros na Califórnia e Cuba. No dia seguinte, sábado (16/02) foi a vez da Espanha e não parou por aí. No último domingo (17/02) tiveram registros na Flórida e na noite desta quarta-feira (20/02), em Caracas.
Apesar da grande incidência de relatos e registros envolvendo meteoros e meteoritos, Marcelo explicou que não há nenhuma explicação concreta até o momento para os últimos acontecimentos.
“A entrada de meteoros é comum tanto que são popularmente chamados de estrelas cadentes, só que estes estão sendo bem maiores e muito brilhantes, observados durante o dia, fato geralmente que não é tão comum, por isso estão se destacando”, disse.
Ainda de acordo com o astrônomo, vários fatores podem ser considerados. “O primeiro que pode ser também uma questão psicológica o que estaria influenciando a aparecer tantos relatos, porque as pessoas agora estão mais atentas a partir do que aconteceu na Rússia. Então isso pode estar chamando mais a atenção e as pessoas estarem relatando com mais frequência o que estão vendo no céu. O outro fator é a comprovação real com a passagem de objetos muito brilhantes que a princípio não têm risco nenhum, porque são objetos pequenos, apesar de estar chamando a atenção, nenhum deles chega aos pés do que aconteceu na Rússia até agora”. 
Marcelo frisou que todas essas últimas ocorrências, possuem um lado muito positivo pede que as pessoas fiquem atentas e reportem seus relatos, pois eles são de extrema importância para a realização de previsões e registros desses fenômenos.
“Isso está sendo até bom para a gente, porque é uma maneira de divulgar a astronomia. Não há risco do impacto de um grande objeto na Terra. Tudo isso que está acontecendo agora é muito semelhante a queda de um meteorito que caiu em Varre-Sai no ano de 2010, quando uma ‘bola de fogo’ foi avistada de vários lugares”, relatou ele explicando que o estudo vai se voltar para o possível local que possa ter caído o meteorito.
As pessoas que tiveram a curiosidade e a vontade de visitar o Observatório e fazerem parte do Clube de Astronomia localizado no Instituto Federal Fluminense (IFF), as visitas estão abertas durante toda a semana, a partir das 19h.
ASTERÓIDE, METEORO OU METEORITO?O astrônomo explica a diferença entre a definição de asteroide, meteoro e meteorito.
“Um asteroide é a rocha quando está vagando pelo espaço. Quando é pequeno a gente chama de meteoroide. Quando eles penetram na atmosfera, ela tenta frear esse movimento e então, ele vai aquecendo pelo atrito. Esse aquecimento faz com que o objeto seja destruído, o que produz aquela luz que as pessoas observam, que na realidade se chama meteoro. Se o objeto for muito pequeno, ele é praticamente todo destruído. Mas se ele for um pouquinho maior, como é o caso desse que passou recentemente, ele não é totalmente destruído e chega um momento que vários pedaços chegam ao solo, que são os meteoritos”, definiu Marcelo.
 

Priscila Chiapin

Fonte ururau


sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

MOMEM GANHA CORAÇÃO E SE CASA COM VIÚVA DO DOADOR.


Celedino Vieira é o paciente vivo mais antigo a realizar o procedimento em Campo Grande (MS)

  • Direto de Campo Grande (MS)
Há 14 anos, Celedino Vieira, 59, ganhou de volta a vida e um inusitado amor com o transplante de coração. A cirurgia o fez recuperar as batidas no peito e conhecer sua atual esposa: Leila, 38, a viúva do doador. 
Como ele mesmo e seus amigos brincam, o paciente levou o coração e a mulher do doador Adenilson de Souza Batista, 26. Se fosse enredo de um conto romântico, Celedino poderia ser apresentado como o protagonista que recebeu a missão de continuar fazendo o coração bater no peito, tanto dele como de Leila e de seus dois filhos, de 6 e 8 anos na época.
Além da história de amor, o transplante é responsável por quebrar mais um dos estigmas a cerca do que é ou não possível para a razão humana. Celedino supera a marca de 10 anos, prazo previsto de vida do novo coração informado pelo médico na época do transplante, e ainda garante que vive com qualidade. 
Leila e Celedino: história de amor de novela Foto: Facebook / Reprodução
Leila e Celedino: história de amor de novela
Foto: Facebook / Reprodução
Ele é o paciente vivo mais antigo que realizou esse tipo de transplante em Campo Grande (MS), na Santa Casa. A primeira cirurgia foi feita em 1993 e ele foi o quarto a realizar o procedimento. Em 2005, os transplantes foram interrompidos pela falta de estrutura do hospital e só foram retomados na semana passada, oito anos depois. 
“Da minha turma de oito transplantados, todos já morreram. O último foi há dois meses, agora não sei se fico alegre ou preocupado”, brinca.
Quando realizou o transplante, em 1998, Celedino esperava há um ano e meio na fila depois de ser diagnosticado com miocardiopatia dilatada, dois anos antes. Ele morava na cidade de Dourados, interior de MS, e revezava os dias de trabalho com as viagens até a capital para tratamento na Santa Casa. 
Depois de duas tentativas frustradas de transplante, o paciente recebeu a notícia de que tinha um coração pronto para cirurgia. O doador era um jovem, que teve morte encefálica após ser baleado durante briga em lanchonete. A vítima estava em um táxi e não tinha nada a ver com a confusão no local. 
A cirurgia foi bem-sucedida e Celedino pode retomar a vida normal, com o trabalho, a esposa de mais de 20 anos de casamento e os dois filhos. Mas guardou o desejo de conhecer a família do doador e agradecer pessoalmente, quem sabe poder ajudar de alguma forma. 
“O desejo de conhecer a família foi imediato, mas só consegui encontrar eles depois de um ano. Enchi tanto a menina do hospital que consegui um telefone, do sogro do doador, e aí comecei a fazer contato”, diz.
Novo amor 
Ele foi até Campo Grande conhecer a viúva Leila e os dois filhos do casal. Descrente de histórias de amor do tipo de novelas, mesmo ele próprio sendo um personagem da vida real, Celedino já esclarece, logo no início da fala, que não teve “nada de amor à primeira vista”. 
"Tinha certa aversão a ele, mas nada ligado ao fato dele ter recebido o coração, era coisa de não ir com a cara mesmo"
Leila sobre primeiro contato com Celedino
Para ele, os acontecimentos em torno de um só coração se tratam de pura “coincidência”.
Coincidências do amor ou não, as duas famílias mantiveram contato, à distância. Só cerca de dois anos depois, já separado da primeira esposa, é que os dois corações voltaram a bater na mesma sintonia.
“Mudei para Campo Grande para abrir uma empresa e ficava muito sozinho. Como só conhecia eles, ia sempre visitar, às vezes almoça junto no fim de semana e fomos criando uma amizade. No começo eu gostava mais das crianças do que dela e me aproximava mais por gratidão, para querer ajudar”, conta.
Leila diz que só aceitou a aproximação por “muita insistência” de Celedino. “Não queria nenhum tipo de envolvimento com ele. Tinha certa aversão a ele, mas nada ligado ao fato dele ter recebido o coração, era coisa de não ir com a cara mesmo”, admite. 
Mas como coisa de coração simplesmente acontece e ninguém explica, os dois se apaixonaram. Após dois anos de namoro, Celedino chamou Leila para ir morar com ele na cidade de Jardim, interior de MS, onde os dois estão juntos até hoje. 
Ela brinca que os dois são o casal mais “incompatível que conhecem”, mas que se encontraram mesmo com seus jeitos diferentes e que é “loucamente apaixonada”.
Coração 
Celedino e a mulher também se tornaram incentivadores assíduos da doação de órgãos. Ela lembra que a história quase não aconteceu porque era contra a doação dos órgãos do então marido.
O jovem, no entanto, era doador declarado e o médico a convenceu de que essa seria uma forma de manter batendo o coração do homem que ela amava. Os órgãos ainda beneficiaram outras quatro pessoas, que Leila nunca conheceu.
Em tom de brincadeira, Celedino reafirma o sucesso do transplante e diz que só em um ponto não fez efeito. “O doador era corintiano roxo e eu detesto o coringa”, diz o torcedor do Palmeiras, mas que não se declara fanático por time. 
Em Mato Grosso do Sul, 19 pessoas esperam atualmente na fila de transplantes. A esperança é de que a fila volte a andar agora depois de ter ficado oito anos parada. Na semana passada foi realizado o primeiro transplante após a reforma de R$ 2 milhões na Santa Casa, com recurso doado por um pecuarista. 

Especial para Terra

SÃO FRANCISCO DO ITABAPOANA RECUPERA ESTRADAS COM OPERAÇÃO TAPA BURACO

 

Cerca de 300 quilômetros de estradas já passaram por manutenção em todo município
Divulgação

Cerca de 300 quilômetros de estradas já passaram por manutenção em todo município

A prefeitura de São Francisco de Itabapoana prossegue com a operação tapa buracos e o patrolamento das estradas. O trabalho acontece em todo município visando ao fechamento dos buracos nas estradas asfaltadas e a recuperação das estradas vicinais.
Foi disponibilizado pela Secretaria de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos caminhões para transportar a massa asfáltica, trator, máquina de rolo, além da equipe especializada. Essa iniciativa é uma parceria com o governo do Estado.
A operação tapa buracos já passou pela sede do município e pelas localidades de Santa Clara, Macuco, Barra do Itabapoana, Santo Amaro e Praça João Pessoa. Nesta semana o serviço está sendo realizado na comunidade de Gargaú.
Cerca de 300 quilômetros de estradas já passaram por manutenção em todo município, beneficiando comunidades rurais como Pingo D’água, Morro Alegre, Boa Vista Italiana, Espiador, Santo Amaro, Estreito Lagoa Dos Paus, Santa Rita, entre outras.
De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Roosevelt Batista, o objetivo é melhorar a infraestrutura das estradas em todo o município. “Toda a nossa equipe está trabalhando para reparar as ruas esburacadas pela degradação do tempo e de outros fatores. Enquanto existir algum buraco, vamos tapar”, afirmou o secretário.

REPRESENTANTES DA MARINHA DO BRASIL, DO DER E DA PRERFEITURA DE SJB VISITAM LOCAL ONDE SERÁ CONSTRUÍDA A PONTE SJB A SFI


A cabeceira do lado de São Francisco de Itabapoana ficará em território de Campos, porém próximo ao limite dos dois municípios e a poucos quilômetros do antigo projeto.

 Uma  comitiva técnica  formada por engenheiros da Secretaria de Planejamento da prefeitura de SJB, representantes da Marinha do Brasil e de engenheiro do DER Departamento de Estradas de Rodagens esteve nesta terça-feira, 20, pela manhã visitando os locais onde serão construídas as cabeceiras do ponte que ligará SFI a SJB.  


A visita teve por objetivo , segundo o Cabo Emerson da Capitania dos Portos de São João da Barra  a emissão, por parte da Marinha do Brasil, de um parecer para liberação das obras da ponte.

A vistoria de acordo com o Cabo Neto tem o propósito de se elaborar  um documento no que concerne ao ordenamento do espaçamento acroviário e a segurança da navegação sem prejuízo das obrigações dos interessados perante aos demais órgãos responsáveis.

"Tudo será avaliado e posteriormente será dado o parecer final, com verificação do  local  se há um fluxo constante de navegação", disse.

"Estamos tirando fotos para posteriormente ser dado o parecer final. Compete a  Marinha só este aspecto  porque diz respeito a jurisdição sobre as águas", acrescentou.


O engenheiro do DER Norte Fluminense  Ivan do Amaral Figueiredo disse que a  largura da ponte será de 16m20 com duas pistas de rolamento, dois acostamentos e uma área de pedestre.

Segundo Dr. Ivan a previsão de início das obras é para abril de 2013.

Participaram da visita os representantes da Capitania dos Portos, Sargento Neto e Cabo Emerson, além do engenheiro do DER Norte Fluminense  Ivan do Amaral Figueiredo, do Sub secretário Transportes da prefeitura de SJB Felipe Quintanilha. do Adriano Martins Coordenador da Defesa Civil de SJB e dos engenheiros da Secretaria de Planejamento da prefeitura de SJB, Luiz Fernandes e  Carlos Augusto.

Outras informações obtidas com o engenheiro do DER Norte Fluminense  Ivan do Amaral Figueiredo: a Estrada de acesso da ponte pelo lado de São Francisco de Itabapoana a RJ-196, terá uma largura de 12 metros. Este será o acesso da ponte para quem vem de Gargaú ou Santa Clara. Será construída também uma Estrada de acesso a Santa Clara pela antiga Estrada da Linha. 


Dr. Ivan garantiu que tão logo seja concluída a licitação dia 25 de março é bem provável que as obras comecem em abril.


As empreiteiras interessadas em participar da licitação serão obrigadas a conhecerem todo o trajeto da ponte e seus acessos. "Ninguém pode participar de uma licitação sem conhecer o que vai construir", comentou. Assim, antes do dia 24 de março, muitas visitas ainda serão feitas aos locais onde serão construídas as cabeceiras da ponte e as Estradas.


O prefeito Neco de São João da Barra colocou à disposição da comitiva, veículos e barcos  da Defesa Civil de São João da Barra. Antes da saída da comitiva conversamos pelo telefone com o prefeito Neco que disse ser esta obra uma das mais importantes para a geração do desenvolvimento Regional no que concerne ao isentivo ao  turismo, a indústria e a geração de mão de obras. "Ficou feliz de poder inaugurar esta importante obra junto com o Governador Sergio Cabral e demais autoridades de nossa região.", disse.


Nova ponte encurtará a distância para o Porto do Açu


Como o Blog já divulgou, os antigos pilares não serão aproveitados. A nova ponte será construída cinco quilômetros rio acima, e a cabeceira do lado norte ficará em território campista, porém próximo ao limite com o município de São Francisco de Itabapoana. Essa mudança vai aumentar um pouco a distância entre São Francisco de Itabapoana e São João da Barra, entretanto, com o novo projeto, a distância para os sanfranciscanos chegarem ao porto do Açu será encurtada, já que a cabeceira do lado de São João da Barra ficará próximo ao trevo de acesso ao empreendimento do Grupo EBX.
“É importante ressaltar que o projeto antigo da ponte é de 7 km de viaduto, passando em uma área que fica totalmente alagada no período de cheia do Rio Paraíba do Sul e a construção de um dique para substituir determinados trechos seria inviável na questão ambiental”, disse Ivan. O engenheiro ressalta que o projeto atual da ponte é de 1344 metros e não vai interferir em nada na questão do meio ambiente, além disso, a mudança de local de construção da ponte não vai prolongar muito a distância entre São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, que será aumentada em apenas 4,5 KM. 




Representantes da Marinha do Brasil - Capitania dos Portos conversam com a imprensa.
Neste trecho, é onde surgirá a ponte de 1 km e trezentos metros.
Seta indica a demarcação do local exato onde será construída a cabeceira da ponte.


Engenheiro Dr. Ivan exibe parte do projeto de construção da ponte.
Fonte Blog do Paulo Noel

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

RÁDIO ESTÁ PRESENTE EM 88% DAS RESIDÊNCIAS BRASILEIRAS


Brasília - Apesar do avanço de novas mídias e da expansão do acesso à internet, o rádio continua sendo um dos principais veículos de informação dos brasileiros. Segundo a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert),o rádio - que comemora hoje seu dia mundial - está presente em 88,1% dos domicílios do país, perdendo apenas para a televisão, que tem penetração de cerca de 97%.
O país tem aproximadamente 9,4 mil emissoras de rádio em funcionamento, incluindo emissoras comerciais AM e FM e rádios comunitárias. O número é mais que o dobro do registrado há dez anos, segundo dados do Ministério das Comunicações. Nos estados de São Paulo e Minas Gerais estão concentrados os maiores números de emissoras, com 1,4 mil e 1,3 mil, respectivamente.
O número de aparelhos de rádio convencionais passa de 200 milhões no Brasil, além de 23,9 milhões de receptores em automóveis e do acesso por aparelhos celulares, que somam  cerca de 90 milhões. Isso sem falar no acesso às emissoras pela internet, por meio de computadores e smartphones. Aproximadamente 80% das emissoras do país já transmitem sua programação pela rede mundial de computadores.
O presidente da Abert, Daniel Slaviero, destaca que o rádio está se adaptando às novas tecnologias para disputar o mercado altamente competitivo da informação e do entretenimento. “Acreditamos no futuro do rádio, não como nossos pais e avós o conheceram, mas inovador, ágil, interativo e com a mesma importância social, eficiência comunicativa e proximidade com as comunidades e os ouvintes. Aos 90 anos, não há dúvida de que o rádio está em plena reinvenção”, avalia.
Para o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, o rádio faz parte da cultura dos brasileiros e não perderá espaço porque está acompanhando a evolução do setor. “Neste momento especial de transformações tecnológicas e do aparecimento de outras mídias, o rádio segue firme no nosso dia a dia porque também se transformou. Hoje é comum, corriqueiro, ouvirmos a transmissão da programação também pela internet, direto das redações das emissoras”, diz. O ministro garante que o governo trabalha para dar à radiodifusão a flexibilidade e pujança necessárias para continuar a crescer. (Ag. Br)
Fonte -Paulo Noel
NOTA DO BLOG - Fã do rádio, desde os sete anos de idade, quando ainda não havia luz elétrica, este era ligado a uma bateria, mais estreita do que uma lata de tinta de 18 litros ou a uma bateria de carros. Funcionava só na freqüência AM,em ondas curtas e médias, pois ainda não existia a FM. Lembro me bem de várias estações de Rádio famosas como a Rádio Nacional, Tupi, Globo, Mairynk Veiga, Tamoio, Mundial e outras, no Rio de Janeiro. Em São Paulo, a Rádio Nacional, inaugurada oficialmente em 12 de setembro de 1936 e tantas outras. Na cidade de Campos dos Goitacazes, lembro-me com saudade da Rádio Jornal Fluminense, Cultura, Continental, Campos Difusora, Campista Funciona e outras. Alguns programas que fizeram sucesso: na rádio Globo do Rio, além das programações esportivas, comandas pelo saudoso Valdir Amaral, tinha programas musicais e noticiário, ao mesmo tempo, com Aroldo de Andrade, Adelzon Alves e outros. Na Rádio Nacional, havia programa de calouro, ao vivo, de onde sairam grandes artistas como Carmem Miranda, Francisco Alves, Caubi Peixoto e outros tantos. Tinha um radionovela denominada Jerônimo o Heroi do Sertão e a programação esportiva era comandada por Jorge Kury. Na Mayrink Veiga, o program Luiz de Carvalho (musical). Nas rádios de Campos, os programas que mais faziam sucessos eram os de dedicatórias, quando os ouvintes mandavam cartas solicitando músicas e oferecendo aos aniversariantes ou amigos. Lembro-me de alguns grandes apresentadores que já se foram desta para outra vida, como O seu Tião, o amigo do peito, programa sertanejo, pela manhã. Talvani Coutinho e Carlos Galveia o Bacaaaaaaaaaaaaana. Graças a Deus em evidência, na Rádio Difusora, creio que um dos mais antigos radialistas, o José Sales, conhecido carinhosamente como Zé de Barbinha, da localidade de Vila Nova (Campos dos Goitacazes), não poderia deixar de dizer que um dos maiores incentivadores do rádio em Campos foi o saudoso Andrel Tavares. Ficaria aqui a noite toda falando do rádio, mas a emoção é tão grande que não tenho condições. Voltarei ao assunto.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

UM GOVERNO VOLTADO PARA O POVO DE SFI



                            
 

               


           Durante estes anos, que convivo com a política, já vi muitos tipos de governos. Têm governos que dão tudo de si para o povo e têm governos que tiram tudo do povo e pegam para si. Estes últimos são os que mais estão em evidência. Sei que sou suspeito de falar, por estar fazendo parte do governo, mas já estive em outro e nem por isso deixei de tecer as minhas críticas. Têm alguns invejosos e incompetentes que ajudaram a
afundar o governo passado, pois só olhavam para os seus umbigos e os dos seus familiares e que estão tentando desestabilizar um governo que está iniciando, que ao lerem esta matéria, chamar-me-ão de bajulador. Ligo não, é um facezinho sem crédito nenhum. Eles também o são, só que terão que esperar no mínimo uns oito anos para voltarem a bajular. Mas não é destes desocupados que eu quero falar e sim daqueles que estão fazendo o impossível, para trazer à população de São Francisco de Itabapoana, a tranqüilidade, o respeito e a dignidade que há muito tempo tiraram. Se olharmos, com os olhos da verdade, sem revanchismo, inveja, ódio ou rancor, já  dá para sentir que, com apenas quarenta dias de governo, Dr. Pedrinho  Cherene, Amaro Barros e equipe, estão conseguindo aos trancos e barrancos, cicatrizar uma grande ferida deixada pelo governo anterior, como todos já conhecem a história. Algumas coisas ainda não aconteceram devido a morosidade, que é normal das Licitações. Mesmo assim, com a credibilidade do grupo,  já conseguiu substituir os pneus de quase toda a frota, principalmente os que servem à Secretaria de Saúde, pois o que o governo passado estava fazendo estava sendo um crime, todos carecas ou lisos. Pagaram o mês de dezembro aos funcionários concursados, que o prefeito passado deixou de fazê-lo. Pagou no quinto dia útil a todos os funcionário sem aquela palhaçada de pagar hoje a fulano e amanhã  sicrano. Os médicos, que antes ficaram três meses sem receber, receberam em dia. Por falar em médicos, hoje está difícil de contratar a alguns, pois ficaram sem receber, no governo passado. Está conversando com alguns fornecedores, como a AMPLA e outros, tentando um acordo para pagar as dívidas atrasadas. Sem fazer estardalhaços, sem chamar a imprensa, pois sabem que não estão fazendo favor algum à população, é obrigação, já chegaram duas remessas de remédios. E o que chegou naquelas caixas, eram remédios mesmos, não eram só algodão e fraudas. Se voltarmos um pouco no tempo, lembramos que todos os dias havia muitas reclamações de pacientes na Rádio São Francisco FM. Hoje, 12/02/13, não se tem ouvido reclamações. Isto é ou não é UM GOVERNO VOLTADO PARA O POVO? 
 
EM TEMPO: quando é que aconteceu em nosso município, uma eleição da Câmara de Vereadores, sem aquela pouca vergonha, dos edis sumirem do município e só voltarem depois dos conchavos feitos por debaixo dos panos? "PEDE QUEM PODE OBEDECE QUEM TEM JUÍZO" 

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

REUNIÃO DISCUTE FISCALIZAÇÃO EM CASAS NOTURNAS EM SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA

  

Fiscalização e inspeção em casas noturnas do município foram os assuntos de uma reunião, ocorrida na segunda-feira (04/02), envolvendo representantes de secretarias e demais órgão da administração municipal de São Francisco de Itabapoana.

No município existem em torno de 20 casas de eventos, englobando clubes, hotéis com salão de festas e casas noturnas. Para que o proprietário do espaço não seja notificado é preciso solicitar ao Corpo de Bombeiros a emissão do Certificado de Aprovação, documento que garante que as instalações estão de acordo com a legislação de segurança, contra incêndio e pânico.

Com esse documento em mãos o dono do estabelecimento poderá solicitar à Fazenda Municipal o alvará de funcionamento. O subsecretário de Defesa Civil, Sila Pereira, informa que o Corpo de Bombeiros já está percorrendo os municípios da região para conferir se as instalações das casas de eventos estão dentro das normas legais.

A atuação atende ao decreto Estadual nº 897/76 que rege sobre o Código de Segurança contra incêndio e pânico. Para que a secretaria de Fazenda possa notificar os prédios irregulares, foi elaborada uma minuta da lei municipal para aprovação do prefeito. Depois de aprovado, o documento segue para a Câmara dos Vereadores. “A cada um compete sua responsabilidade: ao proprietário estar com seu estabelecimento dentro das exigências legais, ao bombeiro a inspeção e emissão do laudo e ao governo municipal a emissão do alvará.

Antes de liberar a autorização, a secretaria também envia fiscais para conferir as informações”, explicou o secretário municipal de Fazenda, Marcelo Tadeu dos Santos Abreu. Participaram da reunião o secretário de Turismo, André Ricardo, o comandante da Guarda Civil Municipal, Ricardo Soares, o secretário de Fazenda, Marcelo Tadeu dos Santos Abreu, o subsecretário de Defesa Civil, Sila Pereira e o subtenente da polícia militar de São Francisco, Josiel Barreto Mendes, que na ocasião representou o comandante capitão Jones. 

Condições mínimas - O Certificado de Aprovação atribui uma série de exigências: - Às instalações cabe: obedecer às normas da ABNT; possuir extintores de incêndio; Instalar duas portas em lugares distintos, contendo dois metros para lotação de 400 pessoas. Possuir, ainda, ferragens que abrem de dentro para fora com saída na calçada; Sinalizar as saídas com iluminação de emergência; Orientar o público sobre a relação dos dispositivos de emergências antes mesmo de dar início ao evento. - Materiais diversos como forros e cortinas deverão passar por tratamentos antichamas. (Matéria da Ascom SFI)

sábado, 2 de fevereiro de 2013

GAROTINHO E PAULO FEIJÓ UNIDOS PARA UM ESTADO DO RIO MELHOR




Por Saulo Pessanha, em 01-02-2013 - 20h30

O deputado Paulo Feijó considera que a eleição de Anthony Garotinho para liderar o PR na Câmara vai ser importante para o partido. “Garotinho estará representando os interesses da nossa bancada e com competência saberá trabalhar para que nós do PR, unidos, façamos o melhor pelo Brasil, esperando do Governo reconhecimento e reciprocidade junto aos parlamentares em suas bases”.
Feijó também destaca que esta é uma vitória muito importante para o fortalecimento de Campos e dos demais municípios das regiões Norte e Noroeste do Rio de Janeiro na luta pelos royalties do petróleo, uma vez que, conduzindo o PR, Garotinho poderá trabalhar melhor em Brasília na defesa dos municípios produtores.
No seu blog, Feijó assinala que está muito feliz por ter tido a oportunidade de oferecer “uma contribuição” no trabalho de articulação junto à bancada para Garotinho assumir a liderança do partido. “A missão foi cumprida. A liderança do PR vai dar a Garotinho a visibilidade que ele, que foi governador, merece”.

Por Saulo Pessanha, em 01-02-2013 - 14h45

Ao ser eleito, agora à pouco, o novo líder do PR na Câmara, o deputado Anthony Garotinho defendeu a definição de um rumo para o PR que, segundo ele, poderá ser a volta à base do governo ou ir para a oposição. Garotinho fez questão de dizer que sente que é desejo da maioria da bancada integrar a base aliada, mas que o importante é o PR crescer e isso podem acontecer estando ao lado do governo ou na oposição.
— Defendo um projeto político que faça nosso partido crescer. Nosso partido pode crescer de mãos dadas com o governo ou sem ele. Nós estamos sem direção. Vamos definir juntos nossa direção, darmos as mãos e ir em frente – disse Garotinho, acrescentando:
— Vou fazer tudo o que é preciso e atender o desejo da bancada de ir para o governo, vou me despir de qualquer vaidade, de qualquer projeto pessoal. Mas não hesitarei se tivermos que ser oposição.
Em seu primeiro discurso, o novo líder pediu a unidade da bancada, que é a quinta maior da Câmara, com 37 deputados.
— Jamais colocarei qualquer interesse pessoal quando for diferente do interesse da maioria da bancada. Nós não somos 37 deputados, somos um voto. Vou trabalhar para evitar racha, divisão, ressentimento, não olhem para trás. Se olhasse não estaria aqui como deputado federal.


Por Saulo Pessanha, em 02-02-2013 - 13h12



Novo líder do PR na Câmara dos Deputados, eleito ontem, por aclamação, Anthony Garotinho fez hoje, no programa “Entrevista Coletiva”, da Diário FM, um agradecimento público ao colega de bancada, Paulo Feijó.
Segundo Garotinho, Feijó foi um entusiasta dessa liderança, “ele que já exerceu quatro mandatos na Câmara e sabe que os líderes têm muito poder em Brasília, sendo, inclusive, os interlocutores que representam os deputados junto à Presidência da República e aos Ministros”.
Garotinho destacou que Paulo Feijó o incentivava quase diariamente a aceitar o desafio de ser líder, idéia que, no início da legislatura, resistiu, porque terá que liderar, além dos 37 deputados do PR, os do PHS, do PT do B e do PTC, que fazem parte de um só bloco.
— Liderar 46 deputados não é uma tarefa fácil. Mas quero agradecer publicamente ao deputado Paulo Feijó. O incentivo e o apoio dele foram decisivos na decisão que eu tomei de aceitar o desafio de ser líder do PR e desse bloco.