A
cabeceira do lado de São Francisco de Itabapoana ficará em território
de Campos, porém próximo ao limite dos dois municípios e a poucos
quilômetros do antigo projeto.
Uma comitiva técnica formada por engenheiros da Secretaria de
Planejamento da prefeitura de SJB, representantes da Marinha do Brasil e
de engenheiro do DER Departamento de Estradas de Rodagens esteve nesta
terça-feira, 20, pela manhã visitando os locais onde serão construídas
as cabeceiras do ponte que ligará SFI a SJB.
A
visita teve por objetivo , segundo o Cabo Emerson da Capitania dos
Portos de São João da Barra a emissão, por parte da Marinha do Brasil,
de um parecer para liberação das obras da ponte.
A
vistoria de acordo com o Cabo Neto tem o propósito de se elaborar um
documento no que concerne ao ordenamento do espaçamento acroviário e a
segurança da navegação sem prejuízo das obrigações dos interessados
perante aos demais órgãos responsáveis.
"Tudo
será avaliado e posteriormente será dado o parecer final, com
verificação do local se há um fluxo constante de navegação", disse.
"Estamos
tirando fotos para posteriormente ser dado o parecer final. Compete a
Marinha só este aspecto porque diz respeito a jurisdição sobre as
águas", acrescentou.
O
engenheiro do DER Norte Fluminense Ivan do Amaral Figueiredo disse que
a largura da ponte será de 16m20 com duas pistas de rolamento, dois
acostamentos e uma área de pedestre.
Segundo Dr. Ivan a previsão de início das obras é para abril de 2013.
Participaram
da visita os representantes da Capitania dos Portos, Sargento Neto e
Cabo Emerson, além do engenheiro do DER Norte Fluminense Ivan do Amaral
Figueiredo, do Sub secretário Transportes da prefeitura de SJB Felipe
Quintanilha. do Adriano Martins Coordenador da Defesa Civil de SJB e dos
engenheiros da Secretaria de Planejamento da prefeitura de SJB, Luiz
Fernandes e Carlos Augusto.
Outras informações obtidas com o engenheiro do DER Norte Fluminense Ivan do Amaral Figueiredo: a Estrada de acesso da ponte pelo lado de São Francisco de Itabapoana a RJ-196, terá uma largura de 12 metros. Este será o acesso da ponte para quem vem de Gargaú ou Santa Clara. Será construída também uma Estrada de acesso a Santa Clara pela antiga Estrada da Linha.
Dr. Ivan garantiu que tão logo seja concluída a licitação dia 25 de março é bem provável que as obras comecem em abril.
As empreiteiras interessadas em participar da licitação serão obrigadas a conhecerem todo o trajeto da ponte e seus acessos. "Ninguém pode participar de uma licitação sem conhecer o que vai construir", comentou. Assim, antes do dia 24 de março, muitas visitas ainda serão feitas aos locais onde serão construídas as cabeceiras da ponte e as Estradas.
O prefeito Neco de São João da Barra colocou à disposição da comitiva, veículos e barcos da Defesa Civil de São João da Barra. Antes da saída da comitiva conversamos pelo telefone com o prefeito Neco que disse ser esta obra uma das mais importantes para a geração do desenvolvimento Regional no que concerne ao isentivo ao turismo, a indústria e a geração de mão de obras. "Ficou feliz de poder inaugurar esta importante obra junto com o Governador Sergio Cabral e demais autoridades de nossa região.", disse.
Nova ponte encurtará a distância para o Porto do Açu
Outras informações obtidas com o engenheiro do DER Norte Fluminense Ivan do Amaral Figueiredo: a Estrada de acesso da ponte pelo lado de São Francisco de Itabapoana a RJ-196, terá uma largura de 12 metros. Este será o acesso da ponte para quem vem de Gargaú ou Santa Clara. Será construída também uma Estrada de acesso a Santa Clara pela antiga Estrada da Linha.
Dr. Ivan garantiu que tão logo seja concluída a licitação dia 25 de março é bem provável que as obras comecem em abril.
As empreiteiras interessadas em participar da licitação serão obrigadas a conhecerem todo o trajeto da ponte e seus acessos. "Ninguém pode participar de uma licitação sem conhecer o que vai construir", comentou. Assim, antes do dia 24 de março, muitas visitas ainda serão feitas aos locais onde serão construídas as cabeceiras da ponte e as Estradas.
O prefeito Neco de São João da Barra colocou à disposição da comitiva, veículos e barcos da Defesa Civil de São João da Barra. Antes da saída da comitiva conversamos pelo telefone com o prefeito Neco que disse ser esta obra uma das mais importantes para a geração do desenvolvimento Regional no que concerne ao isentivo ao turismo, a indústria e a geração de mão de obras. "Ficou feliz de poder inaugurar esta importante obra junto com o Governador Sergio Cabral e demais autoridades de nossa região.", disse.
Nova ponte encurtará a distância para o Porto do Açu
Como
o Blog já divulgou, os antigos pilares não serão
aproveitados. A nova ponte será construída cinco quilômetros rio acima, e
a cabeceira do lado norte ficará em território campista, porém próximo ao limite com o município de São Francisco de Itabapoana. Essa
mudança vai aumentar um pouco a distância entre São Francisco de Itabapoana e São João
da Barra, entretanto, com o novo projeto, a distância para os sanfranciscanos
chegarem ao porto do Açu será encurtada, já que a cabeceira do lado de São João
da Barra ficará próximo ao trevo de acesso ao empreendimento do Grupo EBX.
“É importante ressaltar que o projeto antigo da ponte é
de 7 km de viaduto, passando em uma área que fica totalmente alagada no período
de cheia do Rio Paraíba do Sul e a construção de um dique para substituir
determinados trechos seria inviável na questão ambiental”, disse Ivan. O engenheiro
ressalta que o projeto atual da ponte é de 1344 metros e não vai interferir em
nada na questão do meio ambiente, além disso, a mudança de local de construção
da ponte não vai prolongar muito a distância entre São João da Barra e São
Francisco de Itabapoana, que será aumentada em apenas 4,5 KM.
Representantes da Marinha do Brasil - Capitania dos Portos conversam com a imprensa.
Neste trecho, é onde surgirá a ponte de 1 km e trezentos metros.
Seta indica a demarcação do local exato onde será construída a cabeceira da ponte. |
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