quinta-feira, 12 de setembro de 2013

MISS LAVOURA 2013 ELEGE A MAIS BELA CORTADORA DE CANA DA REGIÃO

foto Carlos Grevi

  Oconcurso tem o objetivo de valorizar a mulher que trabalha nas lavouras

Elas trocaram o facão pela maquiagem. Os canaviais pela passarela. Elas são as cortadoras de cana que trocaram momentaneamente o trabalho pesado da lavoura pela leveza de uma miss.
O concurso que está dando o que falar é o Miss Lavoura 2013. Um o concurso de beleza organizado pela Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro (Coagro) que está transformando a rotina das guerreiras da lavoura de cana.
Beleza, simpatia e elegância são os pré-requisitos para eleger a Miss Lavoura 2013 e nenhum desses adjetivos faltam para as nove candidatas que estão muito entusiasmadas com a novidade.
“Estou muito surpresa com isso tudo, não sabia que seria assim, mas é uma surpresa muito boa”, destaca a candidata Eva Maria, 42 anos sobre a proporção do concurso.
Todas as nove inscritas atuam no árduo trabalho de corte de cana da região. Mesmo tendo que fazer um grande esforço físico, elas não abrem mão da vaidade.
“Vou na roça trabalhar com cana e não vou me arrumar? Eu sou vaidosa sim , passo maquiagem, solto o cabelo, não é porque a gente trabalha com corte de cana que eu vou relaxar”, afirma Márcia Leandra, 30 anos.
A candidata Adriana Cornélio, 35 anos, acha o mesmo.  “A maquiagem não pode faltar. Nós temos um dia muito cansativo e a gente tem que se produzir para o trabalho ou para onde for”, ressalta entusiasmada. Adriana trabalha há 17 anos na lavoura e ficou com o 3º lugar no concurso do passado.
O concurso que acontecerá no próximo dia 20 às 15h no Clube Recreativo Goitacá, em Goitacazes, elegerá 1º, 2º e 3º lugar. A ideia surgiu a partir de um programa criado pela Coagro com objetivo de humanizar a vida no campo.
“A ideia surgiu no ano passado, fizemos um projeto de humanização no campo e dentro desse projeto estava o concurso Miss Lavoura, que tem como objetivo valorizar a mulher”, afirma a assistente social Aline Fonseca.
Outra candidata à faixa que está super empolgada é Criciana da Conceição, 20 anos. Nos campos há três anos, ela conta como se sente. “Eu me interessei em participar e estou gostando muito, estou com bastante expectativa e quero muito ganhar”, exalta.
Sem dúvida alguma, as candidatas são guerreiras, pois acordar cedo, trabalhar oito horas cortando cana e ainda por cima chegar a casa e cuidar da família, não é tarefa para qualquer um. As belas cortadoras merecem todo respeito e valorização.
O concurso desse ano é realizado com diversas parcerias. E a ideia é que ano que vem os homens participem do evento que já tem até nome: é o Miss Facão. “A gente tem essa ideia de trazer os homens para o concurso, eles são mais tímidos, mas acho que vai dar certo”, finaliza Aline.

Fonte: Stella Freitas

Siga: twitter.com/siteururau

Nenhum comentário: