sexta-feira, 29 de novembro de 2013

SÃO FRANCISCO REALIZA 4º FORUM DE OUVIDORIAS DO SUS




 Na manhã desta sexta-feira (29/11), em São Francisco de Itabapoana, foi realizado o 4º Fórum Regional de Ouvidorias do SUS. O evento faz parte da meta do Plano Estadual de Saúde, que tem como objetivo apoiar as secretarias de Saúde na implantação de programas e na realização de debates acerca das questões voltadas para o setor.
 

 O encontro aconteceu na sede da prefeitura e reuniu representantes do Executivo e do Legislativo municipais, da secretaria de Estado da Saúde e da Central Estadual Regional de Regulação. O Fórum Regional é itinerante e acontece mensalmente. Para atender à demanda os municípios foram divididos por regiões e São Francisco faz parte da Região Norte, junto com outras sete cidades.


     A temática do 4º Fórum Regional foi “Regulação”. A representante da Central Estadual Regional da Regulação, Michele Santos, levou informações a respeito do tema e destacou seus objetivos e sobre a sua inserção no processo de Gestão Municipal da Saúde.

Em seguida foi a vez da Ouvidora-geral da Secretaria de Estado de Saúde, Márcia Lopes da Silva, falar da importância do setor da Ouvidoria inserido no setor.  “A Ouvidoria recebe questões de não a cesso a determinado serviço pelo usuário, e neste processo a regulação está envolvida, pois ela é uma ferramenta fundamental para garantir o acesso da população às ações e serviços de saúde”, argumentou a ouvidora.

Ao final, Márcia orientou que os membros do setor participassem do II Seminário Estadual de Ouvidoria do SUS, que acontecerá no dia 13 de dezembro, no Rio de Janeiro.



Nenhum comentário: