terça-feira, 5 de março de 2013

CURSO DE FORMAÇÃO PARA GRUPAMENTO AMBIENTAL ABERTO OFICIALMENTE EM SÃO FRANCISCO



Foi aberto oficialmente nesta terça-feira (05/03), por meio de uma aula inaugural, o curso de formação para o Grupamento Ambiental de São Francisco de Itabapoana (GAM-SFI). Formado como um destacamento da Guarda Civil Municipal, o órgão tem por objetivo prevenir e combater crimes ambientais e é a primeira etapa para o enquadramento do município na lei do ICMS Verde.

Os 17 guardas inscritos participarão do curso com uma carga horária de 120 horas, elaborado pelo Grupamento Ambiental do Município de Campos dos Goytacazes e aplicado no Horto Municipal da cidade vizinha. Ministram o curso professores com mestrado e doutorado na área ambiental. A previsão de duração do curso é até o próximo dia 22, incluindo provas com resultados nos dias 25 e 26. A solenidade de posse será no dia 28 do mesmo mês.
O prefeito Pedrinho Cherene, acompanhado do presidente da Câmara Municipal, Claudinho Viana, participou do evento, que contou ainda com a participação do Secretário de Meio Ambiente do Município, Claudio Heringer, do Comandante da GCM local, Ricardo Soares Alves e de representantes da Guarda Ambiental de Campos, da Polícia Ambiental do Estado do Rio de Janeiro e do projeto Tamar, entre outros.
Segundo o prefeito Pedrinho Cherene, a criação do Grupamento Ambiental mostra o compromisso do município com o meio ambiente. “Estamos engajados com a causa ambiental, pois sabemos de sua grande importância. A criação do GAM-SFI é o primeiro passo para nossa inclusão no ICMS Verde e estamos batalhando para que isso aconteça ainda no primeiro semestre deste ano”, destacou o prefeito.
Foi citada no encontro, ainda, a criação do Fundo Municipal de Meio Ambiente, outro dos pré-requisitos para a participação no ICMS Verde, que garante maiores repasses do Imposto sobre Circulação de Mercadoria às prefeituras que investem em meio ambiente.

Nenhum comentário: