quarta-feira, 27 de março de 2013

EXAME DE SOROLOGIA DE DENGUE EM PACIENTE QUE MORREU COM DIAGNÓSTICO DÁ NEGATIVO.




Secretário de Saúde Jayme Tinoco afirma que Ralphe Dutra Mota não contraiu dengue. Ralphe era de São Francisco de Itabapoana e faleceu no Hospital Escola Álvaro Alvim.


Resultado de exame comprova que Ralphe Dutra Mota não teve dengue

A Secretaria Municipal de Saúde de São Francisco de Itabapoana enviou e-mail ao Blog, em que apresenta o resultado negativo para dengue do paciente Ralphe Dutra Mota, que era morador em São Francisco de Itabapoana, e faleceu no dia 08 de março de 2013 no Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA). Já a família alega que o HEAA disse que Ralphe foi vítima de dengue hemorrágica, diagnóstico que inclusive foi colocado na declaração de óbito e consequentemente na certidão de óbito de Ralphe.
O secretário municipal de Saúde Jayme Tinoco disse que é natural que se tivesse a suspeita da dengue no caso de Ralphe. “Como o Estado do Rio de Janeiro vive uma epidemia de dengue é natural que se tenha a suspeita da doença em pacientes que apresentem sintomas clássicos da dengue, mas a confirmação apenas é possível mediante o resultado do exame. E o exame desse paciente deu negativo, ou seja ele não contraiu dengue”, afirmou Dr. Jayme. O médico disse ainda que na região de Brejo Grande, local onde Ralphe morava, não há casos notificados da doença.
A tia do rapaz, Demerilda da Silva Mota Santos, que havia concedido entrevista à Rádio São Francisco na semana passada, esteve apresentando ao Blog a declaração de óbito fornecida pelo HEEA. Ralphe era portador de Cirrose Hepática e morava na localidade de Canto do Junco, próximo a Brejo Grande, Zona Rural Norte de São Francisco de Itabapoana.
Segundo Demerilda, o sobrinho passou mal no dia 26 de fevereiro, passou a primeira noite no Hospital Municipal Manoel Carola, e foi liberado no dia seguinte, entretanto um dia depois voltou a ser internado. Seu quadro se agravou, e no dia 1º de março foi levado para o Hospital Álvaro Alvim, em Campos, ficando em coma até 08 de março, dia em que morreu.

Nota: O Blog deu a notícia baseado na declaração de óbito e na certidão de óbito, documentos oficiais apresentados pela família. Como o paciente apresentou os sintomas no dia 26 de fevereiro e veio a falecer no dia 08 de março, ou seja, passados mais de 10 dias, concluímos que o diagnóstico dado à família e preenchido na declaração de óbito tinha sido pautado no exame de sorologia, mas pelo que se viu na foi assim. O exame foi feito no dia 07 de março, um dia antes do falecimento de Ralphe.
Certidão de óbito apresentada pela família

Saiba mais:


Fonte - Blog do Paulo Noel

Nenhum comentário: