sexta-feira, 30 de maio de 2014

PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL E SOLIDÁRIO É AMPLAMENTE APROVADO

sexta-feira, Maio 23, 2014 - 19:00

Enviado por Carolina em sex, 05/23/2014 - 19:19
Foto: Albino Oliveira/MDA

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (Condraf) aprovou, nesta sexta-feira (23), por unanimidade, o Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PNDRSS). Após seis meses de debates, o documento apresenta estratégias, iniciativas e metas para efetivar políticas de desenvolvimento do rural brasileiro, considerando o protagonismo  das mulheres, da juventude rural e de povos e comunidades tradicionais.

“Esse plano para nós, além de importante, é real, pois se constitui em uma ferramenta de acompanhamento da nossa gestão e de orientação para as nossas políticas”, afirmou o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Laudemir Müller.
Segundo ele, o documento carrega em si os anseios do povo brasileiro por um rural desenvolvido. “Esse plano veio lá da base, dos nossos territórios, dos nossos municípios. Ele não veio de um debate fechado, mas de propostas do nosso povo, que foram sendo discutidas, aprovadas, organizadas e trazidas para um ambiente nacional, que resultou na aprovação das propostas na 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário para o texto final do documento”, explicou.

Entre as iniciativas do PNDRSS estão: a ampliação da oferta de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para a agricultura familiar e organizações econômicas; o desenvolvimento de planos específicos que contemplem os biomas brasileiros, em especial o Amazônico, com vistas ao fortalecimento do extrativismo; e a promoção do acesso à educação e qualificação profissional qualificada.
Para a secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Alessandra Lunas, a aprovação do plano no Ano Internacional da Agricultura Familiar, Campesina e Indígena “é muito importante para nós. Essa é a grande experiência que o Brasil tem já nas políticas que todo mundo quer conhecer de perto”, destacou.

Próximos passos
Durante a reunião, o secretário-executivo do Condraf, João Guilherme Abrahão explicou que o processo seguinte à aprovação do PNDRSS será da implementação das metas em todo o País.  “O Conselho tem agora, como  prioridade, a implementação do plano. Das iniciativas, uma que é muito importante e demandará bastante o Condraf,  é  a construção do Sistema Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário”.
A próxima reunião do Condraf está prevista para os dias 5 e 6 de agosto, em Brasília (DF).

Elaboração
O Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PNDRSS) foi resultado da quarta etapa da 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (2ª CNDRSS), realizada ao longo de 2013. Nas diferentes etapas, mais de 40 mil pessoas se envolveram nas discussões de propostas de desenvolvimento do Brasil rural.
Entre as novidades desse processo, está a paridade de gênero, garantindo 50% de mulheres entre os delegados, a participação de 20% de jovens em todas as etapas da conferência e uma delegação de povos e comunidades tradicionais.

Leonardo - Assessor Territorial Norte
Tel.: (22) 9 9991-4523   /   (22) 9 8142-3937
IDS-Ânima/MDA

Nenhum comentário: