quarta-feira, 23 de julho de 2014

MENINGITE TAMBÉM PODE SER TRANSMITIDA POR CARAMUJOS


O principal transmissor desse tipo de meningite no Brasil é o caramujo gigante africano

 A meningite é uma doença que ataca as três membranas responsáveis por proteger a medula espinhal, o encéfalo e outras partes do sistema nervoso central. Em casos graves, pode deixar sequelas e até matar. A doença é provocada por vírus e bactérias, mas também pode ser causada por um verme que vive em moluscos.

De acordo com a bióloga e chefe do laboratório de estudos de moluscos do Instituto Oswaldo Cruz, Silvana Thiengo, o principal transmissor desse tipo de meningite no Brasil é o caramujo gigante africano.


"Que é um caramujo que foi introduzido no Brasil para ser utilizado na alimentação, mas as pessoas desistiram, não têm hábito de comer caramujo no Brasil e eles se proliferaram. Hoje em dia, a gente tem relatos desse caramujo em todo o Brasil, praticamente todo o Brasil está infestado, e eles estão dentro das populações, próximos das casas, nos quintais, nos jardins, nas praças. Então o contato com as pessoas é muito facilitado."


A bióloga explica ainda que a pessoa contrai a meningite transmitida por caramujos se consumir verduras, legumes e frutas contaminadas com as larvas do verme encontradas no muco do molusco. Para evitar a contaminação, ela recomenda medidas preventivas.


Silvana orienta lavar bem as hortaliças antes de serem consumidas e depois deixar de molho numa solução que tenha hipoclorito de sódio que é uma colher de sopa de água sanitária, misturada num litro de água durante 30 minutos.


“Em seguida as hortaliças devem ser lavadas na água filtrada. Sempre que for fazer catação do caramujo, é importante que você use sacos plásticos, luvas para não ter contato direto com aquela baba, com aquele muco do molusco onde pode estar a larva do parasito. É importante recolher os ovos do caramujo, que costumam ficar semienterrados. Eles também podem estar contaminados com o verme responsável por causar a meningite", finaliza Silvana Thiengo.


Fonte: Ana Cláudia Amorim/ Ministério da Saúde

Nenhum comentário: