sábado, 9 de agosto de 2014

INAUGURAÇÃO DA ESCOLA MODELO EM SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA





Mais um resultado positivo dos esforços em prol da educação no município de São Francisco de Itabapoana. Foi inaugurada nesta sexta-feira (08), às 19h, no centro da cidade, a Escola Modelo Herval Luiz dos Santos Batista. Segundo a Secretaria Municipal de Educação e Cultura – SMEC, a previsão é que esta unidade de ensino atenda cerca de 660 alunos.
A Escola Modelo vai funcionar nos turnos da manhã, tarde e noite, priorizando o atendimento do ensino fundamental II (6º ao 9º ano), pois as escolas estaduais não atendem mais a essa modalidade na sede do município. Além disso, atenderá a Educação de Jovens e Adultos – EJA, alunos portadores de necessidades especiais e uma turma do curso profissionalizante de Eletrotécnica do Instituto Federal Fluminense – IFF, em parceria com a Prefeitura Municipal de São Francisco de Itabapoana.
As aulas já começam neste semestre. Haverá no período noturno, uma turma da EJA e outra do curso profissionalizante de Eletrotécnica do IFF. Por uma questão de planejamento, os alunos do 6º ao 9º ano serão matriculados no término do ano letivo de 2014.
A secretária de Educação e Cultura, Kátia Regina, destacou a importância da construção de mais uma escola no município. “A escola modelo, como o próprio nome já nos chama atenção, será mais uma referência de ensino de qualidade, só que agora no centro da cidade, cuja finalidade é priorizar os alunos desta área central, que utilizam o transporte escolar e os que estudam em escolas adjacentes, tais como, das localidades de Morro Alegre, Guaxindiba, Sossego e Ponto de Cacimbas. Serão disponibilizados ônibus escolares da prefeitura, como já vem sendo feito”, ressaltou a secretária.
Segundo o Secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Florentino Cerqueira, a escola dispõe de 12 salas de aula, dentre elas, uma sala de recursos para portadores de necessidades especiais, refeitório, cozinha, sala de informática, Biblioteca e banheiro de acessibilidade para cadeirantes.
“Esta obra foi iniciada em 2010, com o prazo de ser entregue em 2011, mas ficou parada por um tempo. O prefeito Pedrinho Cherene recuperou a continuidade dos serviços nela em seu governo, assim como fez com a obra da Rodoviária e o Centro Cultural, que se encontravam na mesma situação e em breve serão também inauguradas”, explicou o secretário.
O empreendimento da Escola Modelo é resultado de uma parceria da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana com governo do Estado. O valor da obra é 1.195.117.95 (um milhão cento e noventa cinco mil, cento e dezessete reais e noventa e cinco centavos). Desse total 5% é recurso financeiro oriundo do município.
Além desse investimento, o governo municipal preocupado com a acessibilidade dos portadores de necessidades especiais, a segurança, a estética e outros reparos, investiu mais R$ 269.215,00 (duzentos e sessenta e nove mil e duzentos e quinze reais) na obra.
Participaram da solenidade de inauguração o prefeito, Pedrinho Cherene, o Vice Prefeito, Amaro Barros, a Secretária de Educação e Cultura, Kátia Regina, vereadores, secretários de outras secretarias municipais, dentre outras autoridades convidadas. Na ocasião a SMEC homenageou a família do falecido professor do qual a escola recebe o seu nome, em memória do seu bom exercício profissional no município.
Fonte Ascom

Nenhum comentário: