quinta-feira, 5 de julho de 2012

A CANELA EM PAU OU EM PÓ - AJUDA NO CONTROLE DO COLESTEROL

Benefícios da canela para saúde
A canela, além de um dar um sabor muito especial para diversos pratos na arte culinária, também traz inúmeros benefícios para a saúde. Lembre-se das aulas de história, em que os europeus viajavam para as Índias em busca de especiarias? Então, a canela vendida em pau ou em pó é o córtex de uma árvore natural do Oriente Médio e do sul da Ásia.
A canela tem propriedades antifúngicas, antiparasitas e antibacterianas, podendo ser utilizada no tratamento de diversas candidíases, úlceras e até mesmo piolhos.
A canela também tem propriedades anti-inflamatórias, sendo que pode auxiliar na prevenção de doenças cardíacas, uma vez que diminui inflamações ocasionadas nas paredes das artérias, que são a causa de doenças como a arteriosclerose e a doença cardíaca coronária.
A canela em pó ou em pau também ajuda no controle de colesterol, triglicérides e no controle da diabetes tipo 2, sendo ainda rica em fibras dietéticas, ferro, cálcio e manganês, o que pode ajudar a prevenir até mesmo o câncer do cólon, além de aliviar problemas de intestino preso.
Veja outros benefícios da canela:
O chá de canela auxilia no tratamento das gripes e dos resfriados, tosses e mesmo inflamações na garganta. Para maximizar os resultados, acrescente mel ao chá;
Aplicar uma mistura de canela com suco de limão nas áreas do rosto que estão afetadas pela acne mostrou-se uma técnica eficaz de diminuir este problema;
O consumo da canela estimula a digestão e remove os gases;
A canela pode ser utilizada para tratar halitose (mau hálito);
A canela auxilia no tratamento das dores nos músculos e nas juntas, até quando causadas pela artrite;
A canela pode atuar como anticoagulante;
A canela também possui propriedades antissépticas, sendo que o óleo da casca é usado em perfumes, sabões e atém mesmo loções;
O óleo da canela ainda é utilizado na aromaterapia, sendo que o mesmo estimula os sentidos, aumenta o vigor e diminui a ansiedade, proporcionando uma agradável sensação de bem estar. O aroma da canela pode ainda reduzir a irritabilidade, a dor e a sonolência, além de maximizar a capacidade da memória cognitiva da pessoa.
O óleo de canela é utilizado como afrodisíaco para estimular a libido.
O aroma do óleo de canela auxilia no tratamento das enxaquecas, podendo auxiliar a diminuir a frequência dos ataques.
A canela é considerada um alimento termogênico (que aumenta a temperatura), por isso auxilia no aumento do metabolismo e, consequentemente, na perda de gordura corporal.
A canela tem muitos benefícios que melhoram sua saúde e seu bem-estar. Entretanto, fique atento: O consumo exagerado de canela pode ser tóxico ao seu organismo.

Nenhum comentário: