quarta-feira, 4 de julho de 2012

COISAS QUE NÃO ENTENDO - ESTÁ TUDO MISTURADO


 

 
      

               Às vezes fico muito preocupado comigo, por que não consigo entender, por mais que eu me esforce, algumas coisas que acontecem ao meu derredor, principalmente quando se trata da política de São Francisco de Itabapoana. Após as Convenções Partidárias, pensei em postar esta matéria, pois  calculava que surpresas apareceriam, mas não esperava que fossem tantas. Vamos analisar: Durante a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) três vereadores foram contra a cassação do prefeito Beto Azevedo. Foram eles Kademar Cordeiro (Caboclo) PMDB, Sérgio Elias,PMDB e Cláudio Henriques. Eles foram escolhidos para fiscalizarem à parte, ou seja, paralela à CPI. Não fizeram nada e a mesma foi arquivada, dizendo não terem provas. Mais tarde foram desmascarados pela CP (Comissão Processante). No dia da votação, para a cassação ou não do prefeito, lembro-me perfeitamente das palavras dos três.

             O primeiro a fazer uso da palavra foi o vereador Cláudio Henriques, aliás a expressão “fazer uso da palavra” para o vereador, foi muito forte, sequer ele teve a consideração e o respeito com o povo de São Francisco, de pelo menos justificar o seu voto a favor da permanência do prefeito.

            O segundo foi o vereador Kaboclo PMDB: disse que não precisava um morador de São Francisco, fazer aquelas denúncias, pois era de obrigação dos vereadores (Só que eles nunca fizeram), enrolou, enrolou e também votou contra.

            O terceiro foi o vereador Sérgio Elias, PMDB, disse que o seu voto era o voto de bancada, por isso ele votava contra a cassação.
        
            Dias antes da cassação do prefeito, faixas foram expostas nos principais pontos da cidade, patrocinadas por um grupo político interessado na mesma. E em alguns programas de rádio, o mesmo grupo político incentivava os vereadores a votarem a favor da cassação. 
      
           
           Entenderam alguma coisa? Pois é, agora é que ninguém vai entender nada. Hoje, após as Coligações Partidárias,  fiquei mais perdido do que cego em tiroteio. Sem entender absolutamente nada. Vejo por exemplo; o vereador Caboclo, outrora criticado, por ter votado contra a cassação, o ex. Secretário de Administração Renato Cunha (este muito criticado por não ter entregue as folhas de pagamentos e acusado de ter carregado a senha do computador), dona Yara Cíntia, (ex. Secretária de Educação, fora estraçalhada, esmiuçada, humilhada com críticas horríveis) e muitos outros, coligados ao grupo do PR, que antes não lhes pouparam das piores acusações. Gente, será que a sede do poder consegue afastar de nós a moral, o sentimentalismo, a vergonha e o idealismo?  Coisas que não entendo.
            O pior vem agora: aquele que não teve a coragem de justificar o seu voto, o vereador Cláudio Henriques, além de ser hoje um dos destaques, dentro do grupo do PR (Partido da República), ganhou como prêmio, a honra de ter a sua esposa escolhida como candidata a vice, do candidato Frederico Barbosa Lemos, PR. Tomara que esta decisão, não venha desestimular os próximos candidatos a vereadores, caso sejam eleitos a olharem pelo povo. Vão achar que trabalhar corretamente defendendo o povo não rende frutos.
            O vereador Sérgio Elias, ainda não se definiu. Não veio a público falar nada. Pelo que eu conheço do vereador, acho muito difícil, seguir com o grupo. Não estou garantindo nada. “Cabeça de político é igual a frauda de Criança nova. Nunca se sabe o que vem dentro.”
            Outra coisa que não entendi, e que me fez rir muito está sendo a atuação de um determinado presidente de partido. Coitadinho! Meu bichinho está magrinho, quase virando um palito de tanto andar. Ele faz caminho fundo para Campos, volta, toma café com um grupo, almoça com outro e não chega a nenhuma conclusão. Só ele tem razão e só ele sabe fazer política. Vai nadar e nadar e morrer na praia. Este cara tem fôlego de Leão.
                               
 
                                    COMO ENTENDER UM TREM DESSE?                
            O PSDC, partido do deputado estadual João Peixoto, e o PMDB dirigido em SFI, pelo vereador Kaboclo, estão coligados com o PR. Os dois pertencem à base do governador Sérgio Cabral, hoje inimigo número um do Deputado Federal Garotinho. O PSDC e o PMDB, estão coligados ao PR de São Francisco de Itabapoana. Só vou entender alguma coisa se alguém vier a público e disser que tudo fora feito de acordo com o Garotinho. Conheço e até parabenizo, a habilidade política do ex-deputado estadual e primeiro prefeito de SFI, Barbosa Lemos. É um verdadeiro estrategista, em poucos dias, fez uma verdadeira revolução, na política local. Em menos de quinze dias, trouxe para o seu grupo (PR), uns oito partidos, hoje tem uns doze. Não creio que o Barbosa Lemos, assumiu esta responsabilidade, sem comunicar ao líder Garotinho. Em 2014, haverá eleição para governador. Quem o PR de SFI. Apoiará? Garotinho ou Sérgio Cabral? Como já falei da habilidade política do Barbosa, ele pode estar arriscando o seguinte: Há rumores que o grupo do Garotinho, apoiará o candidato a prefeito Pedrinho Cherene, do PSC. Caso isto venha ocorrer, ele tem o PSDC e o PMDB, partidos da base do Governador, que poderiam trazer o apoio de Sérgio Cabral, para o candidato do PR, Frederico Barbosa Lemos. Gente é só uma opinião, se alguém discordar, este espaço é livre para réprica.
            Deixo no ar outra dúvida: é do conhecimento de todos que vários candidatos a vereadores, não estão satisfeitos com os acordos políticos, feitos entre os presidentes dos seus partidos e estão procurando espaço em outros grupos. E se forem aceitos? Como ficará a Fidelidade Partidária, desses candidatos? Podemos ter uma eleição com mais candidatos (no chão), fora dos palanques, do que dentro. UMA LÁSTIMA.

Nenhum comentário: