domingo, 14 de outubro de 2012

JOANETES: COMO EVITAR O PROBLEMA QUE CAUSA DORES E DESCONFORTO


Fotos: Mauro de Souza / Reprodução
Deformidade atinge cerca de 30% da população adulta
Deformidade atinge cerca de 30% da população adulta
mais menos
Dor, desconforto ou dificuldade para andar, estes são alguns dos sintomas que podem indicar que você está com “joanetes”. Segundo os especialistas a deformidade atinge cerca de 30% da população adulta, em sua maioria as mulheres.

O “Joanetes” acontece quando há um mau alinhamento entre dois ossos do primeiro dedo do pé, fazendo com que este aponte para o segundo dedo, ocasionado um aumento na lateral do pé. O problema também pode ser hereditário.

A diarista Iracy Celestino descobriu que tinha o problema no joanete ainda na adolescência. Segundo ela na época ainda era pequeno e não incomodava, mas com o passar dos anos o tamanho aumentou e com isso as dores.

"Na minha família, eu uma irmã temos problemas, o joanetes incomoda e dói bastante”, conta a diarista. Sinto dores, principalmente quando ando muito, e procuro usar um sapato mais confortável para amenizar a dor", afirmou.

O uso de sapatos de bico fino e de salto alto também contribui para o desenvolvimento do problema. De acordo com o ortopedista, Carlos Roberto Dutra, os joanetes podem provocar dores fortes, e a cirurgia é indicada quando o paciente fica impossibilitado de realizar as suas atividades.

“Existem mais de 20 técnicas cirúrgicas para a correção do joanete. Cada paciente, ou melhor cada pé, deve ser avaliado individualmente e o procedimento mais adequado deve ser indicado baseado no grau da deformidade e na idade do paciente, entre outros fatores, afirma o médico.

Apesar das dores e do incomodo, Iracy Celestino diz que não pensa em fazer o procedimento. “Nunca pensei em operar, até porque tenho um parente que fez a cirurgia e anos depois o problema voltou”, disse.E o problema pode mesmo voltar, mas segundo o médico algumas medidas podem ajudar a amenizar o problema.

“Evitar os sapatos de bico fino, os sapatos de salto alto não devem ter mais do que quatro ou cinco centímetros. Não fazer esforços excessivos com o pé e usar protetores (almofadinhas em volta do Joanete) pode ajudar a amenizar as dores”, conclui.

O médico diz ainda, que a prevenção ainda é a melhor indicação para evitar o problema.
Ururau

Nenhum comentário: