terça-feira, 30 de outubro de 2012

LAZER QUE VIROU STRESS (MANGUE DO SOSSEGO)



                                   
    

                  Fim de semana com muito sol e calor, impossível de ficar dentro de casa, resolvemos no domingo, após a Escola Bíblica Dominical, desfrutar um pouco do nosso litoral. Como sempre fazemos, preparamos o nosso piquenique, pegamos os puçás para pescar siri e partimos. Fui eu, a Rita, a minha esposa e um casalzinho de adolescentes da nossa Congregação, diretos para um dos recantos muito bonito da nossa região, apesar do abandono, que fica ali na praia do Sossego, onde as águas de um córrego se encontram com o mar e serve para a saída e chegada dos barcos pesqueiros. Antes passamos em uma peixaria em Guaxindiba e pegamos iscas, para pescar. Chegando ao Sossego, logo na chegada, pelo mangue, fomos entristecendo com o desmatamento que encontramos. Aborrecidos, mas sem deixar nos abater, colocamos as iscas nos puçás e a Rita começou a pegar siri, enquanto eu fui pescar de anzol, no córrego.
 
                     Ainda triste por ter visto o desmatamento, senti que alguém, cortava o mato do mangue, nos fundos de sua casa. Esta casa, o dono para construí-la, teve que invadir o mangue, pois ela fica a mais ou menos uns seis metros da água. Fiquei por ali uns minutos quando vi um rapaz com quase dois metros de altura com uma foice com o cabo do mesmo tamanho dele e um senhor com uma menor, cortava os galhos mais finos. Se alguém quiser constatar, o que eu acho difícil, tal é a inoperância e o relaxamento da Secretaria de Meio Ambiente, de São Francisco de Itabapoana, a casa fica vizinha à casa de João da ótica, entrando pelo beco. Claro que ninguém vai lá ver, vai dar muito trabalho. Terá que entrar na água e molhar os pés.  As fotos que estou postando, com certeza vão despertar a Secretaria de Meio Ambiente, que está tão sonolenta quanto às demais, do nosso município. Vão alegarem falta de gasolina, querem apostar?  Tenho um grande respeito pelo trabalho do senhor José, só não faz mais, porque não lhe dão condições. “Uma andorinha, não faz verão” Estas fotos não são lá de Alagoas, Sergipe ou Macapá, elas são daqui do Sossego, há uns dez kilometros da Secretaria de Meio Ambiente. Acorda gente. 
Gostaríamos de fazer um apelo aos comerciantes, que não jogassem lixo naquela área. Pedimos à Secretaria de Meio Ambiente, se possível demolisse o que resta desta construção, para que o mangue pudesse se expandir.
NOTA: Este espaço é democrático, se alguém desejar, pedir perdão à natureza pelo descaso, é só enviar comentários, desde que dê nome e endereço.


 AQUI ESTÃO ENLARGUECENDO A RUA
 MANTENHAM UMA EQUIPE DE LIMPEZA, POIS ESTE LOCAL É MUITO VISITADO.
 O QUE ESTARIA FALTANDO PARA QUE A SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE OU DE OBRAS, DEMOLISSE O QUE SOBROU DESTA CONSTRUÇÃO NO MEIO DO MANGUE?
 COITADA DA NATUREZA, RECEBENDO LIXOS E ANIMAIS MORTOS.
 E OLHA QUE TEM MUITA GENTE DIZENDO QUE AMA A NATUREZA.
 SENHOR SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE, DÁ UMA FORÇA E LIBERA A NATUREZA.

 UMA TRISTE CONSTATAÇÃO, SÓ NÃO VÊ QUEM NÃO QUER.



Nenhum comentário: