sexta-feira, 11 de outubro de 2013

AEROPORTO DE CAMPOS É O PRIMEIRO REPASSADO AO PODER MMUNICIPAL


O aeroporto Bartolomeu Lisandro, em Campos dos Goytacazes (RJ), será o primeiro que a União retirará da Infraero e tornará municipal, repasse a ser oficializado amanhã pelo titular da Secretaria de Aviação Civil (SAC), ministro Moreira Franco. “Até agora as concessões (da União para aeroportos) só se deram por leilões. Campos (dos Goytacazes ) será a primeira cidade do Brasil a receber um aeroporto mediante convênio”, disse o diretor do Departamento de Outorgas da SAC, Ronei Saggioro.
Ele recordou que atualmente o terminal campista está sob responsabilidade da Infraero, que o devolverá à Secretaria (representante da União) e está o cederá por 35 anos à prefeitura de Campos dos Goytacazes, mediante convênio.
A assinatura do documento está prevista para as 11h, em uma cerimônia no teatro Trianon, em que o titular da SAC –cuja chegada à cidade deverá ocorrer cerca de uma hora antes– participará. “O repasse à prefeitura é importante porque está em sintonia com o propósito do governo federal para que o Brasil passe a ter aeroportos modernos e que atendem às necessidades dos passageiros do século 21”, declarou Moreira Franco. Ele observou que o Bartolomeu Lisandro está em uma área estratégica para o Rio de Janeiro e que por isso é importante para o desenvolvimento do norte fluminense.
Atualmente, o terminal opera quatro voos diários da Azul/Trip entre 6h e 23h, nas rotas Rio/Campos e Campos/Rio. Segundo a Infraero, entre janeiro e agosto últimos passaram por lá 86.145 passageiros e pousaram 12.851 aeronaves, contra 37.465 e 6.791, respectivamente, no mesmo período de 2012. (SAC/PR)
Há pouco mais de uma semana, a prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, esteve reunida com o ministro em Brasília quando foram acertados os detalhes da municipalização.
Fonte Folha da Manhã

Nenhum comentário: