quarta-feira, 2 de outubro de 2013

SMTAPS - TRABALHANDO - AULA INAUGURAL DO CURSO DE AUXILIAR DE PADEIRO E CONFEITEIRO - PADARIA ESCOLA SF.




Aconteceu na tarde desta terça-feira (01/10), na comunidade de Valão Seco, em São Francisco de Itabapoana, a aula inaugural do curso profissionalizante de Auxiliar de Padeiro e Confeiteiro. Desenvolvido pela Secretaria Municipal do Trabalho, da Assistência e Promoção Social, em parceria com o Senai/Firjan, o curso marca também a reabertura do Projeto Padaria Escola, iniciado em 2003 e que há quatro anos estava desativado.

Com 40 alunos divididos em duas turmas, o curso tem data de conclusão prevista para o dia 15 de dezembro. As aulas, teóricas e práticas, acontecerão de segunda a sexta-feira, com quatro horas diárias de duração. Elas serão ministradas na sede da Padaria Escola, em Valão Eco, acontecerão em dois turnos, manhã e tarde.
Na aula inaugural, que contou com a participação do prefeito Pedrinho Cherene, do vice Amaro Barros, da Secretária Municipal do Trabalho, da Assistência e Promoção Social, Dayse Teixeira, além de vereadores de demais integrantes da atual administração municipal, os alunos receberam das mãos da pedagoga do Senai, Ana Paula Campos, o material didático e o uniforme do curso.
Ex-aluno do projeto, tendo concluído o curso em 2007, Gervando Correia Pereira volta a frequentar o espaço, onde aprendeu a profissão que o levou a trabalhar no setor offshore, agora como instrutor do Senai.
  
- Concluí o curso de padeiro e confeiteiro quando estava prestes a completar 18 anos e logo em seguida consegui emprego em plataforma de petróleo. É bacana lembrar que há alguns anos eu estava atrás daqueles bancos e agora volto a este local para ensinar o ofício a outras pessoas – destacou Gervandro, que reside na comunidade de São Domingos, na zona rural de São Francisco de Itabapoana.

Em seu pronunciamento, o prefeito Pedrinho Cherene afirmou que retomar o projeto Padaria Escola representa, além de uma vontade pessoal, também mais oportunidade de qualificação e de novas perspectivas para a população do município.
- Esse projeto foi criado ainda na época do prefeito Pedro Cherene e nos últimos anos foi desativado. Temos o exemplo de um ex-aluno que seguiu carreira na profissão de padeiro e confeiteiro e que hoje está capacitado para formar novos profissionais. Firmamos parceria com instituições e empresas de grande importância e reconhecimento, como Senai, Senac, Firjan, Rio Petro e IFF e já atingimos a marca de 520 vagas oferecidas em diferentes cursos em São Francisco – ressaltou o prefeito.
Fonte ASCOM

Nenhum comentário: