terça-feira, 25 de março de 2014

DER-RJ RECEBE PROPOSTAS PARA LICITAÇÃO DA PONTE ENTRE SFI E SJB


Empresa vencedora deverá sair em até uma semana

Departamento de Estradas e Rodagem do Rio de Janeiro – DER-RJ – realizou na tarde desta segunda-feira (24), a primeira etapa do novo processo licitatório para construção da Ponte sobre o Rio Paraíba do Sul, que irá ligar São Francisco de Itabapoana a São João da Barra. As empresas interessadas entregaram a documentação exigida e as propostas à Comissão de Licitação do DER.

A empresa que cumprir todas as exigências e oferecer o menor preço para a realização da obra será considerada vencedora do certame. Segundo a Assessoria de Comunicação do DER, a Comissão passará a semana cumprindo etapas burocráticas de análise de documentação. A empresa vencedora da Licitação da Ponte deverá ser anunciada em até uma semana.

Em 2013 chegou a aconteceu uma licitação para a construção da Ponte, mas o processo foi revogado no dia 04 de fevereiro pelo DER, após embates na Justiça que estavam obstruindo o início da obra. A primeira licitação teve como vencedor o consórcio Ponte Paraíba do Sul, formado pelas empresas Imbeg, Imbé Engenharia Ltda. e a Premag, Sistema de Construções Ltda. A empresa Construtora A. Gaspar questionou o resultado da licitação e obteve liminar favorável na 7ª Vara da Fazenda Pública.

A ponte será construída entre São João da Barra, próximo ao trevo de acesso ao Porto do Açu, na BR-356, e o limite entre Campos e São Francisco de Itabapoana, na RJ-194, próximo a localidade de Campo Novo e terá 1.344 metros de extensão, largura de 16m20 com duas pistas de rolamento, dois acostamentos e uma área para pedestres e bicicletas.

Em maio de 2013, durante audiência pública realizada pela Câmara de São Francisco de Itabapoana, o superindentente do DER no Norte Fluminense, Ivan do Amaral, falou sobre as estradas de acesso à ponte. Segundo ele, a cabeceira da ponte do lado de São Francisco ficará em território campista. O DER irá pavimentar a RJ-194 desde a Usina São João, passando pela cabeceira da Ponte, em território campista. Quando entra em território sanfranciscano, apesar de a estrada ser a mesma, a nomenclatura muda para RJ-196, passando pela localidade de Campo Novo em direção a Gargaú. Porém, antes de chegar a Gargaú haverá um trevo, em uma localidade conhecida como “Cova da Onça”. Nesse ponto a estrada tomará um novo rumo, seguindo pela antiga estrada da linha, margeando o Canal do Engenheiro, saindo ao lado do DPO de Santa Clara.


A partir daí não há uma definição de onde passará a nova rodovia. Mas a hipótese mais provável é que a estrada siga margeando o Canal do Engenheiro até a localidade do Sossego. A partir daí acredita-se que, por uma necessidade de atender a demanda de tráfego que surgirá com a Ponte sobre o Rio Paraíba do Sul, será construída também uma nova ponte sobre o Canal do Engenheiro, próximo a curva da antiga pinguela do Sossego.

Matéria: Vinícius Berto/Blog do Paulo Noel
Foto: Arquivo Ururau

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