segunda-feira, 25 de junho de 2012

DIRETO DO GABINETE DA DEP. FEDERAL JANDIRA FEGHALI RIO+20

 
                                                                      
João Pedro Werneck joaopedrow@hotmail.com
11:46 (5 horas atrás)

para mim
Jorge,

Bom dia. Segue abaixo um artigo sobre a Rio+20 produzido pela deputada Jandira Feghali (PCdoB/RJ).
Gostou? Dá para publicar no Blog?
Aguardo retorno,

João Pedro Werneck
Assessoria de Imprensa 
Gabinete da Deputada Federal Jandira Feghali
tels. 21_2507-3323
       21_9110-4778


RIO+20 chega ao final. Contradições e mobilizações 
marcam a conferência mundial








A cidade do Rio de Janeiro viveu 10 dias de intensos debates, encontros, celebrações e expectativas. A sustentabilidade, incluindo os pilares econômico, social, cultural e ambiental movimentou corações e mentes e navegou nas análises das diversas correntes de opinião presentes nos eventos paralelos e no evento oficial. Movimentos sociais, parlamentares de todo o mundo, universidades, empresários, gestores, organizações não governamentais e chefes de Estado foram convocados ao debate.

A ausência, no documento final, de metas e compromissos concretos gerou grandes protestos e frustrou as expectativas de uma sociedade que cobra ousadia e responsabilidade, principalmente dos países desenvolvidos. Eram aguardados claros compromissos com a proteção dos recursos naturais, com o clima, com oportunidades de trabalho, com a superação pobreza e da desigualdade, com a equidade de gênero e acesso universal à energia, além de investimento em energias renováveis. E foram exatamente esses países que impediram a aprovação dos vários avanços necessários ao planeta. Buscavam,ao contrário, introduzir uma economia verde de mercado para impor a todos um modelo de desenvolvimento que garantisse a financeirizacão de bens da natureza, a mercantilização de direitos e venda de tecnologia a serviço de suas economias e interesses.
O Brasil e outros países em desenvolvimento, atuaram na resistência e assim foram incluídos a erradicação da pobreza, o fortalecimento do multilateralismo, e itens de reforço dos objetivos das convenções aprovadas em 92, a de mudanças climáticas em 2002, a de biodiversidade geral e marinha, como também a reafirmação do desenvolvimento sustentável com as dimensões social, econômica e ambiental com responsabilidades comuns e diferenciadas dos países, obstaculizando a afirmação desejada pelo bloco de países desenvolvidos.

As mulheres, por outro lado, reagiram com firmeza ao inaceitável e grave retrocesso em relação aos direitos humanos, sexuais e reprodutivos consolidados em diversas convenções e resoluções, mas omitidos no documento final da conferência em nome do ”consenso” a partir de pressão do Vaticano.

A grande participação dos movimentos organizados e da população foi o grande saldo desse momento planetário, promovendo a elevação de consciências, integração, revelando a riqueza cultural e étnica mundial, trocaram experiências e cresceram suas possibilidades de pressão em seus países para o necessário avanço exigido pela humanidade no sentido de superar o atual modelo de desenvolvimento e consumo, coluna vertebral do capitalismo. Divergências surgiram, pois há os que, equivocadamente, contrapõem natureza e desenvolvimento econômico e humano. É necessário superar modelos de produção e consumo não sustentáveis, garantir a unidade homem/natureza, e o desenvolvimento sustentável com a floresta em pé.
Construir, para todos, o futuro que queremos. 

Nossa cidade de São Sebastião mais uma vez mostrou-se capaz e acolhedora, diversa e harmoniosa, raiz dos cariocas e aberta ao mundo!!

Nenhum comentário: