quarta-feira, 4 de abril de 2012

BETO AZEVEDO VOLTA A SFI E CÂMARA INSTAURA COMISSÃO PARA AFASTA-LO

abril de 2012 · 23:25

 

Fotos: Agência Ururau
'Se houve fraude, eles (secretários) são culpados e que tem que pagar'
'Se houve fraude, eles (secretários) são culpados e que tem que pagar'
mais menos
Apesar do clima tenso que tomou conta da cidade desde a última semana com 'Operação Renascer' da Polícia Federal, a noite desta terça-feira (03/04) em São Francisco de Itabapoana foi marcada pelo retorno do Prefeito Beto Azevedo (PMDB) ao comando do município, após permanecer cinco dias preso na Penitenciária de Bangu 8, no Rio de Janeiro.

Em contrapartida, também nesta terça-feira o Legislativo aprovou por unanimidade a instauração de uma Comissão Processante (CP) com o intuito de destituir o Prefeito do cargo. Diante de um clima tumultuado por dezenas de pessoas presentes à Câmara, o nome do vereador Fábio das Neves Moreira (PSDB) - que é da oposição e já está à frente da CPI da Saúde - foi escolhido para presidir a nova Comissão. Beto tem 10 dias para apresentar sua defesa na Câmara.



O presidente da Câmara, vereador Florentino ‘Tininho’ Cerqueira (DEM) explicou que o prazo para o Prefeito ser notificado pelo Legislativo será de cinco dias e que ele terá mais cinco dias para se pronunciar a respeito das indagações da Comissão. “Ele não poderá sonegar informações. A situação no município está insuportável diante dos fatos aqui apresentados e o Legislativo dará uma resposta que a população espera de nós. Mesmo com as investigações da Lei em andamento, nós vamos adotar todos os procedimentos, dentro da legalidade, para esclarecer o que a população precisa descobrir com a maior rapidez”, disse Tininho.

O presidente da Comissão Processante, vereador Fábio das Neves Moreira, o 'Fabino do Estaleiro' pediu rapidez no processo de cassação do Prefeito. “É um momento de muita tensão em nosso município. Muitas vezes eu vinha aqui dizer que o povo de São Francisco iria saber para onde estava indo o dinheiro do nosso município. Eu já sou presidente da CPI da Saúde e vi que a Polícia Federal apurou um rombo de R$ 2,5 milhões na Saúde, o que não é uma suspeita, é uma comprovação. O Prefeito desta cidade foi preso e considerado chefe de uma organização criminosa dentro deste município, então, nós vereadores temos a responsabilidade de tomar uma posição. Quero dizer que é vergonhoso para todos nós o fato do chefe do Executivo reassumir a prefeitura de São Francisco após ser preso e considerado um chefe de quadrilha pela Polícia Federal. Quero vê-lo cassado e a população está pedindo isso”, declarou o vereador.



POUCO DEPOIS DA APROVAÇÃO DA COMISSÃO, BETO VOLTA A PREFEITURA
Diante dos ataques do Legislativo, o retorno do Prefeito Beto Azevedo, conhecido como ‘Beto da Saúde’, foi marcado pela presença de correligionários que o carregaram nos ombros até a porta da Prefeitura. Cerca de 200 pessoas estiveram no local, que estava sob forte esquema de segurança. Visivelmente desgastado, Beto Azevedo respondeu algumas perguntas da imprensa, entretanto, não soube explicar a todas as indagações colocadas sobre sua mesa e apontou os secretários presos e os proprietários da clínica Fênix como responsáveis pelas irregularidades apresentadas pela Polícia Federal.

“Foi uma injustiça comigo e sei que não tenho nada a ver com este tipo de coisa. Se um funcionário de sua firma faz algo de errado, é justo você ir preso por isso? Quando fiquei sabendo do que estava acontecendo na saúde, abri uma sindicância, mandei o secretário embora, mandei apurar tudo e fiz como a Presidente Dilma faz nos seus Ministérios em Brasília. Se houve fraude, eles (secretários) são culpados e que tem que pagar assim como os responsáveis pela clínica. A política aqui em São Francisco é muito suja e existe por trás disso um jogo político sujo. Deus vai mostrar quem é Beto Azevedo. Eu não sou dono de clínica, eu sou prefeito da cidade e não estou envolvido em caso nenhum. Até onde eu sei tudo isso é mentira e não posso pagar pelo que não fiz. Não sou bandido e nunca andei armado”, disse.

Sobre a lancha em que foi apresentada uma declaração como se fosse proprietário em parceria com os donos da Clínica Fênix, questionou: "Ele tentou vender pra mim e disse que não tinha interesse e nem dinheiro. Essa é mais uma armação. Colocaram o nome da minha mãe foi para ver se eu me interessava em comprar. Não é minha e pergunto, o documento tem assinatura minha?".

Questionado sobre a Comissão instaurada no Legislativo para retirá-lo da chefia do Executivo, o Prefeito Beto Azevedo se disse a favor. “Sou a favor que todos os fatos sejam apurados sim, pois eles irão descobrir que o Beto Azevedo não tem nada a ver com isso. Acho um absurdo ser tratado como chefe de quadrilha. Para mim é perseguição política, se é da Polícia ou não, eu não sei, só sei que é em cima de mim”, disse o Prefeito, amparado pelos seus assessores.

FONTE - URURAU

Nenhum comentário: