quinta-feira, 26 de abril de 2012

FUTURO DO PREFEITO BETO AZEVEDO PODE SER DECIDIDO ATÉ O DIA 15/05



Ururau Arquivo
Comissão Processante pode cassar o mandato do chefe do executivo
Comissão Processante pode cassar o mandato do chefe do executivo
mais menos
A Comissão Processante (CP) que pode cassar o mandato do Prefeito de São Francisco de Itabapoana, Beto Azevedo, tem dez dias para concluir os trabalhos. Nesta terça-feira (24/04) a comissão recebeu a defesa do chefe do executivo, que alegou não haver provas contra ele no caso envolvendo o desvio de verbas da saúde.

A defesa foi apresentada pelo advogado do prefeito, João Paulo Granja, na Câmara de Vereadores do município. Segundo o advogado, a CP tem cinco dias para se posicionar a favor ou contra a denúncia de corrupção contra Beto Azevedo. 

“Nós fizemos a defesa dele, alegando que existem vícios na comissão processante e que não existe nenhum documento contra o prefeito. Como a Comissão aceita uma denúncia que não tem um documento contra o prefeito? Até agora não juntaram nenhum documento que comprove o envolvimento dele no esquema”, disse.

Granja disse ainda que se a CP for a favor da denúncia, a defesa vai tentar trancar o procedimento através do poder judiciário.

A denúncia foi apresentada na Câmara no dia oito de abril, mesmo dia em que o prefeito foi solto, depois de ser preso pela Polícia Federal durante a Operação Renascer. Beto ficou preso durante cinco dias no presídio de Bangu 8. Ele é acusado de desviar dois milhões e meio de reais do Sistema Único de Saúde, o SUS, a prefeitura teria autorizado a realização de exames em uma clínica particular da cidade, a Fênix, mas os mesmos não chegaram a ser realizados.

Na operação da PF outras quatro pessoas foram presas o ex-secretário de saúde Fabiano Córdova, o atual secretário da pasta Cristiano Salles, e os donos da clínica Fênix, o casal Fabel Silva e Juliana Meireles.

O inquérito sobre o caso deve ser entregue esta semana ao Ministério Público Federal (MPF). Beto Azevedo pode responder por formação de quadrilha, corrupção e concussão, quando a pessoa obtém vantagens no exercício da função pública. Além disso o prefeito responderá por porte ilegal de arma de fogo, no apartamento do prefeito foi encontrado um revólver.

A equipe do Site Ururau entrou em contato com o presidente da CP, o vereador Fabinho do Estaleiro, ele informou que o resultado deve sair entre os dias 10 e 15 de maio.

“O prefeito apresentou a defesa, mas não nos convenceu, desta vez colocaram Cristiano Salles como testemunha. Na sessão desta quinta-feira vamos colocar em plenário para arquivar ou dar prosseguimento ao processo, e semana que vem vamos ouvir a testemunha para então fazer o relatório optando pela cassação. Em seguida o prefeito vai ter mais cinco dias para fazer a alegação final, para depois marcarmos a sessão que vai decidir. Acho que até 15 de maio vai estar decidido”, comentou.

O vereador também falou sobre a conclusão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) contra Beto Azevedo.

“Já fizemos o relatório final e ele foi aprovado por unanimidade e vai servir como prova para a CP”, finalizou.
FONTE - Ururau

Nenhum comentário: