quarta-feira, 4 de abril de 2012

SFI: DENÚNCIAS CONTRA BETO INVESTIGADAS POR COMISSÃO




A maioria que compareceu ontem à sessão da Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana saiu do local com uma sensação de que tudo terminou em “pizza”, mas os vereadores garantem que tudo foi feito em nome da legalidade. Assim, foi criada uma nova Comissão Processante (CP) para investigar as denúncias contra o prefeito Beto Azevedo, que reassume hoje a prefeitura, depois de ficar preso em Bangu 8 por cinco dias, pela Polícia Federal, na Operação Renascer.
A composição da nova CP foi feita através de sorteio tendo, respectivamente, Fabinho do Estaleiro como presidente e como relatora a vereadora Adriana Coelho, que coincidentemente desempenhavam as mesmas funções na CPI da Saúde, que apresentou relatório parcial que acabou por incriminar o prefeito. O outro integrante da CP é o vereador Claudio Luiz Henrique.
Fabinho do Estaleiro disse que embora a população aguardasse um outro desfecho, com a cassação do prefeito, os vereadores não tinham outra alternativa do que obedecer o que determina a lei. “Eu queria o afastamento definitivo do prefeito, mas após consultarmos a assessoria jurídica o que nos cabe neste momento é fazer tudo como manda a lei. Nossa disposição é a de que após essas novas investigações o prefeito será cassado de vez”, afirmou.
Segundo ainda Fabinho, a conclusão da Polícia Federal reforçou as investigações da CPI e da nova Comissão Processante ontem instalada. “Não são os vereadores, mas o delegado da Polícia Federal, doutor Paulo Cassiano, quem disse que o prefeito comanda uma organização criminosa em nosso município. O destino do município está nas mãos dos vereadores. Acho que depois dessa conclusão e após esse escândalo que fez nossa população se envergonhar, com o nome do município aparecendo na imprensa de forma tão negativa, os vereadores sabem de sua responsabilidade”, disse.
Além de Fabinho, usaram da tribuna ainda o presidente da Câmara, Florentino Cerqueira, o Tininho, e mais os vereadores Jamilton Marcelino, Renato de Buena e Sérgio Elias, que falou da necessidade de aguardar a conclusão das investigações, antes de afastar o prefeito. “Eu quero provas concretas”, disse o líder do governo, arrancando algumas gargalhadas da platéia.
Antes de abrir as investigações com uma nova CP, foi lido na sessão um relatório de uma outra Comissão Processante que acabou por ser arquivada, sem nada apurar. A maioria dos seus integrantes pertencia à bancada governista, que alegou falta de informações do Executivo e ausência de qualificação das testemunhas por parte dos denunciantes.
A Comissão Processante tem 90 dias para concluir as investigações, mas os vereadores acreditam que num prazo de 20 dias os trabalhos sejam concluídos. O prefeito tem um prazo de 10 dias para a apresentação de defesa prévia.
Populares por várias vezes se manifestaram de forma ruidosa obrigando o presidente da Câmara a advertir e que poderia requisitar o esvaziamento do local para continuar a sessão. Aos gritos de “Fora Beto” e “Cassação Já”.
Manifestantes pintaram o rosto, usaram apito e faixas pedindo o afastamento do prefeito, que ainda tinha alguns poucos simpatizantes. Um forte esquema policial foi montado na Câmara durante a sessão.
Além de Beto foram soltos o ex-secretário de Saúde do município, Fabiano Córdova, o atual, Cristiano Salles e os donos da clínica Fênix, o casal Fabel Silva e Juliana Meireles. Todos presos na ‘Operação Renascer’. O rombo na Saúde foi de R$ 2,5 milhões, segundo a Polícia Federal.

Fonte - O Diário

Nenhum comentário: