segunda-feira, 2 de abril de 2012

NOVAS DENÚNCIAS CONTRA O PREFEITO DE SFI







Mais um escândalo descoberto no governo do prefeito de São Francisco de Itabapoana (SFI), Beto Azevedo, que se encontra preso no Presídio Carlos Tinoco da Fonseca, em Campos, acusado pela Polícia Federal (PF) de desviar verbas do Sistema Único de Saúde (SUS). A equipe do prefeito em exercício de SFI, Frederico Barbosa Lemos, comunicou à PF a existência de 11 cheques da prefeitura assinados em branco por Beto Azevedo. De acordo com o advogado de Frederico, Jamilton Damasceno, os cheques assinados em branco, no caso de dinheiro público, caracterizam ato preparatório para prática de crime. “Isso significa, no mínimo, que Beto Azevedo praticou crime de peculato”, ressaltou o advogado, acrescentando que o prefeito em exercício comunicou o fato à PF, já que é uma questão de obrigação, na condição do cargo que interinamente ocupa, e caso não o fizesse, estaria prevaricando.
Segundo o advogado, na quinta-feira passada, após a operação da PF, que além de Beto, culminou nas prisões do secretário de Saúde de SFI Cristiano Salles Rodrigues; do ex-secretário de Saúde Fabiano Córdoba e dos proprietários da Clínica Fênix, Fabel dos Santos Silva e Juliana de Souza Meireles, esteve com Frederico na sede da prefeitura para a assinatura do termo de posse do prefeito interino.
De acordo com Damasceno, chamou o tesoureiro da prefeitura na Procuradoria Geral do Município e pediu que trouxesse os talões de quatro contas correntes em nome da Prefeitura de SFI: da Caixa Econômica Federal (CEF), Banco do Brasil (BB), Itaú e Bradesco. “Deparei-me com diversos cheques em branco assinados pelo prefeito Beto Azevedo. Isso demonstra uma desídia (negligência) dele. Os pagamentos são feitos da seguinte forma: há o empenho do valor, que é colocado no sistema. Depois vem o processo com cheque assinado pelo tesoureiro. O prefeito finalmente assina. Isso prova que o município vive uma verdadeira desordem. Como é que um prefeito procede dessa forma?”, questionou.
Damasceno esclarece que o prefeito interino está encontrando uma situação inusitada em SFI. “Nunca vi isso em município nenhum. Por isso, fui hoje (sábado) à Polícia Federal para procurar saber como está a situação do município e informar os cheques assinados em branco da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana. Estamos encontrando muita dificuldade na aquisição de alguns documentos. Todos os secretários foram exonerados. Editamos uma portaria para designar integrantes para que fizéssemos uma auditoria em todas as secretarias”, revelou Damasceno.

Nenhum comentário: