sexta-feira, 27 de abril de 2012

TUDO SOBRE A VISITA DE DILMA ROUSSEFF AO PORTO DO AÇU


Dilma conhece Porto do Açu e celebra o primeiro óleo da OGX

Agência Ururau
Presidenta destaca possibilidade de parceria da empresa com a Petrobras
Presidenta destaca possibilidade de parceria da empresa com a Petrobras
mais menos
Nesta quinta-feira (26/04), a visita da presidenta Dilma Rousseff ao canteiro de obras do Superporto do Açu atraiu as atenções de todo país para a região Norte Fluminense e entrou para a história do município de São João da Barra. Recepcionada pelo empresário e dono EBX, Eike Batista, Dilma participou da celebração do início da produção de petróleo da OGX, acompanhada do governador do Estado, Sérgio Cabral (PMDB), da prefeita Carla Machado (PMDB) e de autoridades municipais, estaduais e federais, representadas pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e da ministra chefe da Secretaria de Comunicação, Helena Chagas.

Houve uma visitação em toda área do Porto e visitas a TX1 e TX2, terminais onshore do Superporto onde está sendo aberto o canal com 6,5 km de extensão, onde a Presidente só chegou por volta das 18h, depois de na sede administrativa assistir vídeos da apresentação de todo projeto.

Apesar de não participarem da visitação de dois terminais logísticos em construção do Superporto do Açu junto à presidente, muitas autoridades marcaram presença na cerimônia. A prefeita de Campos, Rosinha Garotinho (PR), os deputados federais Anthony Garotinho e Paulo Feijó, ambos do PR, do presidente da Alerj, deputado estadual Paulo Melo (PMDB), além de Secretários de Estado, prefeitos, secretários e vereadores.

Presença destacada na cerimônia foi do ex-ministro de Minas e Energia, Eliezer Batista, pai de Eike, que acompanhou do início ao fim o cerimonial e a empolgação do filho.

No inicio da solenidade, Eike Batista e Murilo Ferreira, diretor logístico da Vale, assinaram um documento de entendimento entre a LLX e a Ferrovia Centro Atlântica, administrada pela Vale. O documento é uma garantia de continuidade dos estudos de viabilidade e estudos para a obtenção das licenças ambientais necessárias à construção do trecho ferroviário até o Superporto do Açu.

Após a assinatura, Eike foi o primeiro a discursar para os presentes, muitos deles estrangeiros, como dois representantes da Hyundai. O empresário falou do orgulho em receber a Presidenta e agradeceu as autoridades presentes.“Essa é uma data especial, receber aqui a maior autoridade do país, para nós é motivo de orgulho. A extração do nosso primeiro óleo ocorreu em prazo único na indústria do petróleo mundial: apenas dois anos após a descoberta de Waimea. Digo que é mais gratificante ainda celebrar essa conquista no Superporto do Açu, o maior e mais eficiente complexo porto-indústria da América Latina, que vai ajudar a eliminar gargalos logísticos e impulsionar o desenvolvimento do País”, disse Eike, que ainda agradeceu às autoridades presentes a solenidade.



“Agradeço aos ministros, ao governador Sérgio Cabral e os prefeitos presentes, em especial a prefeita Carla Machado. Agradeço também aos ‘governadores’ Garotinho e a ‘Garotinha’ (disse numa referência a prefeita Rosinha Garotinho), pois foi no governo dela que lançamos aqui a pedra fundamental deste projeto”, disse o presidente do Grupo EBX.

Após seu discurso, Eike presenteou Dilma e Sérgio Cabral com esculturas que simbolizam a celebração do início da produção de petróleo da OGX.

Aclamada pelos presentes, em seu discurso, a presidente Dilma defendeu a parceria produtiva entre empresas públicas e privadas na exploração do petróleo e no desenvolvimento de novas tecnologias,ressaltando que uma possível parceria entre a OGX e a Petrobras poderá dar relevantes contribuições ao país. A presidente da República acrescentou que o Brasil vive um momento ‘promissor’ e está aberto a receber investimentos de empresas privadas.

“O nosso país tem, na área de petróleo, um grande poder e uma grande força de soberania. Acredito que não pode haver concorrência no nosso espírito entre duas grandes empresas, como é o caso da Petrobras e da OGX. Ambas se situam em patamares diversos. Agora, ambas podem ganhar muito com uma parceria entre elas. Estou certa que a OGX tem uma grande colaboração a dar no que se refere a obter tecnologia de última geração para o Brasil. Mais cedo, no Rio de Janeiro, ao lado do governador Sérgio Cabral, comemorei mais uma ação em busca da erradicação da pobreza. Agora, estamos aqui em São João da Barra dando esse passo para um empreendimento na área da economia. Esse é o Brasil que nós queremos”, disse Dilma, que encerrou seu discurso tecendo elogios ao governo da prefeita de São João da Barra, Carla Machado.

“Cumprimento a prefeita Carla Machado por ter transformado São João da Barra em um município preparado para este grande empreendimento. Aqui, fui muito bem recebida pela prefeita”, disse a presidenta, que ainda lembrou das visitas que recebia do ex-ministro Eliezer Batista.

“Ele me visitava quando era ministra. É um amigo querido! Ele sonhou com outros olhos a questão da mineração. Sua visão futurista faz a diferença nos dias de hoje. Ele nos ensinou que podemos e devemos ser empreendedores nos setores público e privado”.

Ao citar Eike, Dilma tambémn ão poupou elogios. “Ele é um tipo especial de empreendedor. Busca grandes sonhos e parte em direção a eles. Todo brasileiro deve ter orgulho deste homem”, disse Dilma.



CASAL GAROTINHO FOI DESTACADO POR EIKE
Considerado por Eike um dos idealizadores do projeto do Superporto do Açu, ao final da solenidade, o deputado federal Anthony Garotinho falou a equipe do Site Ururau sobre a menção ao seu nome e lembrou do inicio dos entendimentos para a criação do empreendimento.

“Tudo começou em 1999, quando encomendei estudos sobre a viabilidade da implantação de um Porto no Açu. Na época, ofereci a Petrobras, que não se interessou pelo projeto. Em seguida, procurei o Eliezer Batista, que encaminhou o projeto ao Eike, que ‘botou a coisa para andar’. No governo da Rosinha Garotinho foi colocada a pedra fundamental e hoje o Superporto é esse sucesso, que já está atraindo a atenção de todo país e do mundo para nossa região”, declarou Garotinho.

A prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, também citada por Eike como uma das responsáveis pelo projeto,enalteceu a presença da presidente Dilma na região.

“A presença de uma autoridade máxima em nossa região faz com que as pessoas enxerguem que ela existe, pois estamos lutando há muito tempo que tenhamos um êxito de desenvolvimento.Começamos a lutar por uma refinaria, mas por conta de uma queda de braço política, ela não veio para cá e a colocaram equivocadamente em Itaboraí, que não possui a infraestrutura para suportar uma instalação deste porte, motivo este que está causando problemas para a própria Petrobras. Nossa região precisava de um projeto como este do Açu, que foi sugerido por Garotinho e que o Eike abraçou e está realizando de forma competente. A região sai ganhando com isso e o Brasil também”, disse a Prefeita.
Fonte Ururau

Nenhum comentário: