sábado, 10 de novembro de 2012

COISAS QUE NÃO ENTENDO - SMEC - A PRIMA RICA QUE FICOU POBRE



                       

                Diante do quadro caótico, insuportável e melancólico, que passa a política de São Francisco de Itabapoana, está servindo para que a população deste município venha descobrindo quem é que de fato ama a nossa terra. Quando o filho ama o seu lar e a sua família, ainda que venham as derrotas, as dificuldades e as tribulações, ele não os abandona e não os deixa nas mãos de pessoas que não estão preparadas para cuidar deles e vai embora. Isto é uma demonstração de falta de amor. Este amor, que há poucos dias era declarado nas Estações de Rádio, Redes Sociais e Palanques hoje não existem mais.
                O assunto que vamos tratar hoje, em COISAS QUE NÃO ENTENDO, trata-se da SMEC, Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São Francisco de Itabapoana, a prima rica, que nunca precisou pedir suplementação de verbas, pelo contrário, sempre socorreu às outras Secretarias e em menos de seis meses, ficou pobre. Tão pobre que recorreu ao Poder Executivo pedindo socorro. Quando a SMEC teve comandada por Secretárias de Educação, competentes, eficientes e austeras, que não assumiam a Secretaria como TAPA-BURACO e sim como profissionais, o ensino de São Francisco de Itabapoana foi reconhecido até pelo Ministério da Educação, em Brasília. Até aí, a SMEC, era conhecida como a prima rica, pois as Secretárias que por ali passaram olhavam para o futuro. De seis meses para cá, passaram pela SMEC, cinco Secretários, que por não estarem preparados para administrarem uma das mais importantes Secretarias do município, a transformaram na prima pobre. O nosso medo é de que a SMEC, de pobre passe a ser paupérrima.
                Hoje, (está à frente da SMEC, o ex- subsecretário de administração do governo Beto Azevedo), José Renato Cunha da Silva, uma pessoa inteligente, mas sem experiência, sem conhecimento de causa e sem capacidade para dirigir uma Secretaria da importância que é a de Educação. Não temos nada contra o Secretário de Educação, mas não vamos deixar de emitir a nossa opinião. Como estamos a pouco mais de 45 dias para o término do atual governo, nas outras Secretarias, as coisas não estão diferentes do que vem acontecendo na SMEC. Sabemos que a Câmara de Vereadores, aprovou uma mensagem do Poder Executivo, onde solicitava a verba no valor de R$ 2.016,000, 00 para a Secretaria de Educação. Achamos que isto não chegou ao conhecimento do Secretário de Educação, pois em uma visita à Escola do Sossego, atendendo ao chamado das mães, devido às muitas brigas que estavam acontecendo entre os alunos, Renato Cunha, demonstrando falta de habilidade para solucionar o problema, prometeu vários notebooks aos alunos que tiverem melhores notas. Talvez ele tenha se esquecido de que a prima rica, hoje está pobre.
                Enquanto algumas pessoas de São Francisco de Itabapoana tiverem a vaidade da sede do poder e não tiverem a humildade de reconhecerem que não são capazes de estarem à frente de alguma Secretaria e passarem a não aceitar convites para taparem buracos, o nosso município não estará vivendo momentos preocupantes como o de agora.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sr Jorge discordo do sr , qdo diz que foram os secretários de educação sem preparo nenhum que deixaram a smec pobre, O q aconteceu de fato foi a ganância do atual prefeito em querer se reeleger e tb eleger e reeleger alguns vereadores, que fizeram da smec "palco" de empregos em troca de voto, oq causou um aumento excessivo na folha de pagamento, e os secretários que ali passaram e passam nada mais são do que meros papagaios , tendo que repetir tudo que meu mestre mandar fazer, e a ganância pelo poder é tanta que esses secretários aceitaram essa situação , sabendo que seriam apenas um "pau mandado", E com certeza alguns sim não tinham preparo nenhum, mas não form responsável com o empobrecimento da smec, Vale tb informar o sr que a previsão do fundeb era de 19 milhões, oq não aconteceu, é claro que a receita caiu pq nossos governantes contribuíram pra isso, São FRancisco vive hj um clima de total abandono, as pessoas tem medo de comprar , e não receber os seus salários, e com isso quem sofre é o comércio, Tenha um bom dia!!!!