quarta-feira, 14 de novembro de 2012

DIABETES: DOENÇA É RESPONSÁVEL POR 72% DOS ÓBITOS NO BRASIL


Divulgação
Saiba um pouco mais sobre as principais consequências da doença
Saiba um pouco mais sobre as principais consequências da doença
mais menos
Nesta quarta-feira (14/11) é comemorado o Dia Mundial do Diabetes. A data foi definida pela Federação Internacional do Diabetes (IDF), entidade vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS), e introduzida no calendário em 1991, como resposta ao crescimento da doença em todo o mundo.
A doença é responsável por quase 12 mil óbitos, ou seja 72%, no Brasil e, a cada ano, este número aumenta consideravelmente, superando mortes causadas pela AIDS e mortes no trânsito.

As mulheres são as principais vítimas e responderam, em 2010, por 30,8 mil mortes contra 24 mil entre os homens. Em 2000, 20 mil mulheres morreram por causa do diabetes, ante 14 mil homens.

A faixa etária com o maior número de mortes, em 2010, é acima dos 80 anos, totalizando 15,7 mil. O número mais que dobrou quando comparado ao ano 2000, quando 6,7 mil mortes foram notificadas na mesma faixa etária.

Para lembrar a data o tema da campanha deste ano será “Proteger o Nosso Futuro”, onde será realizada a SextAzul, incentivando às pessoas a usarem roupas ou acessórios azuis, para lembrar a importância do controle da doença. A campanha também será ampliada nas redes sociais.

A diabetes é provocada por excesso de peso, alimentação inadequada, tabagismo, entre outros. O estudo mostra que o diagnóstico é mais comum em pessoas que estudam menos: 3,7% dos brasileiros com mais de 12 anos de estudos declaram ser diabéticos, enquanto 7,5% dos que têm até oito anos de escolaridade dizem ter a doença.

Um dos meios de prevenir o diabetes é fazer exercícios físicos e manter o peso e a prática de uma alimentação saudável. Com apenas essas medidas o risco de se tornar diabético é reduzido em 50%.

OS PROBLEMAS CAUSADOS PELA DIABETESAs dificuldades causadas pela doença são muitas, entre elas o problema renal, a cegueira, o tratamento por hemodiálise e amputamento de membros inferiores. Segundo a Endocrinologista, Ana Paula Galvão, o acompanhamento médico é fundamental para os diabéticos.
“Os portadores da diabetes devem fazer um controle regular com especialista para que evitem que essas complicações surjam. Esses problemas só acometem aos pacientes que não fazem um acompanhamento médico”, explica a médica.

A diabetes é uma doença silenciosa e muitas vezes traiçoeira, provocando todas as complicações, portanto a médica explica que a mudança de hábito é imprescindível.

“Por ser uma doença silenciosa, muitas vezes o paciente não percebe que tem a doença, então vários problemas começam a aparecer. Cuidados como uma alimentação saudável, pratica de exercícios físicos de 150 minutos por semana, já é uma ajuda bastante significativa”, explica.

Ainda de acordo com a médica, todos esses cuidados pode reverter as complicações da doença em 58%.
 
Fonte Ururau

Um comentário:

Anônimo disse...

Aos gerenciadores do site informo que as DCNT que são responsáveis por 72% dos óbitos no Brasil e não o Diabetes. O diabetes representa apenas uma parcela destes 72% e não sua totalidade com e relatado pelos autores da publicação.