quinta-feira, 22 de novembro de 2012

UNIÃO CONTRA O "GOLPE DOS ROYALTIES"




22/nov/2012
 
Enlarge
Deputado Garotinho ressalta que a hora é de união pelo Estado do Rio de Janeiro







Paulo Renato
Intransigente na luta contra o “golpe dos royalties” que deputados e senadores de estados não produtores de petróleo tentam aplicar nos produtores (Rio de Janeiro e Espírito Santo), o deputado federal Anthony Garotinho (PR), adversário mais forte e crítico ferrenho do governador Sérgio Cabral (PMDB) separa as diferenças e participa hoje, no Palácio Guanabara, às 16h, de reunião de mobilização para o movimento “Veta Dilma!”, que acontece na próxima segunda-feira, no Rio de Janeiro.
O convite foi feito ontem, pelo governador, para tratar da “caminhada em prol dos direitos do Estado do Rio”, com saída prevista para às 14h, da Cinelândia à Candelária, e faz coro com convocação que a prefeita Rosinha Garotinho (PR) está fazendo em Campos, na mobilização da população para o ato público. Literalmente, o movimento “une” Garotinho e Cabral. Mas, em seu blog, o deputado alfineta: “enquanto o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), reunia os parlamentares capixabas antes da votação dos royalties, Cabral estava na farra em Paris”.
Garotinho confirma sua participação na reunião de hoje, convocada pelo governador. “Finalmente, aos 45 minutos do 2º tempo, Cabral convida a bancada do Rio de Janeiro para uma reunião dos royalties. Na verdade ele quer passar por líder da passeata de segunda-feira em defesa dos royalties. Mas esta hora é de união pelo Rio de Janeiro. Não sou irresponsável ou inconseqüente, minhas diferenças políticas com Cabral terão o momento certo de serem resolvidas. Lá estarei na reunião marcada para amanhã (hoje) no Palácio Guanabara”.
Caso a presidente da República, Dilma Rousseff (PT), sancione a lei aprovada na Câmara dos Deputados, Campos terá em 2013 um prejuízo de quase R$ 600 milhões em seu orçamento. De acordo com a proposta do senador Vital do Rego (PMDB-PB), boa parte da compensação financeira paga aos estados do Rio e Espírito Santo, que hoje produzem praticamente todo o petróleo do Brasil, seria redistribuída a outros estados não produtores.

OMPETRO CONVOCA REUNIÃO
Por sua vez, a Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro) convocou para o dia 27, em Macaé, reunião entre todos os atuais prefeitos e os que foram eleitos nos municípios produtores para discutir as novas estratégias em busca da manutenção dos royalties.
“Os municípios produtores do Estado do Rio não abrem mão do pós-sal e do pré-sal licitados. Já o pré-sal não licitado, que são as descobertas futuras, aceitamos rediscutir”, ressaltou o prefeito de Macaé, Riverton Mussi (PMDB), presidente da entidade.
Movimento – Desde o inicio da semana, cartazes e faixas do movimento “Contra a injustiça, em defesa do Rio” estão sendo espalhadas por pontos estratégicos do Rio. Os cartazes pedem o veto de Dilma ao projeto de lei de autoria de Vital do Rêgo, aprovado no início do mês.
Fonte - O DIÁRIO

Nenhum comentário: