quinta-feira, 1 de novembro de 2012

PRIMAVERA E VARICELA


Reprodução
Catapora é transmitida pelo vírus varicela-zoster
Catapora é transmitida pelo vírus varicela-zoster
mais menos
Todos os anos é a mesma coisa , chega a primavera e com ela aumentam casos de alergias e casos de varicela .

A varicela também conhecida como catapora é uma doença infecciosa aguda que normalmente afeta as crianças.

De acordo com a médica pediatra Andrea Passos " a catapora é transmitida pelo vírus varicela-zoster , uma espécie de primo do vírus do herpes-zoster", diz.

A médica explica que os primeiros sintomas da doença são geralmente queda do estado geral , a criança fica "caidinha", com febre e manchas avermelhadas pelo corpo .

"Em média após cinco dias as manchas vermelhas se transformam em pequenas bolhas que coçam muito e depois acabam estourando e á partir deste momento a catapora deixa de ser contagiosa", fala Andrea.

O tratamento é a base de medicação anti alérgica para amenizar a coceira , pode ser usado talco mentolado e os tradicionais banhos de permaganato de potássio que ajudam a refrescar e a secar as bolhas.

Os banhos devem ser de temperatura amena , a criança deve estar usando roupas frescas e sempre limpas e as unhas devem ser cortadas para evitar que ocorra infecção ao coçar.

Mas a médica alerta " os pais devem levar sempre a criança ao pediatra para que seja por ele medicada e acompanhada, jamais usamos por exemplo AAS ( ácido acetil salicílico) em casos de catapora pois pode desencadear uma doença grave chamada Síndrome de Reye e nunca automedicar a criança".

Em geral a varicela é considerada uma doença benigna que ocorre em maior proporção na primavera devido a proliferação maior de vírus e bactérias.

A transmissão da doença se dá através de secreções das vias respiratórias ( espirro e tosse) e contato direto com as lesões .

Por ser uma doença auto imune normalmente que já teve a catapora não a terá outra vez .

A evolução normalmente é boa , em poucos dias a criança ou adolescente ficam curados , porém em casos mais graves a varicela pode evoluir para infecção generalizada ,pneumonia bacteriana e até morte.
Fonte - Blog URURAU
 

Nenhum comentário: