quinta-feira, 3 de maio de 2012

ANDROPAUSA CONTINUAÇÃO - SAÚDE DO HOMEM

 

     Sinais, Sintomas e Consequencias

A andropausa, ou seja, a deficiência de testosterona, leva a sérias alterações de saúde. Os sinais e os sintomas variam e dependem da etapa de vida do indivíduo.
Deficiência de testosterona ainda no útero
A produção insuficiente de testosterona no período fetal dá lugar ao crescimento inadequado dos órgãos sexuais (como micropênis ou pênis ausente) e, em alguns casos, ocorre o desenvolvimento do fenótipo feminino, embora o feto seja geneticamente masculino (XY)
.

Como Isso me Afeta?

Os primeiros sinais de deficiência de testosterona no adulto são o declínio do desempenho físico e mental e alguns sintomas neuropsiquiátricos (depressão, ansiedade, irritabilidade e dificuldade de concentração). Em muitos casos, esses sintomas não são reconhecidos como sinais de deficiência de testosterona, e sim simplesmente atribuídos ao estresse profissional ou pessoal.
Alguns sintomas comuns de deficiência de testosterona são:
  • Diminuição do desejo sexual (libido) e da capacidade de ereção;
  • Produção reduzida de espermatozoides;
  • Redução do crescimento de barba e pelos;
  • Pele seca e enrugada;
  • Diminuição da massa muscular, o que acarreta perda de força muscular;
  • Desenvolvimento de gordura, principalmente na região abdominal.
A deficiência de testosterona não tratada causa osteoporose. O risco de fraturas aumenta. Isso se agrava pelo fato de que a deficiência hormonal também leva ao enfraquecimento dos músculos, que sustentam o esqueleto. O perigo de fraturas é particularmente maior entre os homens que apresentam outros fatores de risco de osteoporose.
A deficiência de testosterona, no longo prazo, pode estar associada ao desenvolvimento de níveis anormais de colesterol e à síndrome metabólica, o que aumenta inevitavelmente a probabilidade de manifestação de doença cardíaca, acidente vascular cerebral e ataque cardíaco.
Em resumo, a deficiência de testosterona tem grande impacto sobre a qualidade de vida dos homens, com eventual aumento de alguns riscos para a saúde global.

Nenhum comentário: