terça-feira, 1 de maio de 2012

MAIS UMA VERGONHA PARA A SAÚDE DE SFI.


                 



 

            Amigos leitores, desde a criação deste título, COISAS QUE NÃO ENTENDO, nunca levamos tanto tempo para imaginar uma matéria, conforme esta de hoje.  E complicou mais ainda após lermos no blog do Paulo Noel, as desculpas esfarrapadas do Secretário de Saúde de São Francisco de Itabapoana, senhor Fábio Moraes, a respeito do fechamento de 4 (quatro) postos de saúde, do nosso município. Vamos colocar a matéria na íntegra para não dizerem que estamos inventando coisas.

Secretaria interdita quatro postos de Saúde em SFI

A atual conjuntura da Saúde de São Francisco de Itabapoana ganhou nesta segunda-feira (30) mais um capítulo da conturbada maré. Alegando falta de condições na estrutura dos prédios, a Secretaria de Saúde interditou os postos de saúde das comunidades de Lagoa Feia, Coréia, Bom Lugar e Praia dos Sonhos. A ação deixou moradores dessas localidades revoltados. Eles ligaram para protestar na Rádio São Francisco contra a medida. Participaram do Jornal São Francisco é Notícia na manhã de hoje as ouvintes: Nevinha (Praia dos Sonhos), Michele de Souza Viana (Guaxindiba) e Patrícia Carvalho (Bom Lugar).

O secretário municipal de Saúde, Fábio Moraes, esteve pessoalmente na Rádio explicando os motivos. “Nós fizemos um estudo junto à Vigilância Sanitária e à Coordenadoria de Atenção Básica, que coordena os postos de saúde, e metade dos postos foram considerados sem condições de estrutura física para atender à população. Esses postos passarão por reformas para se adequarem ao que determina a lei. Se nós não fecharmos agora para reforma quem vai fechar é o Ministério Público”, disse o secretário.

            O motivo da revolta, não só dos moradores das comunidades, onde tiveram os seus postos de saúde fechados, mas de toda São Francisco é de ver o cinismo de um Secretário vir a um programa de rádio, dizer que os postos de saúde seriam fechados porque não ofereciam condições de estrutura física para atender à população. Uma declaração vergonhosa e vexatória, de quem não tem capacidade administrar. Acha mais fácil fechar um posto de saúde do que se esforçar e reformar. Se a Secretaria não tem verbas, peça aos empresários faça bingos e almoços comunitários. Tenho certeza que a própria comunidade ajudaria. Arranje o material, que os pedreiros da comunidade, farão mutirão. Façam qualquer coisa, menos fechar postos de saúde. Posto de saúde não se fecha, abre-se. “CONHECE-SE O BOM ADMINISTRADOR, QUANDO ESTE SABE ADMINISTRAR SEM VERBAS”. Somos pobres, humildes, vivemos numa cidade do interior, mas não somos bobos, como alguns vêm pensando. Querer que engulamos a mentira de que os postos foram fechados para reforma, é o cúmulo. Onde o senhor Secretário vai conseguir recursos para reformá-los, se não tem dinheiro para pagar os médicos, funcionários e nem para comprar uma dipirona? O que nos deixa malucos e abilolados é que esses postos de saúde já têm mais de 15 anos e sempre funcionaram. O senhor Fábio Moraes chega e em menos de vinte dias de secretário descobre que os postos não têm condições de atenderem às comunidades. Sabe por que senhor Secretário? Foram três anos e meio de governo. Vários secretários passaram pela Secretaria de Saúde, o que levou mais tempo, foi o Dr. Fabiano Córdova Guimarães. Somando todas as verbas destinadas a esta Secretaria, em 2011, ultrapassaram dos 18 milhões de Reais e nada fizeram pelos postos. Ficava mais bonito, senhor Secretário, que viesse ao rádio e dissesse que a verdade, que o senhor assumiu uma Secretaria falida e que não tinha condições de manter todos os postos abertos, pois isto implicaria no aumento das despesas com funcionários, médicos e remédios. Como o sanfranciscano é um povo educado e ordeiro, talvez compreendesse melhor a situação. O que não estamos conseguindo entender, é que há bem pouco tempo, a Câmara de Vereadores, aprovou uma verba para a saúde, no valor de 16 milhões de Reais. Será que isto bem administrado não daria para pequenas reformas nos postos de saúde, ao invés de serem fechados? Fica a pergunta no ar. Este espaço é democrático e se alguém desejar se pronunciar é só se identificar com nome e endereço. 

ALERTA: 

"O MINISTÉRIO PÚBLICO ESTÁ DE OLHO EM COISAS MAIS IMPORTANTES DO QUE SIMPLES POSTOS DE SAÚDE."     


Nenhum comentário: