terça-feira, 29 de maio de 2012

COMO PREVENIR A DIABETES



Como prevenir a diabetes






No Brasil mais de 12% da população sofre com a Diabetes que ocorre devido ao aumento significativo e anormal da taxa de glicose na corrente sanguínea, o açúcar é uma fonte de energia e é necessário para a sobrevivência, mas quando em excesso no sangue causa vários problemas de saúde, entre eles problemas de visão, coração, insuficiência renal, derrame cerebral e dificuldade na cicatrização de lesões, muitas vezes a Diabete é hereditária, podendo surgir durante a gravidez ou desenvolvendo-se ao longo da vida, a Diabetes pode ser do tipo mellitus um e dois e não há cura, porém pode ser tratada e os índices podem diminuir no caso da diabetes gestacional sendo controlada depois da gravidez, veja alguns sintomas iniciais e métodos que podem te ajudar a controlar os níveis de açúcar e ainda te prevenir da diabetes.
Aumento da fome, sede excessiva, vontade constante de urinar, visão embaçada, ganho ou perda de peso, lenta cicatrização dos ferimentos, cansaço, infecções na pele, também no couro cabeludo e até na gengiva, ardor e formigamento nos pés e mãos, estão entre os principias sintomas da diabete.
A diabetes tipo 1 atinge geralmente adultos até 30 anos, inclusive crianças e jovens, já a tipo 2 é mais grave e mais comum em adultos acima dos 30 anos, atingindo mais de 90% dos brasileiros, a diabete gestacional causada por hormônios da gestação, geralmente atinge mulheres obesas, sedentárias ou que estão acima do peso.
Para evitar ou manter a diabete controlada é preciso incluir na alimentação muitos alimentos ricos em fibras como legumes, frutas com casca e bagaço, verduras, mas tudo com moderação, as frutas possuem alto teor de frutose e podem alterar os níveis no seu organismo, mas não deixe de consumi-las, prefira sempre os alimentos diet, mas não se engane ou troque pelo light, pois o diet possui adoçante o que é indicado para diabéticos já o light possui açúcar, mesmo em menor quantidade mas possui, não sendo indicado seu uso a diabéticos, cuidado principalmente com os refrigerantes. Evite alimentos embutidos e industrializados como linguiça, caldo de carne em tablete, maionese, sopas prontas, molhos, queijo parmesão e frituras, estes alimentos podem causar um aumento da pressão arterial elevando os índices de glicose também.
Não deixe de praticar atividades físicas, pois são extremamente importantes tanto para controle como para evitar a diabetes, exercitar-se de forma moderada faz com que o corpo mantenha os índices de glicose equilibrados no organismo, ajudando a diminuir tensões, melhorando a circulação sanguínea e todo o corpo. Não apenas para quem sofre com a diabetes, mas obesos e hipertensos a atividade física também é muito indicada já que estes problemas são os principais causadores da diabetes.
Cuide de sua saúde para poder viver com mais qualidade e longevidade, a diabete acarreta vários outros problemas, o tratamento é muito importante e eficaz para diminuir ou mantê-la sob controle e para isso é necessário acompanhamento médico. Caso esteja sentido alguns dos sintomas citados, procure um médico e faça exames para assim obter um diagnóstico iniciando tratamento o quanto antes.

Nenhum comentário: