quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

DICAS DE SAÚDE - CONHEÇA UM POUCO MAIS O MIOMA

Fonte : UrurauSaúde
15 de fevereiro de 2012 · 16:53

Conheça um pouco mais do mioma, doença que atinge muitas mulheres

Reprodução
Por ser uma doença benigna, nem sempre a cirurgia será necessária
Por ser uma doença benigna, nem sempre a cirurgia será necessária
mais menos


Os miomas são tumores benignos que se originam na parede do útero. Não são um tipo de câncer e nem se transformam em câncer. Na realidade, é a doença mais comum entre as mulheres: a cada 100, 25 terão um mioma que necessitará de tratamento. E, por ser uma doença benigna, nem sempre a cirurgia será necessária.

Por este motivo, ter o diagnostico de mioma não significa que você terá que tirar o útero. Quem afirma é o ginecologista Antônio Jorge Salomão, da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo.

“O mioma pode ser até sem sintoma, aquele que chamamos de assintomático. Entretanto, aqueles que trazem sangramento importante, anemia, dor no período menstrual, aumento do mioma levando o abdômen a crescer, inclusive parecendo uma gravidez, estes devem ser tratados”, explica Salomão.

Nestes casos, o tratamento é a retirada do mioma. “Ou se retira todo o útero ou exclusivamente o mioma, principalmente se a mulher nunca teve filhos. Por ser uma doença benigna, ela deve conversar com o seu médico para escolher o melhor tratamento”, diz.

Como os miomas aparecem mais frequentemente após os 35 anos de idade, para evitar o risco de não engravidar, a dica é levar a gestação mais precocemente.

Outra opção é o uso de anticoncepcionais contínuos. “O uso diminui o sangramento e mantém o volume do útero”, acrescenta o ginecologista Jarbas Magalhães, também da SOGESP.

Nenhum comentário: