segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

MITOS E VERDADES SOBRE BEBIDAS ALCOÓLICAS



Alguns mitos e verdades sobre as bebidas alcoólicas


Se você é maior de 18 anos e ingere bebidas alcoólicas, provavelmente, uma vez ou outra, já deve ter tido dúvidas sobre o consumo. Como, por exemplo, os efeitos no organismo, os possíveis riscos da ingestão concomitante com outras substâncias ou até mesmo de que maneira aliviar os sintomas da ressaca. Para esclarecer de vez essas e outras questões, o Sem Excesso revela algumas ‘pegadinhas’. Confira!

Ressaca

1) É verdade que um copo de cerveja cura a ressaca?
Do ponto de vista médico é um erro. De fato, pode aliviar o mal-estar momentaneamente, por dois motivos: os sintomas da ressaca são semelhantes aos da abstinência alcoólica e a cerveja contém magnésio, mineral que se desperdiça com a ingestão de álcool. Mas trata-se de um ciclo vicioso: ao beber, perde-se mais líquido, o que leva a nova perda de minerais.

2) Tomar comprimidos efervescentes evita realmente a ressaca?
Geralmente, a fórmula desses comprimidos inclui antiácido, antiinflamatório e analgésico, o que pode aliviar principalmente a dor de cabeça. Mas os efeitos da ingestão de álcool e os sintomas cognitivos, como sonolência e perda de reflexos, não passam com o remédio

3) O café corta os sintomas do consumo excessivo?
A cafeína é um estimulante do sistema nervoso central e, por isso, acaba revertendo um dos efeitos da bebida alcoólica: a sonolência. Isso não quer dizer que, entretanto, que a pessoa esteja liberada para dirigir depois de ingerir bebidas alcoólicas só porque tomou café. Até recuperar os reflexos e eliminar todo o álcool do corpo, são necessárias de 8 a 24 horas.

4) Se eu tomar uma ducha fria vai me deixar sóbrio novamente
Somente o tempo elimina o álcool do organismo.

Bebidas alcoólicas e tolerância
 
5) Induzir o vômito reduz o teor alcoólico a ponto de a pessoa voltar a seu estado normal
Não é verdade. Quando alguém percebe que bebeu em excesso isso é sinal de que a metabolização no organismo começou e que a bebida alcoólica já caiu na corrente sangüínea.

6) Vou beber esse tipo de bebida porque é mais fraca
Mito. Não existem bebidas fracas ou forteS. O que determina o estado de alcoolemia é a quantidade ingerida. O certo é que, quem bebe, diminui os reflexos e não pode, de maneira alguma, dirigir.

7) Bebida alcoólica é estimulante
Mito. Na verdade, a sensação estimulante provocada nada mais é do que a diminuição da inibição.

Efeitos das bebidas alcoólicas

8 ) Os efeitos da bebida alcoólica no corpo da mulher são iguais aos do homem
Mito. De maneira geral a ingestão da mesma quantidade afeta a mulher mais rapidamente do que o homem (mesmo levando-se em conta as diferenças no peso corporal). Isto ocorre porque a mulher apresenta menos água em seu corpo do que o homem e a bebida alcoólica, quando misturada à água do corpo, torna-se mais concentrada na mulher.

9) Os efeitos da bebida alcoólica no corpo do idoso são iguais aos que ocorrem no corpo de um jovem
Mito. A idade tem a capacidade de alterar as conseqüências da bebida alcoólica. Mudanças no organismo dos idosos fazem com que a ingestão provoque efeitos mais acentuados comparativamente aos jovens de mesmo sexo e peso. O consumo pode agravar condições clínicas comuns entre os idosos, como hipertensão e úlcera. Também com a idade, há uma tendência de aumento na ingestão de medicamentos, sendo que a mistura de remédios com álcool pode trazer conseqüências danosas.

10) Grávidas não podem consumir bebida alcoólica
Verdade. É uma substância com passagem livre pela placenta, o que significa que vai diretamente para o fígado do bebê que está em formação e, por sua vez, metaboliza duas vezes mais lentantemente que o fígado da mãe. Consequentemente, a bebida alcoólica permanece por mais tempo no organismo do bebê do que no da gestante. Aborto espontâneo e trabalho de parto prematuro são algumas das complicações estimuladas pela bebida alcoólica na gravidez.

11) O alcoolismo é uma doença?
Verdade. O desejo que um alcoólatra sente no consumo de bebida é tão forte quanto a necessidade do consumo de comida ou água. Um alcoólatra vai continuar a beber apesar de problemas graves de saúde.

12) Deve-se parar de ingerir bebidas alcoólicas quando se está tomando remédios
Verdade. O uso concomitante com medicamentos deve ser evitado, já que uma única dose de pode inibir a metabolização de um determinado medicamento prolongando seus efeitos no organismo. Outro malefício é o efeito contrário: a ingestão de bebida alcoólica pode diminuir os efeitos do medicamento.

Lei Seca

13) Fazer bochecho com anti-séptico bucal que contenha álcool dá um resultado positivo no bafômetro.
Verdade. O bafômetro é um aparelho sensível. Caso aconteça isso, o motorista pode pedir para repetir o teste após um intervalo de cerca de 20 minutos, quando então, o resultado não acusará mais a presença de álcool.

14) Comer um chocolate com licor pode provocar um resultado positivo no teste do bafômetro.
Verdade. Dois bombons com recheio de licor, por exemplo, são suficientes para o resultado positivo.

15) Beber refrigerante com gelo antes do teste do bafômetro engana o equipamento
Mito. Diferentemente de algumas correntes de e-mail que difundem a receita, o gelo não libera hidrogênio, o que seria capaz de confundir o bafômetro.

Fontes: Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, DETRAN, CISA – Centro de Informação sobre Saúde e Álcool, NIAAA – National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism, portal Gestante.net, Associação Brasileira de Estudo do Álcool e Outras Drogas, revista Veja.

Nenhum comentário: