sexta-feira, 2 de março de 2012

DICAS DE SAÚDE - CONTINUAÇÃO - HOJE FALAREMOS DA SINUSITE



Sinusite - Diagnóstico, tratamento e prevenção
Diagnóstico da sinusite
Um vez que o nariz pode ficar entupido com o resfriado comum, a pessoa pode confundir uma simples congestão nasal com sinusite. Porém o resfriado geralmente dura de 7 a 14 dias e desaparece sem tratamento. Já a sinusite aguda dura mais e geralmente causa mais sintomas do que um simples resfriado. O médico geralmente diagnostica a sinusite aguda ao escutar os sintomas do paciente e fazer exame físico, o qual inclui examinação dos tecidos nasais. Se os sintomas forem vagos ou persistentes, o médico pode pedir uma tomografia computadorizada para confirmar a sinusite.



Já com relação à sinusite crônica, o testes laboratoriais para diagnóstico podem incluir:
* Testes de sangue para verificar outras condições associadas com a sinusite, como deficiência imunológica ou fibrose cística.
* Culturas para detectar infecção bacteriana ou por fungos.
* Biopsia para determinar a saúde das células do revestimento da cavidade nasal.
Tratamento da sinusite

Depois de diagnosticada a sinusite e identificada sua causa provável, o médico pode sugerir tratamentos que reduzirão a inflamação e aliviarão os sintomas.



Tratamento da sinusite aguda
O médico pode recomendar o seguinte para a pessoa com sinusite aguda:
* Descongestionantes para reduzir a congestão nasal.
* Antibióticos para controlar a infecção bacteriana, caso esteja presente.
* Analgésico para reduzir qualquer dor.

Porém, deve-se usar descongestionantes somente por alguns dias. Se usá-los por períodos mais longos pode-se ocasionar ainda mais congestão e inchaço das vias nasais. Caso a sinusite tenha sido causada por bactéria, antibióticos utilizados com descongestionante geralmente ajudarão. O médico pode prescrever um antibiótico que ataque o tipo de bactéria mais comumente associado à sinusite. Muitos casos de sinusite acabam sem o uso de antibióticos. Se a pessoa tem uma doença alérgica com sinusite, pode precisar de medicamentos para aliviar os sintomas da alergia. Caso o paciente já tenha asma e então fica com sinusite pode experimentar a piora da asma e deve entrar em contato com seu médico. Adicionalmente, o médico pode prescrever outro tratamento para reduzir a congestão, inchaço e inflamação.
Tratamento da sinusite crônica
Os médicos geralmente acham difícil tratar a sinusite crônica com sucesso, percebendo que os sintomas persistem mesmo depois do uso de antibióticos por um longo período. Alguns médicos usam sprays nasais contendo esteróides. Outros tratam a sinusite crônica como se fosse uma infecção, através de antibióticos e descongestionantes. Há ainda os que fazem o tratamento com uma combinação de antibióticos e sprays nasais contendo esteróides. É preciso ainda mais pesquisas para determinar qual é o melhor tratamento.
Os sprays nasais contendo esteróides são prescritos para reduzir a inflamação na sinusite crônica. Por ainda não se ter certeza da segurança do seu uso a longo prazo, é preciso que o médico pese os riscos e benefícios.

Em casos graves de sinusite crônica o médico pode receitar esteróides orais, como prednisona. Uma vez que os esteróides orais são medicamentos fortes e podem ocasionar efeitos colaterais significativos, deve-se usá-los somente em casos nos quais outros remédios não funcionaram.

Embora remédios caseiro não possam curar a sinusite, eles podem proporcionar algum conforto:
* Inalar vapor de um vaporizador pode abrandar a inflamação.
* Spray nasal salino pode proporcionar alívio.
* Calor gentilmente aplicado sobre a área inflamada pode oferecer conforto.

Quando o tratamento médico falha, cirurgia pode ser a única alternativa para a sinusite crônica. Estudos sugerem que a maioria das pessoas que passaram pela cirurgia tem menos sintomas e melhor qualidade de vida.



Prevenção da sinusite
Embora você não possa prevenir por completo a sinusite, da mesma forma como não pode evitar resfriados e infecções bacterianas, dá para fazer algumas coisas para diminuir a sua freqüência e gravidade, e possivelmente evitar que a sinusite aguda torne-se crônica. Pessoas com susceptibilidade para sinusite, especialmente as que têm alergias, devem evitar ar poluído e não fumar cigarro. Caso suspeite que a sinusite está relacionada à poeira, mofo, pólen ou outros alérgenos, deve consultar o médico para identificar qual alérgeno causa a alergia a fim de tomar as medidas necessárias para reduzi-la.

Atividade que podem ocasionar sinusite incluem
:
* Beber álcool.
* Nadar em piscinas tratadas com cloro.
* Mergulhar.

Nenhum comentário: