sexta-feira, 16 de março de 2012

VEJA DICAS DE SAÚDE QUE MELHORAM A QUALIDADE DE VIDA DAS MULHERES


A PARTIR DE HOJE, O BLOG VAI APRESENTAR 10 DICAS DE SAÚDE PARA A MULHER,
                      
Nº 1 - Exames preventivos de câncer de mama e de colo de útero.                        

 
 
ThinkstockThinkstock
Foto 1 de 10Exames preventivos de câncer de mama e de colo de útero: O câncer de mama é o que mais mata as mulheres brasileiras: foram mais de 12 mil mortes em 2009. Para 2012, estima-se o surgimento de mais de 52 mil novos casos da doença.

Apesar de não ser possível preveni-lo – a não ser adotando um estilo de vida saudável – ele pode ser detectado através da mamografia. Para mulheres mais jovens, a melhor forma de prevenção é o exame de toque. Se a mulher apresentar histórico de câncer de mama na família, como mãe ou irmã que já sofreram da doença, atenção deve ser ainda maior.

Em relação ao câncer de colo de útero, a estimativa é de 17 mil novos casos somente para 2012. No entanto que, esse tipo da doença é ainda mais fácil de ser evitada com a realização do exame preventivo chamado Papanicolau. Ele deve ser feito aos 25 anos e repetido no ano seguinte. Caso os dois exames apresentem resultado satisfatório, a mulher pode passar a realizá-lo uma vez a cada três anos.

Se o útero apresentar algum tipo de lesão, ela pode ser removida facilmente antes de se tornar um câncer. Adotar um estilo de vida saudável, com boa alimentação e sem sedentarismo, longe do cigarro e das bebidas alcoólicas é muito mais do que um ato de prevenção, é uma opção de vida que se faz para tentar escapar do câncer e de outras doenças. As dicas são de Inez Gadelha, assessora do Departamento de Atenção Especializada do Ministério da Saúde.

Nenhum comentário: