sábado, 10 de março de 2012

- ESCOLA MUNICIPAL MORANGUINHO - SANTA CLARA EM PÉSSIMO ESTADO





 “DESTRUIR? EU POSSO.  CONSTRUIR E CONSERVAR? EU  NÃO POSSO."

           
                      
                    Mais uma injustiça que o Poder Público de São Francisco de Itabapoana, comete. Agora, contra a Associação de Moradores da praia de Santa Clara, que oferece sem ônus algum, espaços para que funcione um posto de saúde, salas para consultas, para curativo e um  consultório médico dentário, tudo montado pela AMPRASC, uma sala para os Correios e para a Escola Municipal Moranguinho, desde 1987. É a respeito da Escola que vamos falar. Devido a Sede do município não ter uma Escola Municipal, os alunos da cidade, são acolhidos aqui. Com isso, o espaço ficou pequeno. Hoje estudam na escola mais ou menos 326 alunos, divididos em dois turnos. A quantidade de alunos cresceu tanto, que no início do governo de Beto Azevedo, apesar  de não constar no Contrato de Comodato, emprestamos a Sede da Associação, por dois anos (e também ficou em mau estado de conservação),  para ser dividida em duas salas. Vendo o desleixo, a falta de manutenção  que a Secretaria de Educação deixou aquele estabelecimento estudantil, a diretoria da amprasc, convidou a Secretária, senhora Yara, para uma reunião no mês de abril de 2011. Nesta reunião, só se falou na reforma da Escola, supracitada.  
Usando da palavra, a própria secretária disse conhecer todos os problemas da mesma, pois ali lecionou em 1995. Disse  que precisa de trocar os janelões, para melhor ventilação das salas e colocar piso frio, pois o de cimento está desgastado e fazendo muita poeira. Disse também da construção de uma fossa, pois as existentes, não estão dando vasão. Mesmo que o caminhão de limpa-fossas as esgote, estão exalando um  mau cheiro insuportável. Solicitou então, que fizessemos um levantamento e enviássemos para ela. No dia 03/05/11, protocolei na prefeitura, vários documentos incluindo alterações no Contrato de Comodato e apresentando os pontos críticos para as reformas. Inclusive neste documento tem uma observação alertando que, se no dia 28/02/12, as reformas não estivessem concluídas, a Escola não abriria. No final do ano, procurei a secretária, e de fato tivemos uma conversa, quando ela me pediu que alterasse o Contrato para cinco anos, Respondi que levaria o caso à diretoria e daria uma resposta. A diretoria, não aceitou a alteração do Contrato, achando melhor terminar este ano e depois sim, poderíamos conversar.  Houve uma nova reunião da diretoria para decidir se fecharia a escola ou se daria mais um voto de crédito à prefeitura? A maioria decidiu pelo não fechamento. Arrependimento total. Pelo que a Secretária de Educação está falando em termos de gastos, para reformar a escola, C$ 200.000,00 (Duzentos Mil Reais), eu acho que ela quer construir outra escola. Coloque a metade desta importância nas mãos da diretoria da Amprasc, construiremos dois banheiros, colocamos piso frio, trocamos os janelões, fazemos fossas, pintamos toda escola e ainda vai sobrar dinheiro. A Amprasc, não está cobrando nada da pessoa do prefeito Beto Azevedo e nem tão pouco da secretária de Educação senhora Yara, está cobrando sim, do Poder Público. Hoje, 09/03/12, no jornal da Rádio São Francisco, a Secretária falou pejorativamente que ia dar um bute na escola. Se for fazer isto senhora secretária, não vamos aceitar, deixa que o Ministério Público vai definir o que será feito. As fotos, são da parte de fora, mostra como deve estar por dentro. Fomos impedidos de fotografar a parte interna.
                         
                             NOTAS:
1) Existe uma Cláusula no Contrato que diz: Toda obra a ser executada, pela prefeitura, a Amprasc, terá que ser avisada.

2) Toda documentação foi protocolada na prefeitura,  em 03/05/12.

3) O que não aconteceu em 28/02/12, pode acontecer em 30/07/12. 

 


"Estas fossas estão exalando um mau cheiro insuportável. Pelo fato de estarem localizadas perto  da cozinha o mau cheiro vai lá dentro.

As manchas escuras, que aparecem na parede, são as infiltrações nos banheiros e na cozinha.

Se alguém estiver duvidando, faça uma visita à Escola e verão, o que as crianças estão passando.

Nenhum comentário: