segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

COISAS QUE EU NÃO ENTENDO 02

                          



POLÍTICOS DEMITIDOS OU QUE RENUNCIARAM


Conforme a primeira matéria (COISAS QUE EU NÃO ENTENDO -01), postada neste Blog, confesso aos senhores, que continuo a cada dia, procurando desmentir à minha própria mente, como quem diz: não estou acreditando no que vejo.
Por exemplo,  Governadores, Ministros, Prefeitos, Vereadores, Secretários etc., que roubam descaradamente, enriquecendo, ilicitamente, do dia para a noite, comprando mansões, iates, fazendas, grandes empresas,  lavagem de dinheiro, no exterior  e colocando laranjas, para desvios.
Como debaixo dos céus, nada fica encoberto, não seriam estes atos que ficariam.
Mas o motivo que me deixa perturbado, é que se um indivíduo comum for pego roubando uma galinha ou um pacote de biscoito, para matar a fome do seu filho, este, com certeza será preso e até provar que urubu não é pássaro de gaiola, ele será  julgado como bandido, sendo obrigado a responder um processo.
E o que acontece com os políticos cassados, por improbidade administrativa? Simplesmente perdem os seus mandatos.
Uns vergonhosamente, têm a cara-de-pau de jurar que não fizeram nada, que sempre trabalharam honestamente e usaram de transparência.
Teve um, que eu  não sei como classificá-lo, que no desespero, com medo de perder a boquinha, fez até uma declaração de amor à presidente Dilma.
Outro quase interrompeu uma Conferência do seu partido, no Rio de Janeiro. Se não fosse a habilidade, dos principais componentes do partido, a Conferência não teria acontecido.
Outros além de não devolverem nada do que adquiriram, ilicitamente, voltam às sua cadeiras no Senado, nas Câmaras dos deputados Estaduais ou Federais. Foi o que aconteceu com  Alfredo Nascimento (PR), ex. ministro dos Transportes e Pedro Novais, (PMDB), que comandou o Ministério do Turismo, até setembro de 2011.
Dos seis Ministros demitidos, após suspeitas de envolvimentos em irregularidades, só Carlos Lupe (PDT), último a perder o cargo em dezembro, não é alvo de inquérito.
O caso mais avançado  é o de Orlando Silva,( PCdoB), que deixou o Ministério do Esporte, em outubro de 2011,.
O S.T.J., (Superior Tribunal de Justiça), autorizou a quebra do sigilo bancário e fiscal de Orlando Silva e do governador do Distrito Federal, Angelo Agnelo Queiroz (PT), que o antecedeu no cargo.
Quando escrevia esta matéria, fiquei tão envolvido que cheguei a pensar que estas coisas só acontecem lá em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, grandes centros.
Levantei, tomei um cafezinho, refresquei a idéia, pois já estava quente de tanta revolta, de ver tanta gente se enriquecendo ilicitamente, com o dinheiro, que seria empregado nos esportes, na saúde e no turismo.
Fiquei mais revoltado ainda, quando algo me disse que no interior também aconteceram e continuam acontecendo a corrupção com o dinheiro público.
Lembrei-me do que aconteceu aqui, bem pertinho de nós, em Campos dos Goitacazes e agora, em Teresópolis etc.

NOTA - Se alguém souber de algum político cassado, por improbidade administrativa, avise-me, ficarei grato.

Nenhum comentário: