quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

CPI DA SAÚDE - SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA





Aconteceu, nesta terça-feira, dia 10/01/12, na sala da CPI, na Câmara dos vereadores de São Francisco de Itabapoana, mais uma reunião, da Comissão Parlamentar de Inquérito CPI, quando apura  supostas irregularidades, acontecidas na Secretaria de Saúde, deste município.
Após já terem ouvidos os depoimentos de vários funcionários  da Secretária, do Fundo Municipal de saúde e do ex. Secretário Dr. Hober Caminhas, chegou o momento dos senhores edis, ouvirem os depoimentos mais esperados dessa CPI, que foram os do Dr. Fabiano Córdova Guimarães, ex. Secretário de Saúde e do empresário Sanfranciscano Sr Fabel, proprietário da Clinica Fênix, conveniada com a prefeitura de São Francisco de Itabapoana.
Estes dois depoimentos, estavam sendo aguardados com grande ansiedade e expectativa, não só pelos senhores vereadores como também pela população, em geral.
O primeiro a ser ouvido, foi o Dr. Fabiano Córdova. Sobre ele,  recaem as supostas acusações, de ter administrado mal, a importância de mais ou menos R$17 milhões de Reais.
Quanto ao senhor Fabel, recai a acusação, de ter cobrado do Sistema Único de Saúde (SUS), a quantidade de 35 mil exames laboratoriais. Sabemos que um mês, tem 20 dias úteis.
Se dividirmos, 35.000 por 20, vão dar um total de 1.750 exames por dia. Se dividirmos 1.750 exames, por 8 horas trabalhadas daria um total de mais ou menos 220 exames por hora. Tem cabimento?
Na semana passada, uma notícia policial pegou a todos de  surpresa. Os vereadores da CPI foram a Clica Fênix, para investigá-la. Chegando lá, foram recebidos pelo seu proprietário, senhor Fabel. Que, perguntado pelas provas do 35 mil exames laboratoriais, feitos pela clínica, respondeu que não as tinha pois as mesmas foram deteriorados pelas águas das chuvas.
Explicou ele, aos vereadores, que havia guardado os documentos em uma casa onde havia goteiras e ele não sabia. O que mais deixou os vereadores surpresos, foi quando ele apresentou um Boletim de Ocorrência, BO, dando queixa do que acontece aos documentos.
O que intrigou, também os vereadores, foi o fato de ninguém ter tomado conhecimento deste BO, pois não foi passado para a imprensa. Sabe-se, que toda tarde-noite, um repórter, pega, na Delegacia as notícias policiais, para divulgá-las, no outro dia. E isto não aconteceu, o depoimento do Dr. Fabiano durou mais ou menos 5 horas.
Logo a seguir entrou o  empresário Sanfranciscano Sr Fabel, que demorou menos tempo. Os dois depoimentos, não convenceram os vereadores. 
Em entrevista dada à Rádio Difusora, no programa Comando Geral, do meio dia, o vereador e presidente da CPI, Fabinho do Estaleiro, disse que dois momentos lhe chamou a atenção nos depoimentos.
Um quando o Dr. Fabiano disse que o município comportaria a quantidade de exames, feitos pela Fênix.
O outro foi quando perguntaram ao Fabel, se ele tinha uma lancha, em Búzios? Respondeu que sim.
Aí perguntaram por quanto comprou? Respondeu que não sabia, pois havia comprado à prestação.
Vamos aguardar os novos capítulos.

Nenhum comentário: