terça-feira, 13 de março de 2012

MARCAÇÃO DE CONSULTAS MÉDICAS NO HOPITAL MUNICIPAL MANOEL CAROLA CAUSA POLÊMICA



        


              Um sério problema, que vem se arrastando por muitos anos, mas que hoje, devido à demanda, que aumentou e com a redução dos médicos no ambulatório do Hospital Municipal Manoel Carola,  situado na localidade denominada Ponto de Cacimbas, São Francisco de Itabapoana,  vem causando um transtorno muito grande para os pacientes que necessitam de atendimentos médicos.   
             Devido à grande extensão territorial do nosso município e o fraco atendimento do transporte coletivo, em algumas localidades, pois em algumas nem existe, aumenta cada vez mais as dificuldades dos pacientes que moram mais distantes conseguirem uma ficha para atendimento médico. Outro problema que há muito, venho combatendo, são as pessoas que moram naquela localidade (Ponto de Cacimbas) que  marcam fichas recebendo algo em troca. Como é do conhecimento de todos, esta prática acontece em todo o país, só que aqui está sendo demais. Devido a estas pessoas morarem na mesma localidade, elas vão para o ambulatório às 20 horas do dia anterior às marcações, dormem ali mesmo ou marcam o lugar e vão para casa. Algumas ainda marcam dois a três lugares para filhos ou parentes, que ficam em casa dormindo. Outras marcam de dois a três lugares na fila, ela marca uma ficha, volta no lugar que reservou, na fila e marca outra. Cada ficha custa de 12.00 a 15.00 Reais.
            Ano passado, as consultas eram marcadas para duas especialidades médicas, durante a madrugada. As consultas eram marcadas para todo o mês. Não era o ideal, mas era melhor do que está sendo hoje, que é semanal.
            Por exemplo: às terças-feiras, às 7 horas, da manhã,  marcam-se consultas para o ortopedista. Na segunda-feira, anterior, às 20 horas, já não tem mais fichas, pois são  18 por semana. Muitas das pessoas, que moram ali e que tem fichas encomendadas, já estão marcando lugar na fila. Assim acontece também com outras especialidades.
            Sugeri ao senhor Secretário de saúde, que trouxesse às marcações de consultas e exames, para o centro da cidade, São Francisco, ali onde funcionou a Delegacia de Polícia. Porque em São Francisco? Às pessoas que moram em Gargaú, Santa Clara, Sonhos, Sossego, Guaxindiba, Manguinhos, Barrinhas, Buena, Guarixima, Macuco, Lagoa dos Paus, Bote, Estreito, Imburi, Ponta da Bamburra, Floresta, Florestinha, Santa Rita, Morro Alegre, não sei se esqueci alguma, além de ficar mais perto só gastariam R$ 4.00 ao invés de R$ 8.00. O pessoal que vem de Barra, Travessão de Barra, Praça João Pessoa e adjacências, o valor da passagem até São Francisco é o mesmo. Também não precisa pagar outra passagem se tiver que agir alguma coisa na cidade. Assim procedendo, tenho certeza, que a coisa vai melhorar. Esta é a nossa sugestão, mas se tiver que atender, tem que ser rápido, porque o povo está sofrendo muito, sem conseguir marcar uma consulta médica. E para aquelas pessoas que marcam fichas, porque necessitam de ganhar o pão de cada dia, sugiro ao senhor Secretário de Saúde, que consiga uma vaguinha para elas. São poucas. Tem muita gente de fora tomando o lugar das pessoas daqui. Se não tem na saúde, consiga em outra Secretaria. O senhor tem jogo de cintura para isto.

2 comentários:

Anônimo disse...

de uma olhada na mosca azul dessa vez e sobre a bailarina dançante com seu esperto da corte q leva lilhoes do nosso municipio,o senhor vai gostar.

Anônimo disse...

A SAudE NO BRASIL É PRECÁRIA, TENHO PLANO DE SAUDE PAGO CARO E NA SENANA PASSADA , APESAR DE HORA MARCADA, AGUARDEIRA TRES HRS E DEZ MINUTOS PARA SER ATENDIDA NO DR. BEDA

soninha